Você sabia que os gatos também precisam praticar atividade física?

Por Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira

Quando pensamos em atividade física para animais sempre pensamos nos cães e acabamos esquecendo que os gatos também precisam dessa prática de exercícios. Isso porque nem todos os gatos têm o hábito de se exercitar em casa, muitos não são de ficar se movimentando, são mais preguiçosos e adoram passar a maior parte do tempo dormindo.

A atividade física para esses bichanos é importantíssima, pois trazem inúmeros benefícios, entre eles aumento da força muscular, redução de problemas ósseos e musculares, redução da obesidade e ainda atua como prevenção de riscos à saúde.

Então, como fazer para que esses “preguiçosos” mudem seus hábitos e comecem a praticar exercícios?

– Primeiro, identifique qual horário do dia seu gato fica mais ativo, a maioria deles fica mais ativa durante a manhã e a noite. Sendo assim, as atividades devem ser praticadas nesses horários.

– Dedique um tempo do seu dia para brincar com ele, além de ser um momento divertido, de aproximação de vocês dois, será uma ótima motivação para fazê-lo se exercitar.

– Utilize brinquedos para estimular seu gato, principalmente aqueles favoritos deles.

Saúde felina: Vida de um gato que pratica atividades físicas por meio das brincadeiras é muito mais saudável (Foto: Divulgação)

Saúde felina: Vida de um gato que pratica atividades físicas por meio das brincadeiras é muito mais saudável (Foto: Divulgação)

Como vimos, a brincadeira é a melhor forma de fazê-los praticar exercício, porém, é preciso um brinquedo certo para estimulá-los. Afinal, essa, sem dúvida, é uma das principais curiosidades sobre gatos: Eles não gostam de qualquer brinquedo. Sendo assim, antes de iniciarmos os exercícios, você precisa saber que tipo de brinquedo pode dar para o seu gato:

– Opte por brinquedos que sejam resistentes, que não soltem material e que, principalmente, não tenham qualquer tipo de peça solta, ou que possa escapar nele;

– Os gatos geralmente são bem seletivos para os brinquedos, adotando alguns como favoritos. Obviamente você não precisa comprar um arsenal de brinquedos, apenas os preferidos;

– Os gatos adoram brinquedos que remetem a caçada, você pode até esconder alimentos para ele procurar ou então utilizar um queridinho, o clássico laser na parede.

– Diferente do que muitos pensam, não dê novelos de lã para eles brincarem, pois soltam fios, eles podem engolir e com isso formar um corpo estranho no trato digestivo, trazendo complicações para a saúde dele;

– Não use brincadeiras que envolvam mordidas, dedos, pés, pernas ou qualquer brincadeira que possa tornar o seu gato agressivo;

– Na hora da escolha de jogos, foque naqueles que realmente exercite seu gato, como aqueles de perseguir ou caçar coisas;

– Uma dica bacana é simular uma vara de pesca e colocar um brinquedo favorito na ponta, para estimular com que o seu gato pule ou então fique perseguindo o brinquedo.

Caso você não tenha tempo disponível para brincar diariamente com o seu gato, lembre-se de enriquecer o ambiente onde ele fica. Parte dos cuidados com seu bichinho envolve o enriquecimento ambiental, que deixa o local mais agradável e estimulante. Para isso, você pode distribuir arranhadores, prateleiras, estantes ou outro móvel que faça com que o seu gato explore o local.

Você não precisa ter apenas brinquedos para realizar os exercícios com seu gato. Uma alternativa para gatos solitários começarem a se exercitar é ter mais de um gato na sua casa, assim as brincadeiras serão garantidas a toda hora.

Lembre-se, a vida de um gato que pratica atividades físicas por meio das brincadeiras definitivamente é uma vida muito mais saudável.

 

Fonte: Tudo Sobre Gatos (http://tudosobregatos.com.br)

Preciso de um lar

O Carinha é um vira-lata de um aninho, porte pequeno e temperamento calmo

2

 

 

Esse é o Pequeno, um machinho já castrado, de quatro anos, porte pequeno e super dócil.

3

 

 

Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas. Mais informações pelo WhatsApp (24) 98816-1583.

 

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996