quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto para idosos muda de nome, mas mantém foco em Volta Redonda

Projeto para idosos muda de nome, mas mantém foco em Volta Redonda

Matéria publicada em 19 de agosto de 2017, 15:00 horas

 


Projeto consegue reduzir ida dos idosos aos consultórios médicos

Projeto consegue reduzir ida dos idosos aos consultórios médicos

Volta Redonda – O programa “Melhor Idade em Movimento” – uma sequência do então “Viva a Melhor idade” – tem 33 polos espalhados por diversas áreas da cidade, atendendo mais de 7,5 mil alunos ativamente. O projeto é voltado para idosos a partir de 50 anos oferecendo atividades como yoga, dança de salão, musculação, ginástica, natação, hidroginástica e capoeira.

Na opinião do aposentado Célio Pereira Lugão, de 69 anos, o programa melhorou muito qualidade da saúde.

– Tinha muitas dores no corpo e sentia muito desânimo. Depois que entrei no programa ‘Viva a Melhor Idade’, a minha vida foi se transformando aos poucos. E hoje posso afirmar que tive uma melhora de 70% em tudo. Todos os meus exames melhoraram e agora estão normais. Durante as atividades fazemos aulas de ginástica, musculação, caminhada e alongamento e tudo bem orientado pelo professor, o que motiva mais a gente – comentou ele, que há três anos frequenta as aulas de ginástica na arena esportiva Professor Paulo Camargo, no Aterrado.

A manicure Sônia Maria da Silvia Arruda, de 59 anos, e há nove frequenta os programas voltados aos idosos da cidade. Ela também garante que a vida melhorou de uma maneira geral com as atividades.

– Era hipertensa e tinha artrose. Antes eu costumava consultar de três em três meses, por causa da pressão, agora só de cinco em cinco meses, para conferir a saúde. Melhorou a minha disposição e hoje sou mais animada, mais esperta e tenho mais ânimo para caminhar e fazer o serviço de casa e até os meus exames melhoraram depois que iniciei as atividades – disse.

Além disso, a manicure ainda destacou a questão social.

Zuleica Maria Coelho Lugão, de 67 anos, frequentadora assídua da arena esportiva do Aterrado há três anos, confirma que o programa melhorou em todos os aspectos a sua vida social e saúde.

– Depois que comecei a me exercitar o meu ânimo melhorou, tinha pressão alta e problemas de depressão além de quase não andar. Mas agora a minha pressão está controlada e não tenho mais depressão e me sinto mais disposta. Melhorei o meu caminhar e a minha autoestima como também os meus exames todos normalizaram – diz, orgulhosa.

Idoso, mas saudável

O professor de educação física Rômulo de Jesus, que já está no projeto há sete anos, confirma a sequência das ações.

– A nomenclatura mudou, mas as atividades continuam as mesmas. E hoje estou desenvolvendo na arena do Aterrado um trabalho junto aos alunos mais velhos do programa Melhor Idade em Movimento, como também o programa Adulto em Movimento, antigo ‘Viva a Vida’, para pessoas com menos de 50 anos. Além do trabalho junto a crianças – destaca.

Segundo Rômulo, ao praticar atividades físicas orientadas os idosos têm um ganho na saúde do corpo e da mente.

– Além de se acidentarem menos, a prática de atividades físicas proporciona mais disposição para os idosos. Com o tempo o corpo deles vai se adaptando para os exercícios. Observo que muitos deles que chegaram sem coordenação motora melhoraram com as atividades. A autoestima também melhora, proporcionando uma qualidade de vida melhor para este aluno. Mas o que eles também adoram é o convívio e fazer novas amizades. Alguns até não fazem exercícios, mas veem às aulas mais para estar com os amigos – comenta.

 

12 comentários

  1. Isso é coisa de político e o Samuca não é o primeiro a fazer isso. LULA ” inventou” o Bolsa família, que no governo Fernando Henrique já existia com outro nome. É TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

  2. Pagador de impostos

    Pergunta direta para o prefeito. Por que a necessidade de trocar o nome do projeto ? Respostas para a redação do DV.

  3. Eleitor arrependido

    Mudou de nome simplesmente para não manter nenhum vínculo do programa com o ex-prefeito… RIDÍCULO.

  4. Com tanta coisa importante para resolver na cidade, aih vem o Prefeito Samuca com essa de mudar o nome de um projeto…que pra mim já é uma política pública consolidada e exemplo para o restante do país. Porque fazer isso….. só me resta uma conclusão, ferir politicamente o ex-prefeito Neto…. Samuca, seja maior do que isso… o que está fazendo é politica de 2ª categoria…a política que o país todo repúdia neste momento… FAÇA O SEGUINTE, crie algo inovador…trabalhe por uma Volta Redonda melhor….para de politicagem….

    Faço esse comentário em respeito ao nosso brilhante Antonio Cardoso que ao assessorar o Prefeito Neto, deu vida ao Projeto da 3ª idade – viva melhor a terceira idade….

    Será que você tem aihh em sua assessoria alguém com pelo menos 10% de capacidade de criar alguma coisa…..

    Porque uma coisa é certa….a lista dos incompetentes está grande….!

  5. Em tempo, não é WELLERSON o nome verdadeiro do MAGNIFICO GESTOR? Dou um doce à cada cidadão que nele votou e sabe o seu nome.

  6. Ao invés de preocupar com melhorias ,tomam tempo mudando o nome,Ah vai pastar!

  7. Quer dizer que o WELLERSON também adotou os idosos? Só pode ser para explora-los.

Untitled Document