sábado, 22 de julho de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Assistência Social em Barra do Piraí firma parceria com Vigor e Senai

Assistência Social em Barra do Piraí firma parceria com Vigor e Senai

Matéria publicada em 10 de janeiro de 2017, 17:58 horas

 


Barra do Piraí – A secretaria de Assistência Social firmou parceria com a Vigor Alimentos e o Senai, do Sistema Firjan, para fomento de curso de capacitação, visando qualificar 30 pessoas como operadoras de Processos de Laticínios. A proposta visa, dentre outras medidas, possibilitar o crescimento profissional e de mão de obra da cidade. As aulas serão ministradas em dois turnos, com 15 alunos cada, dentro do parque industrial da Vigor, no distrito de Dorândia.

O curso de operador de Processos de Laticínios será desenvolvido na Vigor e terá 240 horas de duração, entre março e junho deste ano. A captação dos candidatos será feita pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Já o Senai entra como contratado para poder ministrar o curso, dividido em dois turnos – um pela manhã e outro à tarde – totalizando 30 vagas. Dentro da Vigor estará instalada uma unidade móvel do Senai e laboratórios; já o parque industrial da Vigor também servirá para a capacitação dos jovens.

“Ao fim do curso, os alunos recebem certificado de conclusão. Alguns pré-requisitos foram estabelecidos na parceria com a Vigor e a Assistência Social, tais como ser maior de 18 anos e ter o Ensino Médio completo. Outro ponto interessante é que a Vigor vai dar ajuda de custo para que o aluno se desloque até a fábrica”, garantiu o técnico de Educação do Senai de Barra do Piraí, Rodrigo de Sousa Campista Ferraz.

Uma das mais modernas do Brasil, a unidade da Vigor em Barra do Piraí foi inaugurada no ano passado e gera, hoje, cerca de 100 empregos diretos. Fabricante de marcas conhecidas, como Grego, a empresa tem como pilares o desenvolvimento de políticas de parcerias. De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos, Caroline Santiago, essa é “uma oportunidade que se abre às pessoas que desejam estar atualizadas, aprendendo e melhorando a sua formação”.

“Essa parceria abre portas para um novo segmento que, aos poucos, vai transformando uma região predominantemente metalúrgica em uma região de empregabilidade múltipla. A Vigor irá fornecer as diretrizes das habilidades que buscamos em um profissional para o ramo de laticínios, além da estrutura necessária para a execução do curso. Com isso, o Senai poderá atuar no desenvolvimento dessas habilidades, formando profissionais preparados para o novo segmento de indústria na cidade de Barra do Piraí”, apontou Caroline, acrescentando que a Vigor possui diversos projetos de parceria com a comunidade.

Caroline disse que há possibilidade de a empresa efetivar os alunos selecionados, já que tendem a apresentar melhor formação e mão de obra qualificada. “Há, sim, a possibilidade de efetivação, pois, com a melhoria da formação da comunidade, aumenta a qualidade dos candidatos que recebemos para entrevistas de emprego e, consequentemente, impacta na qualidade do profissional que empregamos. Que essa parceria seja apenas o início de uma nova era, voltada para a formação de profissionais na área de alimentos e que as pessoas busquem cada vez mais conhecimento nesta área”, ponderou.

A secretária de Assistência Social, Paloma Bluk, destacou a importância da parceria para capacitar pessoas inscritas nos CRAS. “Sabemos que muitas pessoas, em especial aquelas oriundas de famílias de baixa renda, têm dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, por falta qualificaç e de oportunidades. Essa parceria que firmamos com o Senai e a Vigor une esses dois polos, dando a capacitação e a possibilidade do emprego. Nosso objetivo é seguir implementando ações como essas, para gerar emprego e renda àqueles que mais precisam”, comentou.

O período de inscrição é de 16 a 19 de janeiro, na sede do Senai de Barra do Piraí, na rua Alan Kardec, na Muqueca. Além da indicação, que precisa passar pelo CRAS, os interessados também passarão por provas objetivas de Matemática e Português, bem como entrevista. O resultado final para posterior matrícula estará disponível em 3 de fevereiro de 2017, também na unidade do Senai de Barra do Piraí.

Um comentário

  1. Enfim, uma notícia boa para a sociedade barrense!

Untitled Document