ÔĽŅ SPFW apresenta desfile com cole√ß√£o desenvolvida por detentos - Di√°rio do Vale
s√°bado, 18 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / SPFW apresenta desfile com coleção desenvolvida por detentos

SPFW apresenta desfile com coleção desenvolvida por detentos

Matéria publicada em 12 de abril de 2018, 07:29 horas

 


Projeto Ponto Firme j√° formou mais de 100 alunos em Guarulhos

Wp Coluna Papo De Mulher Paulla Duarte

Desfile: Trabalho de capacitação resultou em uma coleção criada e desenvolvida pelos detentos que será desfilada no dia 21 de abril

O Calendário Oficial da Moda Brasileira РSão Paulo Fashion Week apresenta dentro da sua agenda oficial o projeto Ponto Firme, criado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre, que oferece aulas de crochê para detentos na penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). Este importante trabalho de capacitação resultou em uma coleção criada e desenvolvida pelos detentos que será desfilada no dia 21 de abril e trará peças inéditas para a passarela.
Há mais de dois anos, o Projeto Ponto Firme leva formação técnica artesã, além de arte, cultura e educação para os sentenciados da penitenciária masculina. O tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, além de ajudar no desenvolvimento da concentração por meio de uma terapia manual. Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena. Nesse período, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme.
РQuando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa Рafirma Gustavo Silvestre.
A coleção que será apresentada no SPFW é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por uma turma de 20 alunos, coordenados por Gustavo Silvestre, inspirados no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade.
РO SPFW tem como premissa transformação, educação e formação. Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas Рressalta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.
Após o desfile no SPFW, as peças da coleção serão expostas no Museu da Resistência de São Paulo, instituição conectada à Pinacoteca do Estado de São Paulo. O projeto Ponto Firme conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e Secretaria de Administração Penitenciária, In-Mod, SPFW, Linhas Círculo, Melissa e Novelaria.

Desfile: Trabalho de capacitação resultou em uma coleção criada e desenvolvida pelos detentos que será desfilada no dia 21 de abril

334987_780222_eh2a0520 334987_780223_eh2a0530 334987_780226_eh2a0664

Quer acompanhar?

Siga @paulladuartet e @spfw nas redes sociais

PAULLA DUARTE | paulladuarte@diariodovale.com.br

Um coment√°rio

  1. A vida como ela é

    Nos presídios vtinham que ter cursos profissionalizantes, que preparassem eles para voltar a sociedade é que ocupassem eles lá dentro.
    Curso de pintura de edifica√ß√Ķes, el√©trica, mec√Ęnica, gastronomia, panifica√ß√£o, confeitaria, eletr√īnica, hidr√°ulica, costura, cabeleireiros, enfim cursos que poderiam empreender sozinhos…
    Na verdade as escolas p√ļblicas deveriam ter cursos profissionalizantes, desde o primeiro grau e tecnologos no ensino m√©dio.
    Assim evitariam a evas√£o escolar, combatendo a criminalidade e gerando renda cedo para os jovens carentes.
    Mente vazia oficina do diabo.
    Sem falar que quando a barriga ronca de fome as pessoas se viram como pode, é instinto de sobrevivência.

Untitled Document