Coordenação do Procon alerta sobre compras pela internet

by Diário do Vale
Internet cada vez mais usada para compras exige maiores cuidados

Internet cada vez mais usada para compras exige maiores cuidados


Volta Redonda – 
Neste período natalino, muitas pessoas já anteciparam as compras através de encomendas pela internet. No entanto, assim como pode ocorrer nas compras mais “pessoais”, nas lojas físicas, o comércio na rede também pode trazer problemas entre vendedores e consumidores. Caso isso ocorra, o Procon deve ser acionado.

Segundo o coordenador do Procon (Programa de Orientação e Proteção do Consumidor) de Volta Redonda, Rovane Salazar, por causa do atraso na entregas de produtos, alguns clientes de sites de compras irão passar o Natal sem dar, ou receber, presente.

De acordo com Salazar, o atraso na entrega é a reclamação mais frequente no órgão e os campeões de queixas são os sites de compras do Ponto Frio, Lojas Americanas e Mercado Livre.

– A partir do final de outubro em diante já começam as encomendas pelos sites de compras. E é justamente neste período que começamos a receber um montante cada vez maior de reclamações de clientes insatisfeitos. Entre as queixas mais comuns que nos chegam, estão reclamações sobre produtos de cores diferentes do encomendado, atraso na entrega e até a não entrega. Lembrando que o atraso na entrega é a maior reclamação – disse.

O coordenador destacou que entre a primeira e a segunda semana de janeiro este fluxo de reclamações deva aumentar ainda mais. Isso, segundo ele, independente da compra ter sido pela internet.

Técnica do Procon, Gabriela Torres esclarece que a maior dúvida do consumidor é com relação ao prazo previsto para a devolução das compras por desistência. Neste caso, o código de defesa do consumidor prevê situações diferenciadas para compras presenciais ou por internet e telefone.

– O prazo é de sete dias, mas só se aplica às compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como no caso das compras pela internet, por telefone ou por representantes comerciais em domicílios. Este prazo não se aplica às compras nos estabelecimentos comerciais – confirma.

Segundo Gabriela, a desistência não é prevista em lei para lojas fixas. Já a troca só é aceita em caso de defeito. Algumas lojas até abrem mão e aceitam a troca, principalmente os estabelecimentos de roupas e calçados.

Em relação à prevenção contra sites enganosos, Salazar aconselha sempre pesquisar e buscar referência dos sites que não são conhecidos. Além disso, diz que verificar se há reclamações é uma boa opção.

– Aqui no Procon de Volta Redonda ainda não recebemos reclamações de sites falsos. O que mais nos chega é sobre a demora na entrega. E das queixas que nos chegam, conseguimos resolver quase 100%. E apesar de não ter um prazo máximo para a entrega, o consumidor já pode recorrer ao Procon a partir do primeiro dia do prazo estipulado pela empresa para chegar o produto – aconselha.

You may also like

2 comments

Sena 20 de dezembro de 2017, 11:44h - 11:44

Boa cordenador, excelente matéria pois realmente estão demais esses vendedores virtuais.

Sena 20 de dezembro de 2017, 12:08h - 12:08

Corrigindo, diretor.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996