sexta-feira, 20 de outubro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / CSN entrega ao ICMBio chave que dá acesso à Fazenda Santa Cecília

CSN entrega ao ICMBio chave que dá acesso à Fazenda Santa Cecília

Matéria publicada em 22 de setembro de 2017, 16:09 horas

 


Medida cumpre sentença que havia determinado que a Companhia não impusesse restrições à atuação do Instituto no local

No meio: Área de mata atlântica localizada entre Volta Redonda e barra Mansa gera polêmica (Foto: Divulgação)

No meio: Área de mata atlântica localizada entre Volta Redonda e barra Mansa gera polêmica 

Volta Redonda – Acatando sentença da Justiça Federal, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) procedeu a entrega, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da chave dos cadeados das porteiras da Fazenda Santa Cecília, imóvel de propriedade privada, para os acessos 2 e 3 à ARIE – Floresta da Cicuta.

Em agosto, após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Volta Redonda (MPF/RJ), a Justiça Federal havia determinado que a CSN não impusesse restrições indevidas à atuação do ICMBio na Floresta da Cicuta. Na sentença, ficou determinado que a Companhia deveria também assegurar o livre acesso dos agentes do Instituto, quando em atividades de fiscalização ou em ações da política nacional de unidades de conservação da natureza, de imediato, sem qualquer exigência de comunicação prévia ou rotina de preenchimento de documentos.

A ação movida pelo MPF deveu-se ao fato de que a CSN estava impondo restrições aos poderes de fiscalização, gestão, monitoramento e proteção do ICMBio em relação à área de relevante interesse ecológico. Por exemplo, mesmo em situações de urgência, o Instituto deveria avisar a empresa com antecedência a sua ida à unidade de conservação. Além disso, embora a unidade possua três acessos, a CSN somente estaria autorizando a entrada por um acesso extremamente dificultoso, problemático e perigoso, por estrada de terra em péssimo estado de conservação, o que estaria ocasionando prejuízos imensuráveis às atividades de gestão da unidade.

Floresta da Cicuta – A Floresta da Cicuta é uma área de relevante interesse ecológico (ARIE), instituída pelo Decreto Federal nº 90.792/1985 que se caracteriza como unidade de conservação de uso sustentável. Está situada na Fazenda Santa Cecília, nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa.

10 comentários

  1. LIBEROU EM PARTE, JÁ QUE A POPULAÇÃO NÃO TERÁ DIREITO DE VISITA-LA . GRANDE MERDA !!!

    • Pra quê? pros imbecis incendiários colocar fogo lá também? ainda mais que nessa cidade ninguém faz nada para prender esses neuróticos.

    • Tenho certeza que essa Sandra 1 não conhece a Cicuta, senão pensaria diferente. Gente pessimista.

    • Aposentado, eu sou realista me convença do contrário, você mesmo escreveu em outro comentário (cicuta foi linda e bem frequentada, etc) acredito em você, tenho fotos de meus pais e parentes tiradas lá nos anos 70, e agora? o que estão querendo fazer naquele lugar? olha as ruas da cidade, para baixo e para cima, eu só vejo sujeira, sabe aquela padaria ao lado da loja Americana, você teria coragem de tomar um cafezinho naquele chiqueiro? são tantas coisas nem daria para escrever aqui, como posso ser pessimista com coisas que acontece e estão aqui debaixo de nossos olhos. Será que pessoas tem interesse realmente em fazer algo bom na cicuta ou na cidade?

  2. Eleitor insatisfeito

    E o sindicato querendo negociar turno de 8 horas.
    Por que o sindicato não fala que empresas siderúrgicas com turno de 8 horas pagam a seus empregados o dobro do salário que a CSN paga.
    CSN paga salário de empresa chinesa ou seja trabalho escravo.

  3. A Cicuta deixou saudades dos bons tempos do balneário popular. Era um lugar lindo e bem frequentado. Era bem conservado.

  4. الفتح - الوغد

    Muita fumaça podia ser vista hoje, ao longe, na área que corresponde à reserva. Espero que os focos tenham sido controlados…

  5. pescador de plantão

    Oba vai libera a pesca de tilápia. a mesma que desce no rio Brandão.

  6. Estainburgue cumprindo decisão judicial, ou até mesmo TAC (termo de ajustamento de conduta) é algo raríssimo de se ver. Mais raro que encontrar girafa na mata da cicuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document