terça-feira, 18 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / UBM renegocia aluguéis em processo de despejo do Campus Cicuta

UBM renegocia aluguéis em processo de despejo do Campus Cicuta

Matéria publicada em 14 de maio de 2018, 14:39 horas

 


Instituição de ensino está com dívida milionária com a CBS


Barra Mansa –
O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Campus Cicuta, recebeu uma ordem de despejo por falta de pagamento de aluguel do chamado Campus Cicuta. A faculdade está endividada com a CBS (Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional), que é o fundo de pensão dos funcionários da CSN. O centro universitário informou, em nota, que no fim de abril foi estabelecido um acordo para a regularização da locação do imóvel do campus Cicuta, com o parcelamento dos débitos, que já está sendo cumprido.

Os débitos da universidade não são somente com a CBS. O UBM deixou de pagar o salário dos professores do campus Barra Mansa por aproximadamente três meses, segundo o SinPro (Sindicato dos Professores) e o Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária do Centro Universitário. Cerca de 500 pessoas, alunos e professores fizeram uma manifestação na terça-feira (08) para reclamar dos salários atrasados.

O UBM também comentou sobre sua situação financeira na nota:

“Devido ao impacto causado pela crise financeira em todo o país entre os anos de 2015 e 2016, o UBM passou a buscar recursos em instituições financeiras, para a cobertura das despesas correntes naquela época. Como o mercado se encontrava restritivo para concessão de crédito nesses anos, as operações acabaram sendo feitas com curto prazo de pagamento e taxas de juros elevadas para os padrões de hoje, ocasionando uma concentração de vencimentos para o decorrer dos anos subsequentes e que comprometeram a manutenção do custeio das despesas mensais da instituição.

Para a melhoria das situações apresentadas, foram estabelecidos os seguintes cenários:

– Com a aprovação de uma nova operação de crédito – que permitirá o alongamento de toda a dívida e com taxa de juros reduzida –, seria gerado saldo de caixa suficiente para regularização dos salários até o final deste semestre. Vale ressaltar, no entanto, que a materialização desta operação ainda demanda mais alguns dias;

– Outra possibilidade: existe uma medida judicial para a liberação dos recursos do FIES, que ainda não foram liberados.

A instituição compreende a situação dos colaboradores e, por isso, está trabalhando para que as dificuldades sejam contornadas o quanto antes. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas nos canais de atendimento e redes sociais do UBM”, diz a nota.

A Cobrapi

O prédio anteriormente era a Cobrapi (Companhia de Projetos Industriais), que era uma subsidiária da siderúrgica. O campus Cicuta foi aberto no início dos anos 2000, quando a Cobrapi encerrou as atividades no local.

A empresa foi comprada por um grupo de empregados na época da privatização e continua funcionando na mesma área de atuação. A Cobrapi atualmente tem endereços no Rio, Belo Horizonte, Vitória e Cubatão.

Como funciona o fundo de pensão

A empresa e os empregados que aderem ao fundo de pensão depositam mensalmente um valor, que é aplicado pela CBS em aplicações financeiras de renda fixa, de renda variável, empréstimos e i móveis, como os prédios da Cicuta, onde o UBM instalou o campus, o Shopping e diversos edifícios na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, além de um em São Paulo. Esses investimentos formam o patrimônio do fundo.

O rendimento do patrimônio (aluguéis dos imóveis, juros de empréstimos e rendimentos das aplicações financeiras) é usado  para pagar os benefícios aos empregados, em forma de complementação de aposentadoria.

 

56 comentários

  1. O grande o problema do UBM se chama desigualdade salarial, quem ganha muito muito ganha muito, ganha pouco na vdd, não ganha nada, pq precisa entrar no cheque especial pra sobreviver e o banco come o salário do pobre coitado, no dia que essa corja que mama for cortada, o UBM vai pra frente.
    Tá hora te tirar a velharada que fica em casa e só vai lá fazer retirada.
    #foravelharada

  2. Cada comentário fora do contexto…
    Incrível..!!!

    • Então explica o real contexto pra gente “”Cadu””
      Você deve ser um dos reitores disfarçado aqui, ou algum pseudo-chefinho kkkkk
      Isso tudo que foi dito nos comentários, não é boato não, os funcionários tem milhares de provas, e-mails, comunicados, extratos de fgts, de conta, etc… Pra colocar no pau depois!

  3. Dbobo não t nada

    Péssima administração, gestores sangue suga, porque não investiram no campus Barra Mansa onde é de vcs ao invés de investir na cicuta que é alugado? Quer saber, vcs merecem quebrar mesmo!

