Aeroporto de Resende pode voltar a operar

by Paulo Moreira
Reunião: Objetivo é trazer aeroporto de Resende de volta á atividade

Reunião: Objetivo é trazer aeroporto de Resende de volta á atividade

Resende – O Aeroporto das Agulhas Negras, instalado em Resende, vai receber investimento de mais de R$ 5 milhões e deverá voltar a operar com voos regulares ainda este ano. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 30, pelo Subsecretário de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, durante a Mesa Redonda “Aviação Civil e Aerodesporto em Resende”, realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas.
Os recursos, que são oriundos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), serão utilizados na recuperação da pista do aeroporto, área de taxiamento e pátio das aeronaves; construção de trechos de muro no lado esquerdo da pista; instalação de cerca de proteção; recuperação e complementação de valas de drenagem; e implantação de equipamentos como balizamento noturno, iluminação do pátio, sinalização vertical e GNSS (sistema mundial de navegação por satélite) – medidas que permitirão que as aeronaves possam operar por instrumentos.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Turismo, Raphael Gattás, que iniciou as conversações com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação de melhorias no aeroporto em outubro do ano passado, a reativação do aeroporto beneficiará não apenas Resende, como toda a região.
– O aeroporto de Resende tem uma importância enorme para esta região, que é a que mais cresce no Estado e abriga as mais modernas indústrias do país. Só isso, já justificaria investirmos nele e recuperarmos seu status e sua importância regional. Mas, além disso, a reativação deste aeroporto tem outras vantagens, pois pode abrir novas possibilidades de arrecadação para o município, com a implantação de serviços como o transporte de carga e de valores, por exemplo – disse Gattás.
Durante a Mesa Redonda, que contou com a presença de representantes das Câmaras Municipais de Resende e de Itatiaia, do comando da AMAN, da Polícia Militar, da FIRJAN e da CDL, além dos deputados federais Marcelo Matos (membro da Comissão de Viação e Transporte) e Julio Lopes, também foi apresentado o projeto Parque Cidade Aeroporto, que prevê a utilização da área do entorno do aeroporto para a instalação de equipamentos cultura, lazer e negócios.
– A reativação do Aeroporto de Resende é uma iniciativa de extrema importância, mas ela não virá sozinha. O projeto Parque Cidade Aeroporto prevê o aproveitamento da área do entorno, que é de 458 mil metros quadrados, para a criação de equipamentos de lazer, lago, centro de convenções e toda uma estrutura que traga mais qualidade de vida para a população. Por isso esta mobilização aqui em Resende é tão importante. Precisamos empreender um aeroporto que se faça viável na região e investir também no entorno dele com a criação deste parque. Não tenho dúvidas de que esta intervenção em Resende terá tanto sucesso que servirá de modelo para outros municípios – disse Julio Lopes.

Infraestrutura

O Aeroporto das Agulhas Negras, em Resende, está localizado numa área federal, de cerca de 117 hectares, localizada entre a região do Manejo e Grande Alegria. Com pista de 1.300 metros de extensão (equivalente a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro) e 30 metros de largura, o aeroporto já operou, por cinco vezes, com linhas aéreas regulares. A primeira vez foi em 1989.

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21 comments

Falando Verdades 4 de julho de 2017, 08:53h - 08:53

Resende não tem passageiros com renda para pagar uma passagem aérea. Fadado ao fracasso.

liberdade e propriedade 4 de julho de 2017, 09:16h - 09:16

Engano seu, o preço das passagens aéreas hoje em dia são competitivos com ônibus, e temos vários ônibus saindo e chegando cheios na rodoviária a cada 30 minutos. Os salários pagos nas grandes indústrias da cidade são os melhores da região, entre elas, duas estatais grandes (INB e Furnas). O turismo de negócios de executivos e especialistas das indústrias é grande e da AMAN também.

Rodrigo 22 de julho de 2017, 08:58h - 08:58

Você é tão ignorante que não merece a mínima atenção. Vá estudar geopolítica seu animal e pare de falar asneira pq tenho vergonha por você!

