sábado, 25 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Equipe de humanização leva conforto e alegria a pacientes e familiares

Equipe de humanização leva conforto e alegria a pacientes e familiares

Matéria publicada em 21 de outubro de 2017, 16:30 horas

 


Volta Redonda – O dia a dia dos pacientes internados, em especial as crianças, não é nada fácil. E para amenizar o impacto dessa dificuldade, o Hospital Dr. Munir Rafful – Hospital Municipal do Retiro – criou uma equipe de humanização, “Entre nessa História”, cujo objetivo é realizar atividades que possam aumentar a autoestima dessas pessoas, bem como dos familiares.

A proposta vem dando certo e cada semana novos voluntários chegam para dar suporte ao grupo que conta, atualmente, com 17 pessoas, sendo profissionais de diversas áreas. Uma das coordenadoras das atividades é a pedagoga Rose Nacaratti, responsável por criar histórias incentivando crianças a se adaptarem a rotina hospitalar.

Os textos elaborados por ela também servem como alerta aos pais e responsáveis pelos pequenos, pois boa parte fala sobre a importância de se respeitar as determinações médicas, como alimentação e vestuário.

– As mães acham mais cômodo levar comida para os filhos e até mesmo roupa ou outros objetos que podem se tornar uma fonte de infecção – ressaltou a pedagoga, lembrando que ao contar a história aborda este assunto de forma lúdica e bem atrativa.

Mas as crianças não são apenas os beneficiados pelo grupo. À medida que o projeto foi ganhando novos adeptos o “Entre nessa História” foi ampliado para demais áreas do hospital, chegando às enfermarias, pronto socorro, entre outros. “As crianças não são as únicas que ficam carentes em hospitais, os adultos também sofrem com isso e nosso trabalho pode amenizar esse sofrimento”, completou a pedagoga, explicando que para este grupo, a música é a melhor forma de abordagem.

‘Entre nessa História’: Objetivo é realizar atividades que possam aumentar a autoestima de pacientes e familiares (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

‘Entre nessa História’: Objetivo é realizar atividades que possam aumentar a autoestima de pacientes e familiares (Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Ampliando

As ações do “Entre nessa História”, que acontecem todas às quartas-feiras à tarde e aos domingos, serão ampliadas. O grupo se prepara para realizar trabalho semelhante no Hospital São João Batista, além de atender crianças do Hospital Infantil, que vai funcionar com 120 leitos, ao lado do HMR.

– É um trabalho com resultados incríveis e aceitamos todos os voluntários que quiserem nos ajudar neste projeto – completou Rose, citando momentos marcantes das atividades do “Entre nessa Historia”. Uma delas foi uma criança, em isolamento, para tratamento de catapora, que pediu para ouvir as histórias contadas pelo grupo.

Para solucionar o problema, voluntários se dispuseram a entrar nesta área e atender o pedido dessa criança. “Foi mágico ver a carinha do menino de seis anos, ao poder participar desse momento”, completou a pedagoga, citando outra ação do grupo que surtiu bons resultados. “Uma criança chegou com o olho perfurado no pronto socorro e a mãe e o filho estavam apavorados, mas nossa equipe conseguiu acalmá-los mesmo neste momento difícil”, concluiu Rose.

 

Untitled Document