CDL e Sicomércio estão otimistas com vendas de fim de ano

by Diário do Vale

Volta Redonda – Mesmo com a crise financeira e as constantes notícias sobre o aumento do desemprego e a queda do faturamento das empresas na região, as duas maiores entidades que representam o comércio em Volta Redonda, a CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) e o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), estão otimistas com as vendas de fim de ano na cidade.

Tanto Maria Auxiliadora da Ávila Marcelino, a Dorinha, presidente da CDL de Volta Redonda, quanto Jerônimo Pereira dos Santos, presidente do Sicomércio, estão otimistas e prepararam uma série de atividades e promoções para atrair o consumidor e alavancar as vendas de final de ano.

Segundo Dorinha, a principal estratégia que a entidade preparou para este ano foi a campanha Natal de Prêmios, que será realizada também nas cidades de Barra Mansa, Resende e Angra dos Reis, e consiste em promover  sorteios de prêmios variados incluindo cinco carros zero quilômetros, quatro motos, 24 smartphones, oito pacotes de fim de semana em um resort na região, além de 12 TVs 39 polegadas.

– Os consumidores podem participar adquirindo cupons a cada R$ 30 em compras, lembrando que para participar basta se cadastrar no site (www.cdlclubedevantagens.com.br).

Já nas lojas com os cupons digitais, os pontos serão adicionados automaticamente no CPF cadastrado. No caso das que emitirem um cupom impresso, o consumidor vai precisar procurar um ponto credenciado para fazer a pontuação – explicou Dorinha, acrescentando que o primeiro sorteio aconteceu ontem, na CDL de Volta Redonda.

Além disso, ela falou que a entidade tem realizado palestras, cursos e oferecido orientações para que os lojistas possam aumentar as vendas.

O diretor da CDL-VR, Jader Costa, que está coordenando a campanha, explicou que ao completar o cadastro uma única vez, com a câmera do smartphone o consumidor poderá ler o código de barras nos tíquetes da promoção que receber no comércio das cidades participantes.

– Automaticamente esse tíquete é convertido em um cupom que será impresso na CDL da cidade onde fez a compra. A cada cupom impresso o consumidor é informado no aplicativo ou site e pode acompanhar em tempo real com quantos cupons está participando, sem o transtorno de ter que preencher os mesmos dados de CPF, endereço, telefone e todas as informações exigidas por lei para que possamos entregar a ele o prêmio no caso de ser sorteado – acrescentou.

Já o representante do Sicomércio lembrou que a entidade tem dado todo o suporte em consultoria nesta época do ano, além de ter negociado a manutenção do horário estendido do comércio no mês de dezembro para atender os consumidores que param de trabalhar às 18h. O horário está disponível no site (www.sicomerciovr.com.br).

– Temos orientado também por meio de artigos em nosso informativo, e-mail marketing e site, sobre medidas que podem ajudar a melhorar as vendas, como uma decoração de vitrine no clima natalino, uma melhor preparação da equipe para atender essa demanda maior de consumidores, além de palestras – disse Jerônimo.

Compras: Atividades e promoções estão sendo realizadas para atrair o consumidor e alavancar as vendas de final de ano (Foto: Arquivo)

Compras: Atividades e promoções estão sendo realizadas para atrair o consumidor e alavancar as vendas de final de ano (Foto: Arquivo)

 

Ações são realizadas para motivar o comerciante

Com o objetivo de dar mais incentivo e motivação aos comerciantes, as duas entidades têm orientado os lojistas a oferecerem produtos com preços acessíveis, realizar promoções e aumentar o prazo de pagamento, além de investir na decoração da loja e trabalhar o marketing da empresa nas redes sociais e em anúncios em veículos de comunicação.

Em relação ao que vai diferenciar o Natal deste ano para o do ano passado, tanto Dorinha quanto Jerônimo acreditam ser possível as vendas deste ano superarem 2015, independente que o momento seja de crise ou não.

– Vai ser um ano difícil, mas as pessoas não deixam de presentear. Acreditamos que o gasto médio pode ser menor, mas o consumidor vai, com certeza, comprar presentes, porque é uma tradição. Esperamos que as vendas sejam pelo menos 3% acima do mesmo período do ano passado, apesar da crise econômica e do aumento do desemprego – aposta Dorinha.

Já Jerônimo lembra que dezembro é um mês tradicional de boas vendas, pois além do Natal, tem amigo oculto e festas de confraternização.

– Esta época movimenta não só as lojas de varejo, mas outros segmentos como o de alimentos, bares, restaurantes, espaços de festas, por exemplo. Os consumidores podem gastar um pouco menos com um ou outro presente, mas raramente deixa de dar o que o filho escolheu. Sempre há espaço no orçamento para uma lembrancinha. Por isso, a importância de facilitar o crédito para que o consumidor tenha esse poder de compra – salientou Jerônimo.

Apostando no 13º salário

A presidente da CDL acredita que parte do 13º salário será usada para quitar dívidas, possibilitando a regularização de débitos em atraso e, com isso, oxigenar o orçamento, possibilitando novas compras.

– Pelo menos 30% dos consumidores reservam também esse benefício para comprar os presentes, fazer uma pequena reforma na casa para receber os convidados nas festas de confraternização ou trocar de carro – disse Dorinha.

O representante do Sicomércio afirmou que, com certeza, no final das contas, o 13º salário sempre acaba sendo investido no setor do comércio.

