Scott Kelly e o paraíso das Bahamas

by Diário do Vale

wp-coluna-espaco-aberto-jorge-calife
Quarta-feira passada o astronauta Scott Kelly voltou a Terra depois de passar 340 dias na Estação Espacial Internacional. Acho que foi por culpa dele que este colunista andou sonhando com as ilhas do arquipélago das Bahamas. Como outros astronautas, Kelly ficou fascinado pela beleza deste grupo de ilhas, vistas do espaço sideral. E postou uma porção de fotos tiradas da janela da estação espacial. Na foto aí ao lado ele está com os eletrodos do exame de eletroencefalograma (que os astronautas fazem rotineiramente) enquanto as Bahamas deslizam pela janela atrás dele.

As fotos, postadas no Twitter, correram o mundo e foram admiradas por mais de 421 mil seguidores. E valeram ao astronauta um convite irrecusável. A Ministra do Turismo das Bahamas, Joy Jibrilu, convidou Kelly a ir até lá, para conferir como as Bahamas são tão bonitas de perto quanto vistas do espaço sideral. Não que as ilhas, que já pertenceram a Inglaterra, precisem da propaganda do astronauta. Elas são famosas há décadas pelos filmes rodados em suas águas transparentes. E estão em terceiro lugar, depois dos Estados Unidos e do Canadá, na lista das nações mais ricas das Américas. No caso das Bahamas a fortuna nacional vem do turismo e dos bancos sediados por lá.

Mas, afinal, onde é que ficam essas tais Bahamas? Elas estão situadas a nordeste da ilha de Cuba, ao sul da Flórida, e são uma espécie de porta de entrada para o mar do Caribe. Ainda que não fiquem situadas exatamente em águas caribenhas. Foi nas Bahamas que Cristóvão Colombo pisou pela primeira vez na América. As ilhas eram habitadas por uma tribo de índios, os Taino, que os espanhóis aprisionaram e levaram como escravos para Hispaniola (onde é hoje o Haiti). Os nativos morreram todos longe de seu paraíso e os ingleses acabaram colonizando o lugar junto com muitos escravos que fugiram dos Estados Unidos.

Cinema

Não importa, ninguém se interessou muito pelas Bahamas até 1953, quando Walt Disney resolveu filmar lá as suas “20 mil léguas submarinas”. Quando era garoto eu tive um álbum de figurinhas sobre o filme onde um texto explicava que todas as cenas submarinas tinham sido rodadas em Nassau, na ilha de Nova Providência, onde o mar tinha as águas mais transparentes do mundo. O filme marcou minha infância e quando eu já era adolescente assisti outro filme fantástico, rodado nas Bahamas. Foi “007 contra a chantagem atômica”, de 1965.

A batalha submarina do James Bond contra os mergulhadores da Spectre foi toda rodada no porto de Nassau, na capital das Bahamas. O que é quase inacreditável que aquelas águas transparentes, cor de esmeralda, que a gente vê no filme, não tenham sido poluídas pela cidade e pelo tráfego de navios de cruzeiro. Tente fazer um filme assim no porto do Rio de Janeiro e tudo o que você vai ver é lama e sedimentos. Foi mais ou menos nesta época que os astronautas também descobriram o arquipélago. Orbitando a Terra eles tiveram a atenção despertada pelas ilhas que parecem pedaços de esmeraldas jogadas sobre o fundo azul anil do oceano Atlântico.

O que torna as Bahamas únicas, em relação a outras ilhas famosas, como o Tahiti e o Havaí é que elas ficam em cima de um enorme banco de areia. A água límpida parece totalmente transparente vista do espaço. Nos locais onde a profundidade é maior, em torno dos 50 metros, elas ficam verdes fluorescentes. Cercando esse banco de areia há um abismo submarino, de águas azul turquesa.

Espero que o Scott Kelly arranje um tempo, no meio de sua agitada carreira de astronauta para viajar até lá e atender ao pedido da ministra. É um convite difícil de ser recusado. Mas eu não sei se iria. Lugares que a gente conhece de sonhos e do cinema podem não corresponder as expectativas. E por mais bela que seja a realidade, ela sempre perderá para a fantasia.

Vista: Scott Kelly com as Bahamas na janela (Foto: Divulgação/Reprodução)

Vista: Scott Kelly com as Bahamas na janela (Foto: Divulgação/Reprodução)

JORGE LUIZ CALIFE | [email protected]

You may also like

1 comment

barramansense 8 de março de 2016, 00:27h - 00:27

muito bom.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996