Comerciárias já podem contar com Secretaria da Mulher

by Diário do Vale

Resende – As comerciárias dos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real já contam com a Secretaria da Mulher. No último dia 11de janeiro, o Sindicato dos Empregados do Comércio fundou a secretaria com o objetivo é o de assegurar os direitos das trabalhadoras de sua base territorial. A reunião de fundação aconteceu, na Sala de Capacitação do Sindicato, localizada no 5º andar do Resende Shopping, sala 511, no Centro de Resende. Participaram o diretor Sindical Marco Aurélio Ribeiro, o secretário do Sindicato Flávio Moreira e os membros da Secretaria.

Com o respaldo da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (FECERJ), a qual o Sindicato é filiado, a Secretaria da Mulher tem à frente a dirigente sindical e comerciária Simone Pacheco de Mattos. A Secretaria também será integrada pela representante do setor de supermercados, Ana Maria Fernandes; dos shoppings, Ana Paula Lima; do Sindicato dos Comerciários, Heidi de Souza Dias; das lojas de rua, Isabel Cristina da Silva Prado e Maria Aparecida da Cruz; dos shoppings, Miriam Maria Silva Batista; além da assessoria Jurídica, advogada Rita Ribeiro. “Toda a diretoria foi escolhida a dedo para que cada empregado tenha representatividade em determinado setor do comércio, por exemplo, lojas de ruas, shoppings, supermercado, sindicato, entre outros”, explicou o diretor Marco Aurélio Ribeiro, que acompanhou todo o processo de implantação da Secretaria da Mulher.

A diretora Simone Pacheco de Mattos destaca que a Secretaria da Mulher é de suma importância, tanto para garantir os diretos das comerciárias como também tratar de assuntos ligados ao gênero feminino. “Atualmente, 70% dos postos de trabalho da nossa base territorial do Sindicato é formada por comerciárias. A ideia da Secretaria é garantir os diretos das comerciárias com o objetivo de defender a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho. Assim, estaremos promovendo de forma mais assertiva a deliberação de prerrogativas específicas para as mulheres dentro da convenção, uma vez que a maioria dos diretos que existem são para os homens pelo fato de nossa sociedade é mais masculinizada”, defende Simone, ressaltando que a Secretaria da Mulher vai defende os direitos as Leis Trabalhistas; Saúde, Informação e Capacitação.

Simone também informa que a Secretaria vai tratar de questões ligadas ao empoderamento feminino. “A mulher ocupa um papel importante na sociedade e também no mercado de trabalho. No entanto, muitas ainda não sabem a força que têm. Precisamos fazer um trabalho de conscientização com as mulheres. A Secretaria da Mulher quer com a ajuda da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados Rio de Janeiro e Espírito Santo, ser um canal de comunicação e de participação das comerciárias, promovendo ações e debatendo temas diversos do universo feminino e do cotidiano”, salienta.

Para a Simone a Secretaria da Mulher vai ajudar na qualificação profissional das mulheres. “Nossa intenção também passa pela capacitação das mulheres com cursos mais direcionados as nossas trabalhadoras que também querem se desenvolver e crescer na área profissional. Afinal, nós conseguimos fazer uma tripla jornada cuidando da família, da casa e ainda sair para trabalhar”, comenta a secretária, lembrando que as empresas também já têm um pensamento mais positivo sobre a mulher trabalhadora. “Pelo o fato de nós realizarmos nossos trabalhos com destreza, mesmo tendo uma tripla jornada, nos últimos anos, as empresas no setor do comércio estão reconhecendo nosso trabalho e começaram a delegar funções que há pouco tempo só eram dos homens como, por exemplo, a gerência. No entanto, queremos aumentar ainda mais a participação das mulheres nestes postos de trabalho. Para isso, queremos ajudar na qualificação profissional mais específica”, completa.

Apoio: Secretária da Mulher é formada por representantes de cada segmento do Comércio (Foto: Divulgação)

Apoio: Secretária da Mulher é formada por representantes de cada segmento do Comércio (Foto: Divulgação)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996