Pedro 3 de julho de 2017, 22:45h - 22:45

Vai começar e parar como foi as outras 5 vezes. As companias aéreas começam e depois largam por falta de passageiros e consequentemente prejuízo. É muito mais vantajoso pegar um vôo no Rio, em Resende pelo menos da última vez era 4 vezes mais. Dinheiro jogado fora essa reforma.

liberdade e propriedade 4 de julho de 2017, 09:03h - 09:03

Passageiros tem sim, basta ver a grande quantidade de ônibus que saem de Resende todo dia cheios em linhas para Rio, SP, etc. Tem que ter preço competitivo com o ônibus e boa divulgação, para USUÁRIOS DE ÔNIBUS MIGRAREM para o avião, em linhas para Rio e SP. O aeroporto está na porta da casa da maioria da população, em local mais atraente que a rodoviária. Aeroportos urbanos são muito cobiçados, veja o caso do Santos Dumont, fica praticamente na Avenida Rio Branco (Coração do Rio). Cadetes e executivos das montadoras são clientes em potencial.

liberdade e propriedade 3 de julho de 2017, 16:44h - 16:44

Os investimentos no aeroporto e as linhas aéreas são muito bem vindas, mas não precisa expulsar o 3° Aeroclube do Brasil e nem o principal Skydive do Brasil, pois eles são muito importantes para Resende. Encontrem um jeito de harmonizar as linhas aéreas e os clubes. O potencial desse aeroporto por estar no centro da cidade é o transporte de pessoas, olha que luxo, linha aérea e desporto na porta dos principais condomínios da cidade, Alphaville, Limeira, etc, prato feito para os executivos das indústrias. Transporte de cargas deve ser em outro aeroporto à construir dentro do Polo Industrial.

edival 3 de julho de 2017, 11:31h - 11:31

Concordo com Claudio L. L. tanto Resende quanto Volta Redonda precisa com Urgência de Aeroportos com Capacidade para grandes e Pesados Aviões com previsão para Transporte de Carga e Transporte de Tropas permita Deus que não, mas em caso de confritos internos ou externos V.R.e Resende serão o Alicerce, estradas e pontes são mais fáceis de serem interrompidas, não podemos ficar só no hoje vejam as estradas de hoje sobra carros falta estradas, em caso de urgências fazer pista para grandes Aviões e demorado pôr isso tem que haver Planejamento.

edival 3 de julho de 2017, 11:29h - 11:29

Concordo com Claudio L. L. tanto Resende quanto Volta Redonda precisa com Urgência de Aeroportos com Capacidade para grandes e Pesados Aviões com previsão para Transporte de Carga e Transporte de Tropas pemita Deus que não, mas em caso de confritos internos ou externos V.R.e Resende serão o Alicerce, estradas e pontes são mais fáceis de serem interrompidas, não podemos ficar só no hoje vejam as estradas de hoje sobra carros falta estradas, em caso de urgências fazer pista para grandes Aviões e demorado pôr isso tem que haver Planejamento.

Odorico 2 de julho de 2017, 20:52h - 20:52

Lembra a história da inauguração do cemitério de Sucupira…

Morador de BM 2 de julho de 2017, 09:06h - 09:06

É um risco anunciado !!!!1

Liberdade e propriedade 1 de julho de 2017, 21:22h - 21:22

Muito bom! Esse aeroporto por ser no centro da mancha urbana é ideal para transporte de passageiros, perto da casa da maioria dos moradores, mais perto que a rodoviária. Tarifas aéreas hoje em dia tem preço competitivo, com boa divulgação tem tudo para dar certo, visto que saem vários ônibus por dia para Rio e SP, cadetes e industriários, são clientes em potencial. E pode ter convívio harmonioso com os voos de lazer, esporte e aprendizagem do 3° aeroclube mais antigo do Brasil, o ACR, e do principal clube de paraquedismo do Brasil, o Skydive Resende. O aeroporto de cargas deve ser outro nas grandes áreas do Pólo industrial na porta das indústrias, o Cluster Automotivo poderia fazer por conta própria, aeroporto privado, o que mais tem em Resende é espaço e plano para isso.