  4. Infelizmente a situação da UBM é ruim, pois se a empresa não têm dinheiro em caixa e recorre aos empréstimos para honrá-los a juros demonstra que a UBM está indo ao encontro da falência. É apenas questão de tempo para que seja fechada a faculdade, ela deveria estar cortando os cursos que são menos procurados e diminuir seu tamanho, já que está sem capital de giro para manter as atividades educacionais. É triste, pois é uma faculdade muito importante na região.

    • Acácio José Figueira

      Além de fechar cursos e outras medidas de contenção de privilégios e mordomias, principalmente para a turma trazida de fora para “salvar a instituição”. Sugiro que os mantenedores e seus competentes filhos desfaçam de seus imóveis em Angra, Cabo Frio, Penedo entre outras, que certamente ajudarão em pagar o que devem aos professores e funcionários.
      Não se preocupem, estão lançando outro “Minha casa minha vida” em Volta Redonda, no relento vocês não vão ficar no momento.

  5. Não existe nos autos do processo que tramita junto a terceira vara cível de barra mansa, nenhum termo de acordo ou qualquer informação ou proposta de pagamento, ao contrário, o processo possui última movimentação em 03/05/2018, onde a ação prossegue.

    Sendo assim e apenas mais uma mentira do UBM.

  6. Morador de Barra mansa

    Ontem mesmo eu vi o Dr Leandro.
    Ou ressuscitou ou você está mal informado.

  7. Antonio Carlos Peludo

    Sempre soube que quem faz o colégio, a faculdade e a universidade é o aluno as entidades dão a base o resto é voce quem faz.

  8. É a concorrência…
    Hoje tem UFF com vários cursos, dos também expandiu cursos, feto sem contar CEDERJ e as faculdades a distância.
    Antes era só ela que tinha Direito , agora tem um monte.Sem contar os outros cursos.
    Medicina e odonto só tem na foa e ninguém faz a distância…

  9. Tem que saber separar.
    Uma coisa é o UBM, parte Pedagógica e de Ensino com recredenciamento do MEC em 2017 com Nota 4, inúmeros cursos recredenciados com conceito 4 ou 5, os projetos se desenvolvendo e atendendo todas as demandas regulares do MEC e a Gestão Pedagógica acontecendo como previsto, com professores qualificados, experientes e competentes, aumentando o número de matrículas em 2017 em relação a 2016.
    Outra coisa é o UBM Gestão Administrativa e Financeira, com inúmeros equívocos, incompetência e de muito papo e pouca ação.
    Outra coisa ainda é a posição dos Mantenedores que estão deixando morrer a galinha dos ovos de ouro.

  10. COBRAPI é Companhia Brasileira de Projetos Industriais, não isso ai que escreveram…..

  11. Os funcionários, estão sem perspectiva alguma, é uma mentira atrás da outra. Pra nós foi informado que o dinheiro do FIES ia cair até semana passada, agora em nota é informado que não foi nem liberado. Como assim??? Já fui aluno e funcionário, e tenho vergonha de dizer. UBM, ou vocês resolvem de vez esta situação esse semestre, ou fecha essa M. Do jeito que tá, não dá mais pra empurrar com a barriga. Cansado de sair na rua e pessoas que eu nem conheço falarem: “Você trabalha na ubm ne? Não ta recebendo né? Negócio ta feio lá” É VERGONHOSO, não só pra mim, mas pra todos vocês, péssimos administradores!

    • O problema, é que os herdeiros são pessoas incompetentes (L.G.) ou não tem interesse nenhum em trabalhar pela instituição (prefere atuar no teatro).

    • Dbobo não t nada

      São 4 famílias de sangue suga (gestores)

  12. E os Nader???

  13. Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Nunca foi considerada uma faculdade de ponta na região. Sempre carregou consigo um estigma de ensino ruim (muitas das vezes injustificado). Seus alunos sofriam chacota no meio acadêmico, mas é uma das poucas instituições fortes que ainda existem em Barra Mansa, gerando divisas para o município com a movimentação de estudantes oriundos de outras regiões, que alugam imóveis e usam os serviços e comércio locais…

    Tinham que fazer uma auditoria nas contas da instituição, uma análise dos balanços e outras demonstrações contábeis, porque pra faculdade ficar insolvente é porque existe algum “dreno”…
    Os filhos sempre cagam as obras dos pais…

  14. desde da época q eu estudava lá, o UBm já timha uma divida na época de cinquenta milhões. na época q lá eu me graduei, a Estácio de Sá tentou comprar, no entanto, o UBM queria q a Estácio pagasse a divida. óbvio q eles não aceitaram. eles ñ vendem, porque lá é banco de empregos dos parentes. mal administrado. A universidade é otima. Eu tinha professores doutores. eu acho q eles deveriam vender já q eles estão falidos.

