Xixi e cocô no lugar certo

by Diário do Vale

wp-coluna-animal-glayce-cassaro-pereira
O xixi e cocô dentro de casa é algo anti-higiênico, desagradável e muita das vezes constrangedor, principalmente quando chega uma visita inesperada. Se esse é o seu caso e se essa situação tem lhe trazido dores de cabeça, acredito que essa matéria poderá lhe ajudar.
Ensinar seu amiguinho a fazer suas necessidades no local certo, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer alguns cuidados, um pouco de paciência e persistência. Não adianta bater com jornal, dar palmadas, esfregar o focinho, entre outros; isso fará apenas que ele fique com medo de você. Existem alguns “truques” para ensinar o seu amiguinho a fazer o xixi e o cocô no lugar certo.

1-    Escolher o local onde será o banheiro dele:
Os cãezinhos gostam de lugar limpo e seco para fazerem suas necessidades. Sendo assim, ofereça um local sempre limpo, seco e longe das vasilhas de água e comida.

2-    Utilize algum tipo de forração no banheiro dele:
Forre o chão com jornal, papel absorvente ou tapetes higiênicos.

3-    Utilize algum tipo de atrativo:
Esses atrativos são para ser usados no banheiro escolhido para o animalzinho. Existem no mercado pet os chamados adestradores sanitários, que servem como atrativos, e que através do odor ajudam o animalzinho a identificar o local certo para fazer suas necessidades. Eles são encontrados na forma de gotas e spray, que devem ser aplicados no jornal, papel absorvente e tapetes higiênicos que não contenham esse atrativo. Um outro tipo de atrativo é um jornal contendo a urina seca do próprio animal.

4-    Utilize também produtos educadores:
Também no mercado pet é possível encontrar produtos educadores, que NÃO deixa com que ele faça as suas necessidades em locais em que você não queira. Eles são apresentados na forma de sprays, que devem ser borrifados nos locais onde você NÃO quer que ele faça suas necessidades. São muito úteis e podem realmente te ajudar nesta tarefa.

5-    Ensine o lugar certo para seu amiguinho:
Para começar a ensinar o local certo para seu animalzinho, uma dica crucial, nunca dê bronca ou bata nele, só vai piorar a situação. De nada adianta, bater, brigar, esfregar o focinho quando ele estiver fazendo ou depois de ter feito as necessidades dele. Na realidade, são atitudes que nunca se deve ter com eles. Mas como é um hábito bem comum de alguns donos, é preciso saber que esse comportamento de nada adianta, que isso só fará com que ele fique com medo de você, além de ainda despertar outros comportamentos nele, como comer as próprias fezes, agressividade, entre outros.

O certo a se fazer é quando o seu cachorrinho demonstrar a vontade ou você conseguir pegá-lo no momento em que estiver fazendo, interrompa-o, e leve imediatamente ao lugar escolhido como banheiro, já com forração e atrativo. Quanto mais vezes você conseguir interrompê-lo e levá-lo ao lugar certo, mais rápido será o aprendizado. Se não der tempo de levar, vale um “não” e um gelo mostrando que você não gostou da atitude dele na hora do ato. Já, quando você levar ele no banheiro e ele fizer nesse local, é importante um reforço positivo, como um carinho ou um petisco.
Esse treinamento exige um pouco de paciência. Normalmente os cães só assimilam totalmente o local correto de fazer suas necessidades a partir dos seis meses de idade e podem ocorrer “acidentes” durante esse período. A melhor fase de ensinar é quando filhote, pois quando adulto, ele já criou hábitos os quais são bem difíceis de ser retirados.
Enfim, seguindo direitinho essas dicas as chances de sucesso são grandes. Vale a pena tentar!

Cantinho do leitor

Essa é a Belinha, da Tânia Gravina Vieira e do Wallas da Silva Reis.
foto 2

Precisa-se de um lar

Vamos ajudar esse fofinho a encontrar um lar. Interessados podem mandar e-mail para a coluna.
foto 3
Quer ver o seu bichinho de estimação aqui também? Basta enviar uma foto dele para o e-mail ([email protected]). Sugestões e dúvidas também são bem vindas.

 

GLAYCE CASSARO PEREIRA | [email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996