quinta-feira, 25 de maio de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / Seu pet já fez um check-up?

Seu pet já fez um check-up?

Matéria publicada em 4 de março de 2017, 07:00 horas

 


Há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

O Carnaval acabou, e como muitas pessoas falam por aí, o ano novo começa agora. E que tal começar com o pé direito no que se refere aos cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação?

Com as festas de final de ano, férias e Carnaval, acabamos deixando, sem querer, os nossos amiguinhos peludos um pouco de lado. Sendo assim, tenho certeza que muitos estão com as vacinas e vermifugações atrasadas. Sem falar na alimentação que deve ter sido toda bagunçada com tantas festas. É por esses e outros motivos, que essa se torna uma ótima época para fazer um check-up no seu animalzinho. Mas você sabe o que vem a ser isso?

Assim como nós humanos fazemos check-up regularmente para cuidarmos da nossa saúde, os animais de estimação também necessitam desse cuidado. O check-up, além de prevenir doenças, também é importante para identificar algumas enfermidades graves que podem levar até a morte.

Lembre-se, há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes, tornando o tratamento mais fácil e as chances de cura maiores.

Procure então um médico veterinário de confiança, o qual definirá e indicará os exames que devem ser feitos e qual o melhor período para cada um deles, baseado no histórico clínico, exames físicos e necessidades individuais de cada animal.

O check-up pode ser realizado em qualquer idade, desde filhotes a animais idosos.  E deve ser realizado por toda a vida do bichinho. Enquanto filhote as visitas ao médico veterinário são mais frequentes para garantir que as vacinas sejam dadas em dia. Depois disso, é indicado pelo menos um check-up anual, até que ele chegue à fase de velhice onde volta a ser frequente.

No check-up o bichinho será completamente examinado. No exame físico ele é avaliado por completo, incluindo pele, ouvidos, coração, órgãos internos, entre outros. Exames complementares também são realizados como hemograma, eletrocardiograma, exame de fezes, urina. Caso alguma anormalidade seja verificada, novos exames podem ser solicitados e o tratamento indicado será orientado.

Além disso, nesses exames periódicos, o peso, o crescimento, a alimentação e comportamento são acompanhados.

A vacinação também será colocada em dia. Lembre-se que para o pet estar seguro, não adianta apenas vaciná-lo nas campanhas. Há diversos outros tipos de vacina que precisam ser administradas como a polivalente que previne contra várias doenças. Sendo assim, no check-up o médico veterinário verificará se estão em dia ou se há alguma outra que precise ser administrada para que o pet fique bem e permaneça saudável.

Não pense que porque seu bichinho não apresenta nenhum tipo de comportamento estranho ou sintomas de doenças, que ele não precisa visitar o veterinário para ser examinado. Apesar de ser um grave erro, isso é bem comum e infelizmente é o causador de situações irreversíveis por serem descobertas apenas em um estágio muito avançado do quadro clínico.

Assim como nos humanos, prevenir é sempre melhor que remediar.

Trate seu bichinho com amor e carinho e não se esqueça de marcar o check-up dele. Garanta a saúde de quem tanto te ama!

Saúde: Check-up pode ser realizado em qualquer idade, desde filhotes a animais idosos (Fotos: Divulgação)

Saúde: Check-up pode ser realizado em qualquer idade, desde filhotes a animais idosos (Fotos: Divulgação)

 

Preciso de um lar

Essa é a Cristal, uma feminha de 40 dias aproximadamente, porte médio, vira-lata e muito dócil. Linda não é mesmo?

foto 2

 

Essa gatinha é a Bianca, uma fêmea já castrada, de um ano e muito dócil.

foto 3

 

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail (glayce.cassaro@diariodovale.com.br). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | glayce.cassaro@diariodovale.com.br

Untitled Document