  15. Vamos tirar a Dilma que o país vai crescer, e aí paneleiros satisfeitos? Temer tem mais é que ferrar com esse povo, ontem lí uma notícia que diz que novas vagas para o FIES cairam em média 60% este ano. Parabéns Temer, parabéns paneleiros, parabéns patinhos amarelos.

  16. Torço pela UBM, formou muitos profissionais de destaque, educação é a chave pra tirar esse país do atoleiro em que se encontra.

  17. Tira a Dilma que o investimento vem.
    tira a Dilma que a gasolina abaixa.
    tira a Dilma que o emprego aumenta.
    os trouxa acreditaram, agora aguenta a peroba.
    e vai ficar pior ainda, seus trouxas.

    • Tira a Dilma que o estoque de vento acaba.
      Tira a Dilma que o dia das crianças não vai ter cachorro.
      Tira a Dilma que termina a saudação a mandioca.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Tchau querida!!!

  18. Com tudo isso as lojas de ternos vão fechar fim dos advogados na região fim da educação! Mais barraquinhas de ambulantes aonde vamos? Meu povo.só assistindo DUPONT,VITA UBM.etc.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Só em VR deve ter outras 3 faculdades de direito. Não exagere…

    • Nossa a Dupont, Vita e UBM estão fechando?
      Onde que voce leu a noticia, pois que eu li é outra coisa. Dupont comprada por outra grande empresa, Vita será administrada por outro grupo medico e UBM continua cobrando em dia os alunos mais nao paga ninguem….

  19. Dinheiro tem o problema é o costume de só pagar em juízo. Tem que executar mesmo porque na hora de cobrar dos alunos sao implacáveis.

  20. funcionário indignado

    Isso ja virou uma palhaçada!!
    Professores com salários atrasados, funcionários desesperados com a situação pq eles não dão nenhuma satisfação, e qdo dão alguma satisfação, descobrimos q é tudo mentira.
    Como uma universidade desse tamanho, com tantos alunos deixa chegar nesse ponto? Não depositam FGTS, não pagaram o 13º salário, Inss também atrasado. Não adianta falar que foi a crise, pq alunos temos, isso é má administração….
    Com certeza os donos não estão com salários, ou suas retiradas atrasadas, sugaram tanto que a fonte secou!!
    Mto triste ver isso acontecer, pq é um lugar bom de trabalhar, uma pena não valorizarem os funcionários e professores, que msm com todos esses atrasos estão aqui trabalhando e tentando serem otimistas!!

  21. Toda reportagem séria mostra oa 2 lados da história.
    Cadê a nota com a resposta da UBM, ou ao menos dizendo que entraram em contato e não obtiveram resposta?

    Todos sabem que UBM ten atrasado salários e tem passado dificuldades… mas em caso desta notícia deveria ter “palavra” da UBM

  22. Fui aluno da UBM, que me abriu as portas do mercado. Infelizmente é assim, quando acaba uma geração, e entra os filhos e/ou netos, a empresa quebra. Foi assim com a Agulhas Negras, que já foi a MAIOR empresa de ônibus de VR.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Jamais foi maior que a Sul Fluminense, pelo menos não em número de veículos…

    • Os herdeiros só querem boa vida!!! Vida de playboy, artista da Globo, etc…

    • Smilodon EU disse de Volta Redonda, pelo que me consta a Sul Fluminense é de Barra Mansa.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Sul Fluminense tem uma gigantesca garagem na Voldac, onde tem sua sede, e opera cerca de 70% do transporte municipal de VR… Ou vc não é da região ou está confundindo a empresa de ônibus com a emissora de rádio de mesmo nome, essa sim sediada em Barra Mansa…

  23. A FOA só permanece em pé porque tem Medicina.
    Vamos torcer para a recuperação da UBM pois é um patrimônio regional.

    • Isto mesmo, Morador de BM. Muito digno seu comentário. UBM ou Sobeu é patrímônio regional. Não só para nós funcionários, mas para toda região. Eu acredito que este vento irá passar e o alento vai chegar!

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Regional não. De Barra Mansa…

  24. pelo visto a UBM está mal das pernas.

