Quem lê tanta notícia?

by Diário do Vale

wp-coluna-contos-e-cronicas-alexandre-correa-lima

Corriam ainda os anos 60 quando Caetano Veloso fez a provocação, que hoje parece piada:
– Quem lê tanta notícia?
Não há parâmetro de comparação entre o volume de informação produzido naqueles tempos e agora. Vivemos atolados numa montanha de notícias, fotos, fatos, boatos e números.
Quem lê tanta notícia, hoje em dia?
Aliás, chegamos a um ponto de saturação tão grande que muitas pessoas estão se abstraindo de qualquer densidade em nome da sanidade mental. Os especialistas em conteúdo digital andam dizendo que o segredo é fazer um conteúdo que possa ser visto sem ser lido.
Ual: ser visto sem ser lido!
Entendeu ou preciso desenhar? O ponto é exatamente esse.
Fiquei surpreso com a proliferação de livros com títulos com um quê de oníricos nas listas dos mais vendidos recentemente: Jardim Secreto, Bosque Encantado, Floresta Mágica…
Só quando entrei numa livraria de verdade descobri o segredo mágico desses best-sellers encantados: eram livros para colorir! E para adultos! Para adultos estressados, como alguns subtítulos deixavam entrever.
Ou seja, a moda agora são livros sem texto. Livros que não são livros. Livros que não precisam ser lidos.
Claro, quem já não lê nem notícia não tem tempo para ler livro. Melhor colorir.
Minha surpresa aumentou quando vi em destaque um livro chamado “Isto não é um livro”, cujo conteúdo, aliás, é bastante honesto com o título. No interior, uma série de charadas, brincadeiras, tarefas para o usuário, filosofia barata e convites à interação (como colar coisas nas páginas ou realizar alguma atividade pueril).
Ou seja, depois dos livros em que o leitor não lê nada mais natural do que livros, em que o escritor não escreve.
Espero que você tenha tido paciência de ler meu texto até aqui. Prometo que numa próxima crônica tentarei rechear este espaço com mandalas psicodélicas fantásticas para que você possa colorir. Certamente farão bem maior do que estas tortas linhas que ora encerro.
Caetano era mesmo um visionário:
Quem lê tanta notícia?

Alexandre Correa Lima | [email protected]

You may also like

2 comments

ÊTA POVINHO 17 de junho de 2015, 14:25h - 14:25

Pelas páginas do FACEBOSTA percebemos nas postagens mais idiotas são as que mais são curtidas.

Este é o nosso POVINHO. Os especialistas precisam descobrir como eles defendem tanto um candidato a presidente, governador, deputado, vereador sem gostar de ler.

Luiz 16 de junho de 2015, 12:11h - 12:11

Ótimo texto! Estamos na fase do emburrecimento do home. Há um texto do fantástico e visionário Isaac Asimov que fala exatamente sobre o uso da tecnologia em detrimento ao cérebro, leia em: http://sobral.tripod.com/poder/poder.html

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996