Pulgas: É preciso conhecer para melhor combater

Por Diário do Vale

5 - wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira
O verão está aí, e com ele o surgimento de uma ameaça tão comum e tão antiga quanto o próprio homem, as pulgas.
Quem tem animal em casa deve até saber dos cuidados necessários com a higiene do pet e do ambiente, mas na hora de combater as pulgas, muitas dúvidas surgem, uma vez que eliminá-las não é nada fácil. E é justamente esse o objetivo da matéria de hoje, esclarecer essas dúvidas. Mas antes, é preciso conhecer melhor esse inimigo.

O que são pulgas e quais suas principais características?

São minúsculos insetos, que apesar de parecerem todos iguais (castanhas escuras e do tamanho da cabeça de um alfinete), já foram descritos mais de duas mil espécies de pulgas em todo o mundo. As mais comuns no ambiente urbano são as dos gatos (Ctenocephalides felis), que também podem infestar cães; as dos cachorros (Ctenocephalis canis) que também podem infestar felinos; e a Pulex irritans que tem como hospedeiro preferencial os humanos.
Elas gostam de temperaturas quentes, por isso atacam mais comumente durante o verão, porém, podem perseguir seu animalzinho em qualquer estação do ano. Gostam também de lugares úmidos e se alimentam do sangue de animais, especialmente cães, gatos, coelhos, ratos e sim, seres humanos.
Uma das principais características das pulgas é a sua enorme capacidade de salto. Elas não têm asas como muitos pensam, mas conseguem catapultar-se até cerca de 200 vezes o seu próprio tamanho, sendo o salto como sua arma de defesa para escapar.

Como vivem, de que se alimentam e como se reproduzem?

As pulgas podem viver desde algumas semanas a meses (em condições adequadas) e conseguem sobreviver até 200 dias sem se alimentar de sangue, esperando por um hospedeiro.
Uma única pulga pica o hospedeiro cerca de 10 vezes por dia e ingere até 15 vezes o seu peso em sangue. As pulgas começam a se alimentar logo após chegarem a um hospedeiro; 25% das pulgas começam a se alimentam nos primeiros cinco minutos e 97% na primeira hora. Isto significa que, em casos de infestações graves, as pulgas podem provocar anemia em animais anteriormente saudáveis e, em casos extremos, até mesmo conduzir à morte.
Esses insetos se desenvolvem por meio de metamorfose completa, que compreende ovo, larva, pupa e inseto adulto.
– Os ovos: uma fêmea pode colocar mais de dois mil ovos durante a sua vida. Esses ovos caem do pelo do seu animal e ficam instalados em frestas de soalho, carpetes, cama do animal, no jardim (se for o caso), ou outros locais menos acessíveis. Estes ovos se desenvolvem e deles nascem larvas.
– As larvas: se deslocam para locais quentes ao abrigo da luz, sendo as frestas dos soalhos os seus locais de eleição. Elas se alimentam da matéria orgânica que encontram pelo chão, principalmente no pó. Estas larvas evoluem para pupa.
– As pupas: uma espécie de casulo onde aguardam condições favoráveis para eclodir. Basta pressentirem um ligeiro aumento de temperatura, ou a respiração (dióxido de carbono) de um animal, para eclodirem em pulgas adultas.

Como se transmitem e propagam?

Pode-se adquirir pulga através do contato com animais infectados ou com ambientes onde elas estejam presentes. Animais de vizinhos, terrenos baldios, animais que tenham passado na calçada, visita de outros animais em casa; esses são uns dos vários fatores que podem favorecer o aparecimento de pulga no seu animalzinho.
As pulgas que parasitam cães e gatos não estão relacionadas com qualquer tipo de classe social ou condições de higiene, pois basta passear com o seu cão em um jardim onde tenha passado anteriormente outro animal com pulgas, para poder trazer para casa.
Uma vez em casa, basta uma pulga fêmea colocar ovos para dar início à infestação.

Como saber se meu animalzinho tem pulga?

Um diagnóstico definitivo requer a identificação de pulgas adultas e/ou dos seus excrementos. Devido ao seu tamanho reduzido, por vezes são difíceis de detectar e removê-las pode ser mais difícil do que parece. As pulgas podem ser mais fáceis de detectar na hora do banho ou da escovação. Ao mesmo tempo em que se detectam as pulgas, é importante verificar a existência de “areinhas” pretas, que são os excrementos das pulgas; estes contêm sangue do animal. Para confirmar, os excrementos podem ser colocados sobre um papel branco umedecido, onde irão aparecer manchas castanhas avermelhadas.

Quais os perigos das pulgas para a saúde?

As pulgas não são simplesmente parasitas incômodos. Podem mesmo causar doenças e transmitir parasitas internos.
– A saliva que a pulga injeta para melhor sugar o sangue, pode provocar uma coceira intensa, irritação, eczemas e outras doenças cutâneas;
– Se o número de pulgas for elevado, o animal pode ficar anêmico devido à quantidade de sangue perdida;
– As pulgas podem transmitir parasitas internos como é o caso do verme intestinal, que além de infestar o intestino dos cães e dos gatos, também é transmitido aos seres humanos, em especial crianças;
– O constante desassossego do animal, em stress com a comichão incessante, pode levar o animal a comer menos, tornar-se deprimido e até agressivo, dependendo da sua personalidade;
– Transmissão de vírus: acredita-se que as pulgas possam transmitir vírus de um indivíduo doente para outro sadio.
Com tudo isso, dá para perceber que temos motivos de sobra para combatermos as pulgas. E é justamente sobre isso que falaremos no próximo sábado. Não perca!

Preciso de um lar

A margarida tem dois meses e precisa de um lar. Vamos ajudá-la!

foto 2

Cantinho do leitor

Esse bonitão aí é o Apollo, da Lígia Miranda. Nessa foto ele tinha sete meses.

foto 3

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Fernando 16 de novembro de 2015, 00:14h - 00:14

É sempre bom aprender!

Maria do Carmo de almeida 15 de novembro de 2015, 00:15h - 00:15

Que bom ver sua preocupação com os animais, Fale por favor sobre a sarna demodécica, para orientar os donos a não colocarem seus cães na rua por tê-la. Estou cuidando de um cão grande, dócil, castrado, negro, macho, que foi atropelado aqui no bairro Niterói, por não saber nem atravessar a rua. Ele tem sarna demodécica , e estou tratando com coleira medicinal. Tem outro tratamento complementar? A pata ferida já cicatrizou e preciso que seu pelo cure, pois tenho de doá-lo. Tenho quatro cães e cadelas que peguei na rua e sao menores que ele . Ele se parece com essa foto de hoje. Agradeço a atenção e ajuda. Maria do Carmo

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996