quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / E nós com isso? / Intervencionistas se dão mal

Intervencionistas se dão mal

Matéria publicada em 3 de junho de 2018, 08:34 horas

 


Parcela aloprada da direita pede que militares tomem o poder e recebe um ‘não’ bem claro

Pedido negado: Militares deixaram pedido de ‘intervenção’ ficar só nas faixas

E a greve dos caminhoneiros, quem diria, acabou virando muleta para os aloprados da direita. O movimento, em tese, só queria que fossem tomadas providências para evitar que os preços do diesel chegassem à estratosfera, além de outras pautas relacionadas à categoria profissional. Mas a greve, além de fazer com sumissem mercadorias das prateleiras e combustíveis dos postos, se tornou palco para propostas políticas disparatadas.

Os defensores da chamada “intervenção militar constitucional”, mais conhecida pelo verdadeiro nome, “retorno aos tempos da ditadura”, se assanharam.

Eles resolveram “dar apoio” aos carreteiros enquanto tentavam levar o país ao caos para tentar “criar um clima” para que os militares assumissem o poder.

Os intervencionistas se saíram com a sugestão de que não só o presidente da República fosse derrubado, como o Congresso e o STF fossem fechados, convocando-se uma eleição em que não poderiam participar candidatos “ficha suja”. A justificativa é que o Legislativo e o Supremo estariam contaminados pela corrupção.

O detalhe é que, acabando com a maior expressão do Judiciário, não sobra ninguém para decidir quem é “ficha limpa”. Ou eles acham que generais podem substituir ministros do Supremo?

Os militares passam a vida inteira aprendendo as artes da guerra, para defender o país de seus inimigos. Eles existem pra isso. Já os magistrados passam a vida inteira aprendendo a julgar conflitos para decidi-los de uma forma que dispense o uso de força pelas partes.

Notou a diferença? Militar é pra resolver as coisas com o uso da força, se for preciso. Juiz é para resolver as coisas sem que ninguém tenha de usar a força.

O Congresso não é exatamente um poço de virtudes, todo mundo sabe, mas quem quer fechá-lo se esquece de que o povo pode cassar os mandatos dos deputados e senadores desonestos da maneira mais legítima possível: é só não votar neles em outubro.

Se os eleitos forem ruins, é porque o eleitor escolheu mal. Aí, o remédio é esperar mais quatro anos, torcendo para que eles escolham melhor da próxima vez.  Enquanto isso, olho em quem foi eleito e que se usem todos os meios legais ao nosso alcance para que eles não façam bobagem.

 

Vem me limpar?

 

“Mamãe (ou papai), já acabei. Vem me limpar!”. Todo mundo que tem filho pequeno já ouviu isso. A criança, literalmente, fez uma cagada e quer que seus pais a livrem das consequências. Isso porque ela ainda não sabe se limpar sozinha.

Agora, um monte de marmanjos e marmanjas acha que o Brasil é um bebê cagão, só porque o Hino Nacional diz “deitado eternamente em berço esplêndido”. E os militares são papai e mamãe, prontos a usar o estoque de lenços umedecidos para resolver o problema.

Mas o Brasil já é uma criança bem grandinha, entre as dez maiores economias do mundo, com uma constituição legítima em vigor e instituições que, apesar dos pesares, funcionam.

Não dá para o eleitorado abrir mão de suas responsabilidades e pedir para que os militares tomem conta do país. Quem tem que fazer isso é o povo.

Se o povo não gostar do governo – e, podem ter certeza, o presidente Michel Temer está longe de ser um campeão de popularidade – vai ter a oportunidade de trocá-lo. É daqui a quatro meses, em outubro.

 

Nas urnas ou na mira do fuzil

 

Um meme interessante que está circulando nas redes sociais mostra bem o espírito que anima essa parcela da direita: com uma imagem das Armas da República ao fundo, o meme diz “Bolsonaro presidente ou intervenção militar”, dando com isso um enorme prejuízo ao parlamilitar (se me permitem o neologismo).

