Músico sem braços Johnatha Bastos, de Barra Mansa é exemplo de superação

by Diário do Vale
Fotos: Divulgação

Barra Mansa – 

Às vezes nos perguntamos sobre o significado da vida, o que estamos fazendo. Bom, o significado de cada um fica difícil saber, mas no caso do músico Johnatha Bastos é visivelmente fácil deduzir, ele vive para emocionar mostrando a todos que é possível superar qualquer obstáculo. O músico de 20 anos natural de Barra Mansa toca vários instrumentos musicais com os pés, ele nasceu sem os membros superiores, sua mãe durante a gestação não sabia sobre sua deficiência. Seu interesse pela música começou aos 3 anos de idade, devido à influência de seu avô, que é músico gospel. De acordo com Johnatha Bastos, o primeiro instrumento musical que ele ganhou foi uma bateria, aos 4 anos de idade. Ele relata que sempre gostou do instrumento, a partir de então começou aprender a tocar. Mal sabia ele que com isso iniciava sua carreira musical.

– Minha família é cristã, fui criado dentro da igreja, meu avô tocava nos cultos evangélicos, meu interesse pela música começou aos 3 anos, logo depois minha mãe e meu avô me presentearam com uma bateria, meu primeiro instrumento – fala.

Da bateria, Johnatha passou para o teclado, seu avô o ensinou a tocar. Neste período o músico comenta que sentiu dificuldades para tocar com os pés, pois dos 5 aos 8 anos, enfrentou várias cirurgias nos membros inferiores e no quadril.

Mas nem isso o desanimou de dar continuidade a sua vontade de tocar, Johnatha comenta que desde os 5 anos, gosta da banda Oficina G3 e o guitarrista da banda Juninho é sua maior influência desde então. Com 8 anos, o músico foi baterista da sua igreja. Com 12 anos, sua eficiência não se manteve apenas nos pés, ele começou a tocar teclado com os membros superiores.

Todo o seu domínio com os instrumentos foi ensinado primeiramente através de seu avô, muitas vezes o músico também aprendeu sozinho. Porém em 2014, Johnatha entrou para uma escola musical em sua cidade, para aperfeiçoar seu som. O professor Setas Cianni comenta que Johnatha o procurou no intuito de amadurecer musicalmente, pois ele já tocava muito bem.

– Se ele tivesse chegado à escola como os outros alunos para aprender, não sei se iria conseguir ensina-lo. Mas o caso dele é raríssimo ele já chegou aqui tocando muito bem, só quis conhecer amadurecer musicalmente – salienta, acrescentando que Johnatha consegue se auto adaptar com uma velocidade absurda tocando com outra pessoa, sem nenhuma dificuldade.

– Utilizei o mesmo método de ensino para ele, fiquei impressionado, pois ele consegue se auto adaptar sem nenhuma dificuldade, ele toca praticamente todos os instrumentos – diz.

O professor Setas revela ainda que a sonoridade de Johnatha é perfeita, ele possui até os cacoetes de guitarristas, tocando aquelas notas mais “ardidas” no instrumento.

A musicalidade de Johnatha já foi apresentada ao Brasil, em diversos momentos, recentemente ele participou do programa do Gugu, o músico foi um dos finalistas do programa Astros do SBT, entre outros programas nacionais. O músico também já se apresentou na Argentina em um programa local.

 Exemplo de superação

Durante a entrevista ao ser perguntado sobre o preconceito que já sofreu, Johnatha surpreende e responde que “o preconceito começa quando a gente não se aceita”.

– A falta dos meus braços nunca foi motivo de constrangimento, às vezes as pessoas perguntam e se você fosse diferente, não tenho como saber, sou assim, Deus me fez dessa forma. Quando alguém brinca com a minha condição, levo na esportiva, sempre foi assim, não tenho nenhum problema com isso – conta.

O músico surpreende mais uma vez e diz: “O que me faz diferente é poder tocar as pessoas com a minha música”.

Toda essa maturidade que Johnatha transparece com apenas 20 anos de idade, se deve a educação que sua família lhe deu. O músico não foi limitado durante sua vida, sempre foi estimulado para viver e viver bem como outra pessoa.

Além de tocar, Johnatha realiza palestras motivacionais, se apresenta também em sua igreja e nas demais denominações evangélicas de sua congregação.

 Serviço

Para conhecer mais sobre a musicalidade de Johntha acesse: (facebook.com/jb.musico), confira também os vídeos do músico no youtube (Johntha Bastos).

Por Franciele Bueno
[email protected]

 

You may also like

4 comments

marcelo 1 20 de abril de 2015, 21:54h - 21:54

Parabéns garoto,voce da SHOW em muito ser que se diz humano,cara sou seu admirador,voce e simbolo de ssuperação de nossa região ,sou de VR,acredito que BARRA MANSA deve ter muito orgulho de ti.

DENILSON 19 de abril de 2015, 22:36h - 22:36

Conheço o jovem e sua família. Ele já se apresentou na Igreja a qual congrego, contou a sua história. Realmente é um exemplo de superação, mas acima de tudo, é o poder de Deus operando em sua vida!

Leitor 19 de abril de 2015, 16:40h - 16:40

Obrigado Johnatha Bastos… Seu exemplo serve de força e garra para os dias que acordamos tristes,decepcionados ou reclamando da vida… Quem quer faz a hora, não espera acontecer!!!! Valeu…

Lurdes 19 de abril de 2015, 20:07h - 20:07

História comovente. Não o conhecia, e é aqui de Barra Mansa. Parabéns e obrigado por nos incentivar a vivermos melhor nossa vida…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996