Comércio funcionará em horário diferenciado no mês de dezembro

O mês de dezembro é o melhor em vendas para o comércio e com o aumento de fluxo de consumidores nas ruas, é preciso criar alternativas e flexibilizar o horário de funcionamento. E para atender a todos que vão em busca de presentes, os estabelecimentos comerciais vão fechar mais tarde já a partir do dia 1º de dezembro, seguindo uma tabela progressiva de ampliação do horário, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho.

De acordo com Jerônimo Pereira dos Santos, presidente do Sicomércio-VR, a ampliação do horário beneficiará ainda aqueles consumidores que gostam de antecipar as compras para evitar o corre-corre antes do dia 24. E facilita também para que eles possam pesquisar e comprar com mais calma.

Segundo ele, a ampliação do horário já é uma tradição esperada pelos consumidores.

 

Horário de funcionamento do comércio em dezembro

 

Lojista

 

1ª semana (01 a 02) 8h30-19h

2ª semana (05 a 09) 8h30-20h

3ª semana (12 a 16) 8h30-22h

4ª semana (19 a 23) 8h30-22h

 

Sábados (02,10 e 17) 8h30-18h

Domingos (04,11 e 18) 10h-16h

 

Dia 24(Sábado) 8h30 às 18h

Dia 31(Sábado) 8h30 às 18h30

 

Supermercados

 

Dias 04 e 11 (Domingo) 8h-18h

Dia 18 (Domingo) 8h-20h

Dias 24 e 31 (Sábados) 8h-20h

 

Sider Shopping e Pontual

 

1ª semana (01 a 03) 9h-22h

2ª semana (05 a 10) 9h-22h

3ª semana (12 a 17) 9h-22h

4ª semana (19 a 23) 9h-22h

 

Domingos (04,11 e 18) 10h-22h

 

Dias 24 e 31 (sábado) 9h-18h

 

 

Por Júlio Amaral

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

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3 comments

Fernando 27 de novembro de 2016, 16:39h - 16:39

Boa tarde Sr. Jader! Antes de reclamar verifiquei a quantidade de cupons que constavam no meu nome e a quantidade permanecia a mesma.
Em relação à lojas serem ou não participantes isto é fácil de verificar.
O site não funciona adequadamente e nem Ouvidoria do CDL ao qual me dirigi por e-mail reclamando do problema e o mesmo não se manifestou em nenhum momento apesar de constar que o e-mail havia sido enviado.
O problema foi resolvido pela atendente Srta, Giovanna que entrou em contato com o CDL informando o problema.
As empresas que eu ainda não consegui a troca não me entregaram os cupons nem informaram da promoção.
Ano passado também ocorreram problemas, mas “parabéns” pois este ano vocês se superaram na má organização.

Fernando 26 de novembro de 2016, 17:27h - 17:27

Gostaria que a Câmara de Dirigentes Lojistas em Resende quando promovesse as empresas elaborassem bem a sua campanha por exemplo esta de Natal.
Adquiri produtos dentro do Resende Shopping Resende, os quais após conversar com a representante no estabelecimento resolveu o meu problema (não conseguia acesso a minha conta de usuário mesmo efetuando novo cadastro no site http://www.cdlclubedevantagens.com.br).
Hoje juntei algumas notas fiscais de itens adquiridos fora do Shopping e tentei trocá-las sem sucesso no site então dirigi-me novamente à colaboradora munidos das NF’s.
Recebi a orientação do representante da CDL que fazia o registro fotográfico do evento infantil em andamento as dependências que eu deveria procurar as empresas vendedoras que participavam da promoção.
Ele informou que as lojas foram orientadas, mas eu não recebi os cupons da promoção.
Ora! Quem deve organizar e fiscalizar a promoção e seus participantes?

Jader Costa 26 de novembro de 2016, 21:51h - 21:51

Sr Fernando,
Agradeço por sua informação.
Esclareço que ao fazer seu cadastro uma única vez no site ou aplicativo você participa da campanha NAS LOJAS PARTICIPANTES identificadas com o cartaz da campanha. Certamente essas empresas, que escolheram participar da campanha, lhe darão os cupons proporcionais a suas compras, seja digitalmente, atribuindo a seu CPF o valor de sua compra ou entregando-lhe TICKETS para que você mesmo faça sua pontuação.
Consulte a lista das Lojas participantes em cada cidade no site http://www.cdlclubedevantagens.com.br ou no app da campanha.
Um fato parecido com o seu foi relatado por nosso stand de trocas no Resende Shopping, exclusivamente para pontuar as lojas daquele Shopping que esse ano participam integralmente de nossa campanha. Naquele caso, foram Notas fiscais de lojas que NÃO PARTICIPAM da campanha. Provavelmente o mesmo tenha acontecido com você.
Ao receber os TICKETS das lojas participantes, você mesmo poderá fazer sua pontuação, inserindo os códigos de cada um deles ou digitalizando-os com o app gratuito da campanha. Não trocamos notas fiscais por cupons, pois cada lojista participante entrega um TICKET que identifica a loja participante através do código de barras, gerando um número exclusivo para ser pontuada uma única vez, associando ao CPF do consumidor tantos CUPONS a que tenha direito. Esses cupons podem ser vistos na URNA e IMPRESSORA da campanha, que no caso de Resende está localizada no Resende Shopping.
Estaremos a sua disposição para esclarecer dúvidas, na CDL de cada cidade participante.
Atenciosamente,
Jader Costa – Coodernador da campanha NATAL DE PREMIOS CDL.

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