O que essa turma quis dizer é que, para eles, se a vitória não for nas urnas, será na base do golpe, levando seu candidato ao Planalto à frente de tanques e fuzis.

É mais ou menos como aquele filhinho de papai que vai jogar bola, mas se o time dele perder ele leva a bola embora. Diga-se, a favor de Bolsonaro, que ele nunca apoiou publicamente essa sandice.

É preciso deixar claro que não é toda a direita que quer a volta dos tempos da ditadura. Existe uma parcela dessa orientação ideológica que foca, sinceramente, seus esforços na via eleitoral. E é assim que se disputa o poder numa democracia.

 

Um não bem claro

 

Com clima de caos e tudo, os militares disseram não aos pedidos por intervenção. Literalmente. O general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, disse que a tal intervenção é coisa “do século passado”.

E o general da reserva Antonio Mourão, “queridinho” da direita, foi bem direto: “Tem gente que quer as Forças Armadas incendiando tudo. E a coisa não pode ser assim, não pode ser desse jeito. Não concordo. Soluções dessa natureza a gente sabe como começam e não sabe como terminam”, disparou, acabando por virar alvo de memes raivosos.

Como dizem os americanos, “nice try”. Boa tentativa, direita raivosa. Mas não deu certo.

 

A propósito

 

Em 1964, também ouve “clamor nas ruas” por “intervenção militar”. Por exemplo, as caminhadas “Com Deus, pela pátria e a família”.  Os militares disseram sim.

Desta vez, disseram não. Talvez porque desta vez o “clamor” popular veio de um movimento de uma única categoria profissional.

Talvez porque nossos generais, que de bobos não têm nada ou não teriam atingido essa patente, tenham avaliado que não há apoio interno nem externo suficiente para apoiar uma tomada de poder.

Finalmente, talvez eles tenham concluído que a enrascada em que o país se meteu está tão complicada que assumir o poder seria cumprir uma “ordem absurda”. E todo mundo sabe que ordem absurda não se cumpre. É uma frase muito repetida no meio militar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

61 comentários

  1. Não adianta chorar, é Bolsonaro presidente e Paulo Guedes ministro da fazenda.

  2. No fundo a maioria torce para que o outro esteja errado e se falando de futuro do País na política, pra depois ficar jogando na cara do outro que estava certo.
    Só não podemos esquecer que estamos no mesmo barco!!
    Vejo esquerda se gladiando com direita e vice versa!!!

  3. Fácil. Acessem os documentos liberados pelo governo britânico recentemente, demonstrando como os governos militares brasileiros foram corruptos. Kkkkk esses coxinhas bolsoneticos não leem nada.

    • Sabem sim, mas são velhotas saudosistas lambedoras de coturno, q já estão c a memória fraca ou levaram vantagens à época.

    • Bem, pelo menos eles fizeram muita coisa, e atualmente que só roubam e não fazem nada. E tenho certeza que eles possam ter roubado, nem arranhou a economia do Brasil, uma vez que todos presidentes da ditadura não tiverem seus bens aumentando astronomicamente igual ao lula e demais bandidos.

    • Engano seu. Tudo que temos hoje foi realizado no governo Militar. O período pós Militar, a partir de 1985 só deu início ao caos no Brasil, com alguns anos de tranquilidade com o plano Real e a partir de 2003 começou a corrida pela maratona da corrupção. Como se não bastasse o maior ladrão desde o Brasil colônia, o condenado de 9 dedos, institucionalizou a corrupção no país, em todos os poderes e em todas as esferas e níveis. Esquerda nunca mais. É preciso ter conhecimento histórico mundial, visão e discerninento para saber que o comunismo não é saudável para pessoas normais e decentes. Entenda como quiser. Você não pode mudar os fatos e muito menos a história.

