Tendência Montessori

Por Diário do Vale

wp-coluna-papo-de-mulher-paulla-duarte

Essa semana entramos no nono mês de gestação. Como passou rápido! O quarto do nosso pequeno Antônio já está quase pronto e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Afinal, foram meses de pesquisa e muito amor para deixar tudo com a nossa cara. Optei por um ambiente moderno, mas que priorizasse futuramente o desenvolvimento do bebê.

A decoração também segue tendências e a aposta da vez são os quartos Montessori. Já ouviram falar?

O método preza por ambientes que estimulam o aprendizado e foi desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori (1870 – 1952). A italiana revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles.

Um quarto para bebês, e não para adultos. Essa é a principal premissa de um quarto montessoriano. Dentre uma das características da tendência é a cama no chão, dando autonomia e liberdade. Nessa primeira fase ainda optei pelo berço tradicional, mas para a próxima fase já escolhemos o modelo casinha que, além da liberdade, ainda cria um ambiente lúdico para os pequenos.

Algumas características:

– Colchão no chão ou cama baixa – Sem as grades e limitações espaciais do berço, a criança fica mais livre e pode circular de forma mais independente

– Casinha ou tenda dorsel – Um ótimo lugar para deixar a imaginação funcionar

– Espelho na altura do bebê – Posicionado na horizontal, o objeto é importante para estimular a parte sensorial e ajudar a criança a se conhecer (e se reconhecer). Dica: a opção do espelho de acrílico deixa os pais mais tranquilos. Não se esqueça de fixá-lo bem à parede

– Prateleiras baixas – Tudo deve ser posicionado sempre na altura dos olhos da criança, para que ela possa desde cedo reconhecer o seu espaço e aprender sobre organização

– Decoração – Bandeirinhas, luminárias, almofadas lúdicas, kit berço ou cama, tendas

– Tapetes – Além de ser um detalhe que faz toda a diferença na decoração, deixando o ambiente mais aconchegante, os tapetes proporcionam aos bebês uma experiência sensorial

Para entendermos melhor do assunto entrei em contato com quem entende do tema! A Biramar Baby, reconhecida pela sua tradição em enxovais para bebês, possui uma linha exclusiva de enxovais montessorianos. Thayane Ramalho, diretora de criação da marca, explica quais itens devem estar presentes na escolha de um enxoval básico para compor um dos quartos mais requisitados do momento.

– Desenvolvemos uma linha especial para compor os quartinhos, como a definição é ter uma circulação livre para permitir a exploração pela criança, é importante investir em kits adequados para cama montessoriana – explica a diretora.

O kit enxoval com cinco peças é composto por rolinhos que protegem as extremidades do colchão com segurança e também promovem liberdade. A roupa de cama deve ser nas medidas corretas, para não sobrar tecido no colchão. Outro aspecto fundamental é conferir as especificações dos enxovais e prezar por tecidos confortáveis e 100% algodão. Os cuidados com o acabamento na costura também devem ser conferidos antes da compra.

A regra vale para os acessórios, que não podem ter excessos e devem estar sempre à mão dos pequenos. “Lançamos uma linha de almofadas para acompanhar a linha montessoriana. São peças e lúdicas que estimulam a criatividade através das formas e cores, mas que seguem rigorosos padrões de qualidade em relação a sua confecção”, afirma Ramalho.

 

Quer saber mais e acompanhar os lançamentos?

Instagram: @biramarbaby

Site: www.biramarbaby.com.br

Venda online: www.babyenxoval.com.br

 

Inovando: Decoração pode contar com bandeirinhas, luminárias, almofadas lúdicas, kit berço ou cama, tendas (Fotos: Divulgação)

 

 

PAULLA DUARTE | [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Maria 19 de novembro de 2017, 14:52h - 14:52

Tudo muito lindo, pena que depois que crescem as escolas separem as crianças em classes por desempenho, tendência atual.Para os alunos destaques não serem mal influenciados pela turma do fundão.
Turma A para os melhores, B para medianos e c para a antiga turma do fundão.
Num mundo ideal seriam todos misturados para os melhores alunos influenciarem positivamente a turma da bagunça e ao mesmo tempo aprenderem a conviver com as diferenças e tentações da vida.
Aproveite o Jardim de infância, pois depois …

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996