Barra Mansa: UTI Neonatal do Hospital da Mulher será reaberta nesta sexta-feira

by Diário do Vale
De volta: Seis leitos neonatais serão disponibilizados à população. Iniciativa reduz o índice de mortalidade infantil (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

De volta: Seis leitos neonatais serão disponibilizados à população. Iniciativa reduz o índice de mortalidade infantil (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable (PMDB) reabre nesta sexta-feira (24), às 9h, a UTI Neonatal do Hospital da Mulher. A iniciativa permitirá que os bebês prematuros, abaixo do peso ou que apresentam outros problemas de saúde recebam tratamento humanizado próximo de sua mãe e dos demais familiares.

A unidade reabre suas portas ofertando à população seis leitos neonatais. Na avaliação do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o retorno das atividades da UTI Neonatal representa um grande ganho para as parturientes.

– Em geral, as gestantes que dão à luz no Hospital da Mulher permanecem na unidade pelo período de três dias. Aquelas cujos bebês precisam de atendimento de UTI ficavam extremamente fragilizadas por terem seus filhos transferidos para a Santa Casa ou outras cidades do Estado. Isso abalava a saúde psicológica da paciente e também dificultava o aleitamento do bebê – destacou o secretário, afirmando que a UTI Neonatal reduz os índices de mortalidade infantil no município.

O retorno das atividades da UTI também representa uma economia para os cofres públicos, já que a transferência dos bebês exigia a contratação de transporte especial, além de médico e enfermeiro para acompanhar a viagem.

– Isso sem falar dos gastos dos familiares com o deslocamento para visitar o bebê em outra cidade – completou Sérgio Gomes.

Para reabrir a UTI Neonatal a prefeitura efetuou um contrato emergencial, com duração de três meses. Neste período, a administração vai preparar uma licitação para atender a unidade.

A UTI Neonatal teve suas atividades paralisadas em setembro do ano passado, devido à falta de pagamento do governo municipal a OSs (Organização Social de Saúde) que administrava a unidade.

You may also like

1 comment

Funcionário. 23 de março de 2017, 03:38h - 03:38

Só lembrando que esta uti neonatal hj sera administrada pelo Dr Gorardo , estranho com 3 meses de governo o prefeito nao pode fazer uma licitação ?

Estranho barra mansa possui a intensibaby e a pro Baby que sao e geram empregos na cidade, pagam seus impostos na cidade..

E foi dada a direção a um deputado que nao e da cidade e um pouco estranho., mas sao coisas do Secretario de Saude Dr. Sergio Gomes..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996