  4. Nem vou ler um texto que, com certeza, foi feito sob medida para petistas…o que quero dizer é que nessa greve de caminhoneiros, quem saiu no lucro foram os empresários…o coitado do caminhoneiro vai continuar no pendura, gente…esse aí vai receber uma migalhinha a mais com a redução do diesel e do pedágio para eixo suspenso e os empresários vão abarrotar ainda mais seus bolsos…foram eles que, sem botar a cara, pararam o Brasil…aquele presidente da ABCAM, José Afonso, é íntimo da classe patronal dos caminhoneiros aotônomos…é só buscar que vai encontrar

    • O começo da sua frase mostra bem o pensamento de coxinhas ignorantes… “Nem vou ler o texto…”
      Vocês não leem nada, não pesquisam nada, apenas reproduzem a lavagem cerebral que a globolixo faz na mente dos incautos. Dá nisso! Bobagem em cima de bobagem!

  5. Meu nome é Zé Pequeno!

    O que a população brasileira deseja é que os “corruptos” em todas as esferas do poder e independemente de sua condição social respondam pelos seus atos.
    Simples assim! O povo não consegue pela sua manifestação de “vontade” afastar várias pessoas que julgam “inaptas” e que ocupam posições nos “Três Poderes”.
    Ocorre que o receio é esperar o término de muito deles pois o “estoque de maldades engendrados e aguardando no forno” podem acarretar consequências inimagináveis enquanto estiverem no exercício dos seus mandatos.
    Mas concordo com o autor no que refere-se ao mesmo “cantilena” de sempre pois somos pobres de imaginação é acabamos repetindo as mesmas ações do passado porém com roupagem nova.
    Não será este ou aquele “político” que fará o “milagre sozinho” exceto se for uma ditadura pois sendo uma democracia o governante não impõe o que deseja e somente com uma bancada majoritária seus projetos poderiam concretizar-se.
    Mas como podemos fazer isso na “Nova Velha República dos Coronéis” onde estas dominam a estrutura do poder em inúmeros estados?
    Agora não são fazendeiros ou possuem títulos militares comprados, mas sim oligárquicas políticas familiares pois é um tal de neto, filho, filha, sobrinho, irmão, irmã, afilhado(a) querendo a boca que dizem serem ruim.
    Se é tão péssimo porque querem roer até os ossos?
    Para resolver tudo isso basta cumprir o que diz a CF 88 e acabar com os dispositivos de infindáveis recursos.
    Somos todos iguais!

  6. Que matéria imbecil e tendenciosa!

  7. Da nojo de ler matérias esquerdistas tendenciosas, seria melhor ter ficado quieto!!! Isso é um jornal ou uma pagina pessoal de relacionamento? Dizer que o Brasil é “uma constituição legítima em vigor” é se escorar em algo fantasioso, essa constituição legítima só da legitimidade para os políticos fazerem oq quem bem entendem, deixar o povo morrer sem saúde, sem uma educação decente e quem deveria fazer algo, o STF não esta contaminado não, é a própria contaminação, só soltam quem deveria estar pagando pelos crimes que cometeram, queria que esse jornalista me dissesse como consegue resolver o problema do Brasil a médio prazo. Não vamos chamar ninguem pra limpar a cagada que estão fazendo não, vamos deixar eles continuarem cagando cada dia mais, depois é só chamar a dilma ou o lula pra resolverem.

  8. Esse jornalista deve ter apanhado muito no governo militar.

  9. Raposão Demolidor

    ótimo texto! Parabéns pela Lucidez! Eu só acrescentaria onde “militar” é sinônimo de eficiencia e honestidade… Veja como, por exemplo, a “falida” pm, por todo país, se corrompeu e se mostra ineficiente no exercicio de suas funções.

    • É bom isso mesmo… vamos generalizar tudo… só me responde uma coisa, quem deve atuar no lugar da PM? Os politicos? os professores? os jogadores de futebol? o batman? …???

    • Raposão Demolidor

      De fato, não é porque 98% da PM é corrupta que devemos generalizar. A PM é o ESTADO representado em uma em nas politicas de Segurança Publica. Os governos que se reinventem para prover este direito garantido pela constituição.