Claudio Lemes Louzada 1 de julho de 2017, 17:57h - 17:57

Boa notícia. Mas sempre é bom lembrar nossas autoridades que aeroporto regional moderno e atual tem também pista de pouso de 1.650 de comprimento por 30m de largura (1.650 x 30m), resistência do piso para suportar 33 toneladas e voo por instrumento GPS (GNSS). Com essas características o aeroporto estará apto a receber turboélices de até 90 passageiros. Não podemos construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado!
Aeroporto Regional = 1.650 x 30m + 33t + GPS
Saudações,

Pagador de impostos 1 de julho de 2017, 10:24h - 10:24

Vamos lá.

1. Sambódromo;
2. Linha Vermelha;
3. Linha Amarela;
4. Via Lagos;
5. Niteroi-Manilha;
6. Arco Metropolitano;
7. Estádio olímpico (Engenhão);
8. Reforma geral do Maracanã;
9. Parque Olímpico;
10. Museu do amanh;ã
11. MAR;
12. VLT;
13 BRT e tem mais.

E a maldita, famigerada, desgraçada (pra ficar por aqui), “Roubovia do Transtorno” não fica pronta. Nunca ficará, pelo visto. Isso mostra a importância política e econômica que Volta Redonda tem no cenário estadual. Servimos mesmo é só para pagar impostos e sustentar essa máquina pública gigante que não nos entrega nada de serviços em troca. Até quando ?

الفتح - الوغد 1 de julho de 2017, 10:53h - 10:53

Sou obrigado a concordar. E não precisa ir longe, não!… Inclua aí a rodovia Pinheiral-Vargem Alegre, com extensão similar e a Barra do Piraí-Valença, todas obras de porte semelhante e que ficaram prontas em prazo recorde… Tem uma cabeça de burro enterrada ali ou uma maldição de algum pajé assassinado, outrora, naquelas brenhas…

Talvez seja mesmo interesse eleitoreiro ou empresarial mesquinho de donos de terras por onde passa a estrada. Enquanto em outros lugares eles chegam a doar os terrenos, aqui querem cobrar caro pelas “desapropriações”, sem falar dos almofadinhas malas do MP e MPF que querem embargar tudo quanto é obra naquela região que vai dali até o Roma, pois para eles é área “non aedificandi” da APA Cicuta, sem falar nos “grilos” com rejeitos da CSN…

Beto 1 de julho de 2017, 03:13h - 03:13

Enquanto isso o aeroporto e a rodovia do contorno não saem do papel aqui em Volta Redonda! Indignado

Voando 1 de julho de 2017, 00:03h - 00:03

Excelente idéia, porém tem que tornar realidade. Chega de …

Mr. Troll 30 de junho de 2017, 23:54h - 23:54

Está tudo pronto para voltar a operar… só faltam passageiros.

??????????? 1 de julho de 2017, 19:54h - 19:54

E o avião.

Brasil 30 de junho de 2017, 23:32h - 23:32

Nunca vai pra frente

É cada ignorante no seu galho 30 de junho de 2017, 22:42h - 22:42

Será que esse aeroporto decola? aliás do lado esquerdo é apenas brejo e ninguém se atreve a andar por lá…muro no brejo é como mourão no brejo. rs rs rs

O Analista 30 de junho de 2017, 22:22h - 22:22

Se não tiver acesso rápido e direto para Volta Redonda/Barra Mansa, esse aeroporto continuará fadado ao fracasso. Resende, com 1/4 da população, sozinha não terá demanda suficiente para viabilizar uma operação comercial estável. Além disso, ele é muito mal localizado. Deveria ficar na Dutra, na região do pólo industrial, ou mesmo em Porto Real. Aí sim atenderia toda a região a contento.

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