Precisa-se de voluntários para Marte

by Diário do Vale

wp-cabeca-ciencia

 

Foi só o bilionário Ellon Musk anunciar que vai a Marte em 2024 para a agência espacial Nasa também entrar na corrida. Diversos cartazes de recrutamento foram divulgados na internet pedindo voluntários para futuras missões ao planeta vermelho. O pôster aí ao lado imita o clássico cartaz do Tio Sam convocando os americanos para a guerra. Só que a guerra agora é no espaço sideral. “A Nasa precisa de você!” é o tema dos cartazes que mostram astronautas explorando o planeta vermelho e cultivando verduras em estufas pressurizadas.

Mas antes que o leitor se entusiasme é bom lembrar que a profissão de astronauta não é para qualquer um. É preciso ter menos de 40 anos, saúde perfeita, excelente forma física e uma formação em ciências ou tecnologia. A colonização de Marte vai exigir voluntários que sejam engenheiros, médicos, químicos, geólogos, botânicos e pilotos com experiência em aviões de alto desempenho. Gente que esteja disposta a passar anos trancada dentro de uma espaçonave ou viver em um mundo onde é preciso usar um escafandro blindado só para dar uma caminhada matinal. E os riscos serão grandes. Ellon Musk, que pretende estabelecer uma base em Marte antes da Nasa, já advertiu que pessoas vão morrer nas primeiras missões. Acidentes serão inevitáveis e a conquista do espaço tem cobrado seu preço em vidas. Quatorze astronautas morreram durante o desenvolvimento do ônibus espacial da Nasa. O programa Apollo, que colocou homens na Lua no final da década de 1960, também teve acidentes fatais. A Apollo 1 pegou fogo na plataforma de lançamento e matou seus três tripulantes, incluindo o veterano astronauta Virgil Grisson.

Além da Nasa, e da Space X do Ellon Musk, a fundação holandesa Marte 1 já recrutou voluntários para explorar Marte. Que incluem até uma brasileira. Mas de todos os participantes da corrida para Marte, a Marte 1 é a que tem menos chances de sucesso. Eles não têm um foguete ou uma espaçonave e pretendem usar equipamentos desenvolvidos pela Space X. E a Space X está interessada em chegar primeiro ao planeta vermelho.

A agência espacial americana Nasa foi criada em 1959, para enfrentar o avanço da União Soviética no espaço sideral. Os soviéticos tinham colocado o primeiro satélite artificial em órbita da Terra e enviado a primeira sonda não tripulada para a Lua. Na época o programa espacial americano estava dividido entre as forças armadas. Havia o programa espacial do exército, da marinha e da força aérea. Quando os russos orbitaram o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da Terra, a Marinha americana tentou lançar um foguete Vanguard, com um pequeno satélite do tamanho de uma laranja. O foguete explodiu na plataforma de lançamento e foi um vexame internacional para os americanos. Coube a equipe do exército lançar o primeiro satélite do Tio Sam, o Explorer 1.

Mesmo com a criação da Nasa os soviéticos continuaram liderando na chamada corrida espacial. E enviaram o primeiro homem e a primeira mulher ao espaço. Em 1961 o presidente John Kennedy propôs uma expedição a Lua antes do final da década. E os americanos venceram a corrida espacial quando os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam na Lua na noite de 21 de julho de 1969. A corrida para Marte é diferente e os principais rivais da Nasa agora são empresas particulares, como a Space X e a Boeing. Pelos planos atuais a Nasa não pretende enviar astronautas para Marte antes de 2030. Primeiro a nave Orion será testada em voos ao redor da Lua e em missões de exploração dos asteroides que passam perto da Terra.

Se tudo correr bem um grupo de astronautas tentará pousar nas luas marcianas, Fobos e Deimos, antes do final da próxima década. Até lá a Space X já poderá ter uma base tripulada na superfície de Marte.

 

Recrutamento: ‘Nós precisamos de você!’

Recrutamento: ‘Nós precisamos de você!’

 

 

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996