    • Raposão Demolidor Pq vc não respondeu oq eu te perguntei??? vc nem sabe oq quer cara, vc só sabe reclamar, mas não tem uma ideia do que deve ser feito. A solução deve ser o lula voltar né?! aí resolve tudo pra vcs

  10. Quem é a favor pode até querer, mas vamos dar um nome correto a isso: “Intervenção Militar Constitucional” para substituir governo não existe. Não tem amparo constitucional. O nome correto disso é “Golpe de Estado”.

  11. Pagador de impostos

    Parabéns pelo artigo Paulo. A “imagem” da criança que acabou de fazer a “cagada” e chamando o papai ou a mamãe para fazer a limpeza é ótima. De um modo geral, estamos assistindo a muito disso em nossa sociedade. As pessoas procurando alguém para responsabilizarem pelos seus erros ou para corrigirem algo que fizeram e que não deu certo.

    • É melhor chamar alguem pra se limpar do que continuar fazendo a cagada e ninguem fazer nada!!!
      a pessoa ter a coragem de dizer que o Brasil tem uma constituição legítima em vigor é simplesmente ridículo! Essa “constituição legítima em vigor” só serve para manter os corruptos no poder onde um STF só sabe soltar os bandidos que deveriam pagar pela situação que deixaram o país, o STF não esta contaminado não, ele é a própria contaminação. queria saber oq esses esquerdistas comunistas pensam em oq é melhor para o Brasil a médio prazo. transformar isso daqui em Cuba? Venezuela? não me façam rir.

  12. Última vez que leio este colunista. Completamente parcial, despreparado, desinformado e equivocado.

    • Pensou diferente de você então não presta, né analfabeto político?
      Deve ser um Bolsomita, ou então bebê chorão que quer entregar a responsabilidade de seu mau voto aos milicos…

    • Arlete… o que vc acha que resolveria o problema dessa corrupção enraizada no Brasil? Queria só saber oq uma esquerdista pensa. Colocar o lula na presidencia?

    • Arlete. Jornalista não pode ser parcial, pois o jornalismo deve ser imparcial. Além de obviamente emitir texto equivocado, perante aos fatos. É disso que estou falando, ô analfabeta!

  13. TRISTE CONSTATAÇÃO

    Recomendo ao colunista e aos leitores que desconhecem a formação que os generais possuem. “Talvez”, não “certamente”, possam entender que um general é mais preparado para governar o país do que a maioria esmagadora dos políticos.

    http://www.gandramartins.com.br/anatomia/detalhe/id/99681598

  14. Melhor artigo que já lí do colunista em questão. Pessoas maduras assumem seus erros e os resolvem. Imbecis passam a responsabilidade para terceiros.

    • Cara… em que mundo vc mora?! Vc acha que algum político vai levantar a mão e dizer “Me desculpem, eu roubei mesmo e preciso ir pra cadeia, depois que eu for solto eu prometo que vou rever meus conceitos e vou ajudar a fazer o Brasil sair dessa m…”
      Esses políticos não querem resolver nada não, eles só querem que tudo continue como esta, não mude nadinha, vc acha q eles querem passar a responsabilidade pra alguem??? querem é continuar roubando, roubando e nunca vão assumir seus erros… Meu Deus do céus… não acredito que existes pessoas que pensam assim.

    • Caro Denilson. As “pessoas maduras” a qual me referi somos nós mesmos, não os políticos… Pensei que não precisava desenhar.

    • Esse Denilson é burro demais, já mostrou isso outras vezes

    • Getúlio…. o artigo é sobre vc ou sobre o Brasil?!

    • E o Brasil não somos nós? Que difícil de entender, hein amigo Denilson?
      Coincidências a parte, todo eleitor de Bolsonaro tem dificuldade em entender o obvio. Por que será?

  15. TRISTE CONSTATAÇÃO

    O colunista, além de mostrar que não é nada democrático, demonstra completo desconhecimento quanto à formação que os oficiais das FFAA possuem. Ou conhece, e se faz de sonso!
    Selva!

