Procura pelas ‘cinquentinhas’ aumenta após fim da exigência da CNH

by Diário do Vale
Ciclomotores: ‘Cinquentinhas’ são mais econômicas e condutores agora não precisam mais de carteira de habilitação (Foto: Melissa Carísio)

Ciclomotores: ‘Cinquentinhas’ são mais econômicas e condutores agora não precisam mais de carteira de habilitação (Foto: Melissa Carísio)

Volta Redonda – A Justiça Federal de Pernambuco emitiu uma liminar que derrubou a obrigatoriedade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para condutores das motos de 50 cilindradas, as populares “cinquentinhas”. A decisão veio após a Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (ANUC) entrar com uma ação civil pública contra a União Federal. A medida ainda é temporária, mas caso seja aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) valerá para todo o país.
A decisão levou em consideração o fato de que os veículos de capacidade de potência limitada a 50 cilindradas possuem características distintas dos demais como as motocicletas e automóveis, o que não os insere em nenhum nível de habilitação. E foi só a decisão ganhar notoriedade para a procura pelos ciclomotores aumentar.
Em Volta Redonda, o diretor comercial de uma revendedora de multimarcas, Renato Galo, disse que espera que a não exigência da CNH possa popularizar as “cinquentinhas”.
– Espero que as vendas aumentem. A procura ainda está meio devagar, porque ainda não é certo. Mas se não recorrerem dessa decisão, a procura deve aumentar. Na verdade, a venda da “cinquentinha” só não emplacou porque a habilitação era exigida – comentou.
O supervisor de vendas de uma concessionária de motos em Volta Redonda, Hilton da Silva, contou que a procura por esse modelo aumentou bastante nos últimos dias, mesmo com a marca não fabricando esse tipo de veículo há mais de 15 anos.
– Muita gente apareceu aqui procurando essas motos, ainda que a marca não a fabrique desde 1999. Eram as famosas Jogs, que vendiam bastante. Para conduzir essa moto, basta acelerar. Não é preciso passar marcha, nem nada. Então ela passa a ser mais econômica, gastando menos combustível – destacou.
Para o supervisor de vendas, se a decisão for oficializada pelo Contran, talvez seja necessário que haja uma regulamentação para que a condução das motos seja organizada.
– As pessoas estão achando que é só montar, acelerar e ir embora, mas vai muito além. E as noções de trânsito que o condutor precisa ter? E tem mais… O que assusta os condutores atualmente não são as multas, mas os pontos na carteira. Os da cinquentinha não vão precisar se preocupar com isso. Será que vão tratar a questão com responsabilidade? – questionou o supervisor.
Segundo Hilton, grande parte dos proprietários dessas motos de 50 cilindradas costuma fazer mudanças posteriores.
– Uma prática muito recorrente é a do proprietário da motocicleta retirar o escapamento e fazer uma modificação na moto para melhorar sua qualidade. Isso é crime, pois estará mudando as características do veículo – acrescentou.
Na opinião do estudante Carlos Eduardo Garden, a medida não irá prejudicar ninguém, já que as motos serão utilizadas dentro da cidade e não atingem uma velocidade muito alta.
– Creio que não há problema, já que as motos chegam a apenas 60 km/hora e os riscos de acontecer algum acidente são menores – falou.

A moto

As “cinquentinhas” são motos de baixas cilindradas, portanto possuem menor potência. A velocidade máxima que podem chegar é de 60 km/hora, sendo normalmente usadas para circular em perímetro urbano.
O Contran exige a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A em todo território desde o ano de 2004, mas com a decisão, esta exigência passa a não valer mais.

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9 comments

so oleo 23 de outubro de 2015, 23:43h - 23:43

essa reportagem esta errada, pois nunca foi exigido a cnh pra ciclomotor e sim acc, autorização para conduzir ciclomotor, e a decisão da juíza é não precisar mais de acc

fuigura 23 de outubro de 2015, 09:38h - 09:38

Eu tenho uma cinquentinha há 4 anos.E me orientaram q tinha q emplacar.Hj pago um absurdo de Dpvat 200 e pouco e o IPVA em si é somente 80 e pouco.Com essa regulamentação esse roubo vai acabar???

MotoBoy 24 de outubro de 2015, 08:53h - 08:53

uma coisa n tem nada haver com a outra companheiro!!!
as “cinquentinha” vão ter que ser emplacadas normalmente, apenas n vai precisar de CNH.
mais uma coisa e certa, isso n vai pra frente!!!
😛

indignado 23 de outubro de 2015, 06:52h - 06:52

é uma irresponsabilidade desse jornal divulgar uma nota dessa, vai ter gente correndo s concessionarias pra comprar essas motinhas e nad foi definido ainda. Vale lembrar que quem for pego conduzindo essas motinhas sem a devida permissao se tiver cnh que naoseja categoria compativel perde ela e que nao tem leva multa no cpf. Vamos atentar ai gente!!!!!!

Rodrigo 27 de outubro de 2015, 14:15h - 14:15

A função do jornal é noticiar e informar a todos. O que você vai fazer com a informação obtida é de responsabilidade sua, ou de quem estiver lendo.

junior 23 de outubro de 2015, 06:43h - 06:43

Sabe que muita gente vai alterar ela neh so tirar o cabeçote retificar colocar um pistão maior e pronto a cinquenta virou 80 ta na cara q não vai prestar

MotoBoy 24 de outubro de 2015, 08:53h - 08:53

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vlw pela dica brother!!!
😀

luiz 23 de outubro de 2015, 06:37h - 06:37

Quero saber se esta cinquentinha atropelar alguém a 60km o que acontece. Todos veículos motorizados tem que ter CNH. Vai ter muita gente sem noção de transito fazendo besteira se isso ir adiante.

palhaço 22 de outubro de 2015, 22:18h - 22:18

Coitado dos hospitais . O que vai ter de irresponsáveis no trânsito pilotando essas tripas por aí . Mais gasto para saúde pública.

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