Chuvas e forte calor aumentam a incidência de animais peçonhentos

Por Diário do Vale

Volta Redonda – A Vigilância Ambiental de Volta Redonda recomenda cautela à população em relação ao surgimento de animais peçonhentos neste período de chuvas contínuas e forte calor. Segundo o órgão, nesta época do ano tende a ocorrer um aumento na demanda de atendimentos por picadas de aranhas e escorpiões, por exemplo.

De acordo com a veterinária Janaína Soledad, coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, é natural que nesta época do ano as pessoas encontrem mais animais peçonhentos em suas casas. As maiores incidências são de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias.

– A incidência é maior, pois nesta época estes animais estão buscando abrigos por conta da chuva. Por outro lado, no verão as pessoas procuram mais atividades ao ar livre e acabam expostas aos locais onde esses animais se abrigam – esclarece.

A coordenadora lembra que Volta Redonda tem presença constante do escorpião, sendo que na região de Vila Rica e Belvedere tem um maior histórico de aparecimentos.

– No caso do escorpião, ele tem uma característica de se abrigar em restos de obras e materiais de construção. Como aquela região ainda está em expansão e com muitas obras, atrai esses animais. O terreno onde essas casas foram construídas já era um local com incidência de escorpiões – destaca.

Como precaução e para evitar acidentes perigosos com esses animais, a coordenadora da vigilância ambiental aconselha a população que sacudam e observem bem roupas e calçados antes de usá-los.

– Evitem também colocar as mãos em tocas ou galhos de árvores. Se fizer limpeza no quintal, o ideal é usar luvas. É nítido que existe um aumento na demanda de atendimentos neste período, mas não conseguimos quantificar de quanto. Mas a maior demanda com certeza é de casos envolvendo escorpiões – contou.

Segundo Janaína, há uma espécie de ciclo nesta questão do surgimento de animais perigosos. Em locais onde existam muitos ratos e baratas, também estarão escorpiões e cobras.

– No caso dos escorpiões porque eles se alimentam de baratas, já as cobras, elas se alimentam dos roedores. É importante lembrar que a vigilância ambiental sempre busca durante todo ano realizar um trabalho preventivo nas áreas de maior risco de incidência de animais peçonhentos. E após receber uma solicitação fazemos uma avaliação do local passando orientações para evitar os fatores de risco e fazemos o tratamento do entorno da residência – explicou.

Cuidados: Escorpião é um dos animais que fazem mais vítimas em Volta Redonda (Foto: Divulgação)

Cuidados: Escorpião é um dos animais que fazem mais vítimas em Volta Redonda (Foto: Divulgação)

 

Recomendações após picada

A Coordenação da Vigilância Ambiental recomenda que em caso de ser picado por algum animal peçonhento, a pessoa deve lavar o local com água abundante e procurar um serviço de saúde de referência. No caso de Volta Redonda, o Cais Aterrado.

– A gravidade da picada ou os sintomas vai depender da espécie agressora, da quantidade de veneno injetado, condições de nutrição, peso e altura da pessoa e idade da vítima, como também do local da picada. Se a pessoa conseguir recolher o animal e leva-lo ao serviço de saúde, facilitará o tratamento – recomendou Janaína.

 

Animais peçonhentos

São chamados de peçonhentos os animais que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo.

Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.

VOCÊ PODE GOSTAR

7 Comentários

VAI VENDO 18 de fevereiro de 2018, 18:36h - 18:36

Onde tem restos de obras tem tbm esses animais peçonhentos. Elimine os restos de obras e entulhos e fique livre deles.

Geralmente a casa onde tem cachorros tem tbm ratos e baratas que atraem as cobras atra´s dos ratos e escorpiões atrás das baratas. A ração do cachorro é que atrai esses e outros bichos.

Use um pote de sorvete com tampa para a ração do cachorro. Assim que ele se alimentar tampe. Quando o cachorro sentir fome, ele próprio te pedira, afinal, o seu maior amigo, seja canino ou felino são inteligentes. Não acham? Não vá na conversa do vendedor de ração para deixar o tempo todo a ração para o cachorro.

VAI VENDO 18 de fevereiro de 2018, 19:01h - 19:01

Quanto às formigas, existem várias perigosas que cito apenas duas por terem a mesma característica, mas com soluções diferentes e eficientes: a formiga cortadeira e os politiqueiros. Essas duas pragas cortam e carregam tudo para as respectivas colônias.
.
.
.
Para combater as formigas cortadeiras é fácil, fácil. É só colocar VENENO (não confunda com remédio para formiga que só se encontra com analfabetos funcionais) no buraco da colônia ONDE ELAS SE REPRODUZEM.

Assim mata-se todas ELAS de uma vez só.
.
.
.
Para combater os politiqueiros é tbm fácil, fácil. É só não dar votos ao partido, a colônia deles, e ONDE ELES SE REPRODUZEM.

Assim mata-se todos ELES de uma vez só.

Morador 18 de fevereiro de 2018, 09:25h - 09:25

Tenho que discordar o pior inimigo da saúde no Brasil é uma espécie peçonhenta chamado corrupto .
Graças a eles estamos entregues a sorte ou ao azar.
Não há políticas públicas em relação a saúde, educação, etc…

Roberto 18 de fevereiro de 2018, 07:33h - 07:33

O aedes aegypt, vulgo “mosquito da dengue”, pode não ser considerado peçonhento, mas atualmente é o maior inimigo da saúde no Brasil, depois do próprio ser humano. E só dá trégua quando está muito frio e/ou em tempo de seca. Se essa especie voltar a transmitir a febre amarela a situação vai piorar absurdamente.

Morador 18 de fevereiro de 2018, 09:23h - 09:23

Tenho que discordar o pior inimigo da saúde no Brasil é uma espécie peçonhenta chamado corrupto .
Graças a eles estamos entregues a sorte ou ao azar.
Não há políticas públicas em relação a saúde, educação, etc…

Morador 17 de fevereiro de 2018, 23:04h - 23:04

Moro no Belvedere, meu filho viu essa aranha na sala, semana passada, procuramos na casa e não achamos…
Ela é peçonhenta?

Cantinflas 18 de fevereiro de 2018, 09:48h - 09:48

É considerada sim. Mas às vezes é apenas uma aranha de jardim. Não é perigosa se for estas banais de jardim. O Jardim Belvedere tem algo muito mais perigoso e mortal: o escorpião amarelo, o mais terrível e venenoso das espécies de escorpiões. Lá tem muitos !

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996