  16. “Diga-se, a favor de Bolsonaro, que ele nunca apoiou publicamente essa sandice”.

    Pelo menos isso né senhor colunista, iria ficar bem mais feio fazer uma matéria tão tendenciosa assim e nem sequer dizer que o candidato atacado (Bolsonaro) não é favorável a uma intervenção militar e nem estimula tais pedidos. Com toda humildade acho que os jornais poderiam ser mais imparciais. Os tempos mudaram, as pessoas nos nossos dias já enxergam jornalistas de uma forma bem desagradável e isso tende a piorar!

    • Então p não ser “tendencioso” tem q falar só o que vc quer ouvir né ? Tende a piorar sim, porque cersseamento de palavras e pensamentos sempre foi a marca desses regimes imbecis.

    • Não dona Geninha, tem que escrever a VERDADE e isso basta! E de qual regime falas? Do Cubano ou Venezuelano?

    • Cubano e venezuelano sim, um golpe militar aqui fará com que o Brasil seja exatamente como Cuba e Venezuela, país sem democracia e governado por ditador, assim será o Brasil com os militares no poder.

  17. Depois que vi uma foto,generais batendo continência para Raul Jugman,perdeu moral

  18. Meu pai é militar, mas defendo a democracia.
    Pois por mais podre que esteja, ainda é a democracia…
    Vote diferente, vote em polícia não profissionais.
    O voto tinha que deixar de ser proporcional.

  19. E assim foi a coluna do jornalista comunista
    Até mais pessoal!!!

  20. Ótimo artigo! Os intervencionistas são piadas prontas. Eles só vivem de mentiras! Nos Hangouts pelo YouTube você consegue dar boas risadas com a idolatria dessa gentalha aos militares.

  21. O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, com o IDH menor que o do Azerbaijão. Somos contráditórios né… Estamos entre as dez maiores, e no 79° lugar do IDH! Outra “verdade” é viver numa democracia criada pelo comunismo… Isso sim é bárbaro! E por fim, quem tem medo de militar senhor colunista, é bandido! Sem contar que os jornais deveriam se basear na imparcialidade, ao invés de serem “frasquinhos de veneno! Não preciso nem dizer que “nossas” urnas são fabricadas na Venezuela, onde o povo está disputando lixo com os cachorros pela rua né, por causa do “excelente” governo do seu ídolo Maduro. MUDA PRA LÁ PORRA, MAS NÃO CAGA NA NOSSA PÁTRIA NÃO, OK?

    • Mas vc c toda sua ignorância, baixo nível intelectual e verbal, c ofensas desproporcional ao jornalista e a muitos q não compactuam c os seu delírio, não esqueça q quem foi presidente da Venezuela foi o Oficial de carreira militar Hugo Chaves.
      Então, antes de expor a sua revolta seletiva, se eduque p quando for debater qualquer assunto, esteja ao nível do seu interlocutor.

    • Esta turma faz vista grossa, Venezuela só está assim por causa do golpe militar dado pelo senhor Hugo Chaves, a lambança instalada na Venezuela é fruto de golpe militar e todos sabem disto.

  22. Temos que mudar o brasil.
    Os políticos que estão governando o nosso país sim estão fazendo povo viver uma ditadura e a escravidão por que roubam e forçam o povo a viver de migalhas e de forma sub-humana para sustentar suas vontades não se trata de colocar Lula ou Jair no poder e sim mostra para todos que podemos tirar toda a casa de uma só vez limpar o pais desta corrupção, quem assumir tem que governar para a nação não emproou de si mesmo como ocorre hoje a intervenção militar e só para limpar a casa, manter todos questão lá sem direito de se reeleger para outro cargo politico.
    Por que o governo não se importa com o povo, reduziram recurso da educação e da saúde e não os salários milionários que recebem.
    Em minha opinião a matéria acima e de desrespeito com o povo brasileiro que esta precisando de apoio.