    • Maria José Silva Andrade

      O Dalva, o papai Noel, o coelhinho da páscoa e a mula sem cabeça lhe mandam lembranças. Deixa de ser pusilânime e pense nas dificuldades de seus colegas e para de puxar saco dos mantenedores. Você já virou patrimônio e quando sair também vai entrar na fila do calote.
      Me poupe desse papo furado.

  25. É muito triste ver essa instituição que foi uma das pioneiras em nossa região no ensino superior estar dessa maneira. É lamentável os responsáveis deixar chegar a essa situação, isso tudo muito provavelmente (não estou afirmando) mas deve ser roubalheira interna, jogo de interesses enfim… Pois tudo que se quebra nesse país é por causa disso. O UBM era uma das universidades que pagava bem seus funcionários.. Isso está ridicularizando a instituição, denegrindo quem já se formou e está por formar nela. É lamentável mesmo deixa que isso aconteça

    • Lucas Araújo Neves (Aterrado - VR)

      Caro Leitor, além de roubalheiras internas, esses gênios da administração trouxeram um bando de gestores a peso de ouro completamente estranhos a instituição. Patética essa nota, nunca se preocuparam com o bem dos funcionários, lançaram cursos para empregar parentes e desvalorizaram ótimos profissionais que lá tinha, todos compromissados, honestos e competentes. a UBM hoje paga a inconsequência deles. Nunca tiveram responsabilidade social. Outra coisa, o Leandro Chaves não morreu.

  26. Ali dava um condomínio muito legal…

  27. José sejamos imparciais e não politiqueiros

    Fico a pensaire aqui com os meus botões desta velha jaqueta jeans MUITAS EMPRESAS ESTÃO PASSANDO POR SITUAÇÕES FINANCEIRAS DIFÍCEIS, VÁRIAS INDUSTRIAIS, TRANSPORTADORAS DE CARGA E ATÉ DE ÔNIBUS, LOJAS, COMÉRCIO EM GERAL, QUAL O REAL MOTIVO ? VEJAMOS, OCUPARAM O SÉRGIO CABRAL PELA QUEBRADEIRA DO GOVERNO DO ESTADO, SERÁ QUE FOI ELE ? SERÁ QUE TODAS ESSAS ACUSAÇÕES SÃO SÉRIAS ? A INTERNET É A MAIOR FOFOQUEIRA QUE EXISTE, NINGUÉM FALA DO GAROTINHO QUE ATÉ O RESTAURANTE DE R 1.00 ERA MEIO DE. BOM VCS VÃO SABER. SOBRE O CABRAL. O DINHEIRO DESVIADO POR MUITOS E PÕE MUITOS NISSO NUNCA FEZ PARTE DO ESTADO. ERA DINHEIRO FEDERAL PARA AS GRANDES OBRAS… PORQUÊ O SILÊNCIO DELE ? É O CUNHA CRIA DO GAROTINHO HEIM ?

  28. Era Cobrapi ! Companhia Brasileira de Projetos Industriais, e não “Cobrape” . Parece que nunca morou em Volta Redonda.

  29. Tira a Dilma que melhora.
    Deixo aqui meu sorriso.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • kkkkkk O que tem a saída da Dilma, a PRESIDANTA, com a UBM, uma Universidade PARTICULAR. Foi graças aos TREZE ANOS do PT, mais dois do TEMER, que fazia parte da CHAPA PETISTA, que o Brasil tá fudido, ouviu Sempre Voltaço ?

  30. Lucas Araújo Neves (Aterrado - VR)

    Infelizmente fizeram de tudo para levarem ao CTI a instituição. Sou neto de ex-funcionário de lá, que foi demitido sem ao menos um muito obrigado. Todos os colaboradores que faziam a faculdade crescer e ser sustentável foram dispensados de forma humilhante, muitos deles com direitos trabalhistas não pagos. No lugar levaram os filhos dos mantenedores, completamente incapazes e perdulários, que destruíram a SOBEU/UBM.

  31. É INACREDITÁVEL A QUE PONTO SE DEIXOU CHEGAR UMA FACULDADE DE GRANDE PRESTIGIO,RESPEITO E REFERÊNCIA NO CAMPO DO DIREITO E OUTROS ESTUDOS ACADÊMICOS.É LAMENTÁVEL,DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL EM QUE ESTA SE TRANSFORMANDO OS CAMPOS DE ENSINOS SUPERIORES PAÍS A FORA E NÃO EXISTE NINGUÉM COM CORAGEM E FORÇAS PARA EVITAR ESTE MAU QUE ESTA SE ESPALHANDO BRASIL A FORA.

Untitled Document