Barra Mansa: Colégios municipais recebem grupos do ‘Música nas Escolas’

Por Diário do Vale
Unindo a teoria à prática: Escola Municipal Sebastião de Paula Coutinho, no São Vicente, recebeu alunos do Drum Lata (Foto: Divulgação/Gustavo Dias)

Unindo a teoria à prática: Escola Municipal Sebastião de Paula Coutinho, no São Vicente, recebeu alunos do Drum Lata (Foto: Divulgação/Gustavo Dias)

Barra Mansa – A terça-feira (22) foi dia de música em duas escolas municipais de Barra Mansa. É que foi realizado nas unidades o Concerto Didático, uma prática do projeto Música nas Escolas, em que os grupos que o formam se apresentam nas escolas da rede.

Na parte da manhã, a Camerata tocou para alunos com idades entre 4 e 5 anos, do Pré I e Pré II, da Escola Municipal Belo Horizonte, no bairro Vista Alegre. No local funciona um polo de violino, com aulas para crianças de 5 anos, além das aulas de musicalização, oferecida a todos os alunos da escola.

No programa, Mozart, Guerra Peixe, Coldplay, Michael Jackson, Tom Jobim, e uma surpresa no final: Galinha Pintadinha, que foi acompanhada com animação pelas crianças. Durante a apresentação, foram dadas explicações sobre os instrumentos – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – e as canções apresentadas.

– Essa é a intenção dos concertos didáticos, mostrar a parte prática, no conjunto, do que eles aprendem. E também para que as crianças se habituem com a música, mesmo as que não tocam, mas participam da musicalização – explicou o maestro da Camerata, Elizeu Moreira.

Para a diretora da unidade, Luciana Barbosa Borges de Sá, o aspecto mais importante nos concertos didáticos é criar nas crianças o hábito de apreciar música de qualidade.

– Ao incentivar esse hábito, estamos formando apreciadores no futuro -ressaltou.

À tarde, foi a vez da Escola Municipal Sebastião de Paula Coutinho, no bairro São Vicente, receber os alunos que integram o polo do Drum Lata no Colégio Nove de Abril. Segundo Gabriel Carvalho (mais conhecido pelos alunos como Gabriel Laranja), professor de Iniciação à Percussão da unidade, os alunos que se apresentaram têm entre 8 e 11 anos, e o Concerto Didático dá a oportunidade deles mostrarem o trabalho realizado. – Eles podem mostrar o que aprendem e ainda incentivar outras crianças – enfatizou.

A diretora da escola, Cátia Mangelli, ressaltou a importância de ações como essa.

– A música, assim como o esporte, são um diferencial para as crianças. Quando elas convivem com isso, seu foco é encaminhado para coisas boas – afirmou ela.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

toni o sincero 22 de agosto de 2017, 23:36h - 23:36

A EDUCAÇÃO EM BARRA MANSA ESTÁ ASSIM
PROFISSIONAIS DESVALORIZADOS
MAESTRO E ADVOGADO COMO SECRETÁRIO
SÓ SE FALA EM MÚSICA
O ENSINO ESTÁ PESSÍMO, DE MAL A PIOR

SME – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SME – SECRETARIA MUSICA NAS ESCOLAS

SÓ PODEM ESTAR DE BRINCADEIRA

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996