    • Exatamente geninha…Hugo Chaves, ex-militar que inclusive foi apoiado todo o tempo por Lula, Dilma e toda a cúpula do PT que torraram dinheiro público numa refinaria (Abreu e Lima) que não serve pro nosso tipo de petróleo,mas ao da Venezuela e o da OPEP. Então concordamos que o problema não é ser militar, é ter uma mentalidade esquerdista e terceiro mundista, que nunca nos levará a nada…

    • Alexander seu idiota não existe ex-militar, existe militar da ativa ou da reserva.

  23. Os “nacionalistas” que pregam a intervenção militar são militantes do candidato pastelão que bate continência para bandeira americana e se diz o paladino da ordem. O debate eleitoral na TV esta chegando e ele sentirá o peso de uma intervenção intelectual do Amoêdo, Ciro, Boulos.

    • Melhor votar nulo

      Boulos??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ciro??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Amoedo?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Esse é o sei argumento, Melhor voto nulo? Apenas “risos e gargalhadas”??? Típico de eleitor acéfalo de Bolsonaro… Aposto que apoia a intervenção também. Mais um idiota útil…

    • Cafetão?
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Vote no Boulos rapaz, com esse título só essa raça te representa!

    • Meu Deus… melhor sair dessa coluna… essa doença pode ser contagiosa… O colunista não se cansa de atacar as FFAA pra atingir o melhor candidato q esse país tem que é o Bolsonaro. Deve ter sido empalado durante o regime militar e ficou traumatizado… só pode!!! Ai me vem uma tal de princesa e um tal de cafetão dizendo q Amoedo, Ciro e Boulos farão uma intervenção intelectual… faça me o favor… é muita asneira pra uma pessoa só!!!

    • Concordo Jedi. O que VOCÊ disse é muita asneira pra uma pessoa só… Vomitando aqui.

    • Jedi se seu sabre funcionasse você estaria em Hollywood e não se preocupando com candidato que bate continência para a bandeira de outro país . Compra uma pilha azul para ver se ele acende.

    • Você também é comunista ou simpatizante idiotizada pelos petralhas? Respeite a inteligência dos outros. Não escreva asneiras. Boulos? Manuela D’Avila? Pega leve com a sua estupidez! O João Amoedo sim. Além de ser um cara qualificado ainda tem um economista da envergadura do Gustavo Franco, líder da equipe do Plano Real. Porém, esse candidato não vai ter a menor chance de se eleger, por não ser conhecido ainda e pela falta de cultura política do povo. Sendo assim, só nos resta torcer para o Bolsonaro vencer no segundo turno. Pois esse candidato é o único que pode acabar a corrupção, lutar com afinco no combate contra a criminalidade dando apoio jurídico para os policiais e militares agirem, fortalecerá a lava jato, acabará com verbas para ONGs de direitos (de)humanos. Com o economista Paulo Guedes, um dos melhores do mercado, vai acabar com a economia especulativa, investindo por conseqüência na produção do país, elevando o PIB, vão fazer as reformas necessárias para a retomada do crescimento do Brasil. Aceitem ou não, esse presidenciável é o único que encaixa na camisa do resgate da soberania nacional e da cidadania do cidadão brasileiro. O país tem que se fortalecer e aumentar a sua credibilidade junto ao mercado internacional para buscar investidores e manter relações comerciais que valham a pena e não ficar investindo em países de quinto mundo como o governo de esquerda fez o tempo todo. Gastaram milhões a título de calote com Venezuela, Cuba, Bolívia (refinaria da Petrobrás), entre outros países africanos do mesmo naipe.

  24. As vezes eu pergunto aos que pedem os militares de volta ao poder se eles já combinaram a intervenção com os generais da ativa. Ex- capitão não adianta para um golpe do nível que estão querendo.
    Aliás sempre lembro que não temos mais um Costa e Silva, Castelo Branco, Golbery, os irmãos Ernesto e Orlando Geisel entre outros que estavam na ativa em 1964. Sem falar que eram tempos de Guerra Fria, com o exemplo de Cuba ainda “cheirando a novo”.

Untitled Document