Brasil e Portugal assinam acordo para internacionalizar startups

by Diário do Vale
Gustavo Tutuca: ‘Precisamos pensar o Rio para além do petróleo’ (Foto: Shana Reis)

Gustavo Tutuca: ‘Precisamos pensar o Rio para além do petróleo’ (Foto: Shana Reis)

Sul Fluminense – Firmar parceria para elaborar ações conjuntas, promover discussões e troca de conhecimento técnico para a internacionalização de startups. Esse é o objetivo do acordo inédito assinado entre o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Governo de Portugal, representado pela Secretaria de Estado da Indústria. A parceria abre as portas de ambos os países para a implantação de projetos e desenvolvimento de políticas públicas de estímulo às microempresas brasileiras e portuguesas de base tecnológica.

O acordo prevê, ainda, a cooperação técnica para promoção e participação ativa do estado do Rio em eventos de startups, em Portugal, e do ecossistema empreendedor português em eventos similares no Rio. Ambos os países se comprometem a promover discussões; sistematizar e disseminar boas práticas neste segmento da economia; propor e elaborar práticas conjuntas e estimular o debate sobre os desafios das empresas nascentes de base tecnológica.

– Precisamos pensar o Rio para além do petróleo. Identificamos a inovação como uma vocação natural do Estado do Rio, e o Startup Rio é um programa de estímulo ao empreendedorismo digital que está inserido nessa estratégia. O governo está atuando como indutor da inovação – afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.

O documento foi assinado após uma breve apresentação do Startup Rio, programa criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que conta com o apoio da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), e do Startup Lisboa. Em seguida, duas microempresas que participam do Startup Rio e três startups portuguesas falaram sobre seus negócios.

Segundo o secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, esta é a primeira missão internacional do Startup Lisboa. Ele destacou a estratégia nacional do país para o empreendedorismo digital e o Websummit, um dos maiores encontros europeus de tecnologia, empreendedorismo e inovação, que acontecerá em Lisboa nos próximos três anos.

– Avançamos no mesmo caminho. Temos todas as razões para estarmos juntos, já que vivemos momentos econômicos e históricos semelhantes. Em Portugal, 50% dos novos empregos estão sendo criados por empresas com menos de cinco anos de existência, e isso demonstra a importância da inovação. Portanto, só temos a ganhar em conjunto – disse o secretário de Portugal.

Com vigência de três anos, o acordo entre Brasil e Portugal vai permitir a troca de informações, networking, mentoria, educação, consultorias em segmentos como economia criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação e biotecnologia.

Presidente da Faperj, Augusto Raupp destacou que as estratégias de estímulo às startups adotadas em Lisboa e no Rio caminham no mesmo sentido, que é o de fomentar a inovação.

– Estamos adotando as mesmas práticas, e isso confirma que estamos no caminho certo. A nossa missão é transformar conhecimento e tecnologia em produtos inovadores. Pra isso, a Faperj vem investindo pesadamente em tecnologia e inovação. A gente tem que se preparar para o futuro, para que as ações tenham continuidade, para que as empresas cresçam – frisou Raupp.

Startup Rio

Lançado em 2014 com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo e transformar o estado um polo de referência internacional em tecnologia, o Startup Rio faz parte de um conjunto de ações que visa diversificar a economia fluminense. O programa já desenvolveu 48 microempresas de base tecnológica. Atualmente, 11 geram empregos e pagam impostos, representando R$ 2 milhões de faturamento bruto desde 2014.  O programa capacitou 300 empreendedores e ofereceu 720 horas de cursos, oficinas e mentorias.

Os portugueses também visitaram o espaço de co-working do Startup Rio, de mil metros quadrados, localizado em um casarão antigo da Rua do Catete, reformado em 2014, com auditório multimídia, sala de reunião, lounges, skype rooms e wireless.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996