sábado, 25 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Empresas de ônibus e prefeitura discutem melhorias no transporte

Empresas de ônibus e prefeitura discutem melhorias no transporte

Matéria publicada em 12 de setembro de 2017, 20:44 horas

 


Volta Redonda – O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, recebeu nesta terça-feira, dia 12, empresários de empresas de ônibus de Volta Redonda. O encontro, no gabinete da secretaria, serviu tratar sobre o teste do ônibus elétrico que fará o trajeto do programa Tarifa Comercial Zero e sobre melhorias no transporte público. O secretário reforçou junto aos empresários as demandas da população e ressaltou as condições que o prefeito colocou para que a tarifa dos ônibus fosse reajustada.

— Temos recebido relatos de melhoria e isso é bom, mas vamos intensificar as inspeções fisicamente e de forma aleatória nos pontos de ônibus, verificando, por exemplo, as condições dos veículos. Também faremos mais inspeções pelo sistema de localização GPS, sendo no mínimo 10 inspeções por dia, verificando questões como o itinerário e os horários — explicou o secretário, acrescentando que a cobrança irá aumentar também sobre questões como a dupla função dos motoristas, acesso de idosos, renovação das frotas, instalação de internet Wi-Fi, etc.

— Observamos que os passageiros têm notado melhorias e considero fundamental essa abertura de diálogo oferecida pelo Governo Municipal, tratando tudo de forma transparente, para que as melhorias continuem acontecendo — disse Marcio Carvalho Lima, diretor presidente de uma das empresas de ônibus.

 

Testes do Tarifa Comercial Zero terão participação das empresas

 

Durante o encontro, foi proposta pelo secretário a disponibilidade de um ônibus comum para que seja utilizado nos testes do projeto Tarifa Comercial Zero. Os representantes se mostraram dispostos a participar.

— Nossa proposta é que as empresas disponibilizem um ônibus para que se faça um comparativo com o ônibus elétrico, operando como uma espécie de “sombra” do veículo elétrico, fazendo sempre o trajeto de volta. Isso vai durar um mês — contou Wellington.

O projeto Tarifa Comercial Zero consiste na utilização de um ônibus que irá circular pelos quatro principais centros comerciais do município sem cobrar tarifa dos passageiros, tornando Volta Redonda a primeira cidade do País a oferecer gratuitamente para a população um transporte com ônibus elétrico, sem produção de gases poluentes e ruídos. Além de integrar as regiões comerciais, o projeto vai incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e utilizar o transporte público.

De acordo com o secretário Wellington Silva, a previsão é que o ônibus comece a fase de testes ainda neste mês. “A previsão é que ele circule das 7h às 19h, tendo três pontos de parada apenas: primeiro na prefeitura, depois próximo ao prédio do Escritório Central e na Rua Gustavo Lira”.

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), a expectativa é que o ônibus – com capacidade para mais de 60 pessoas – integre os centros comerciais, virando um dos maiores shoppings a céu aberto do Brasil.

— Seremos a primeira cidade do País com o centro comercial integrado e a primeira cidade do estado com ônibus elétrico gratuito para a população — celebrou.

 

Fiscalização de coletivos

 

A equipe de fiscalização da secretaria realizou na tarde desta terça-feira, dia 12, uma fiscalização em alguns bairros. A equipe recolheu para a garagem três ônibus que necessitavam de melhorias. No Santo Agostinho, dois veículos tiveram que retornar à empresa para melhorias. Um deles apresentava documentação atrasada e o outro estava com bancos danificados.

Já no Santa Cruz, um ônibus também foi recolhido. Entre os problemas apresentados, um pneu desgastado e assentos soltos. Segundo o secretário Wellington Silva, a secretaria realiza constantes inspeções de rotina. “A gente também busca conscientizar as empresas que a gestão pública está atenta a qualidade do ônibus. Queremos criar uma cultura de que o sistema de transporte precisa ser continuamente aprimorado”, destacou.

7 comentários

  1. kdddd
    ar condicionado…wife…renovação de frota
    Ainda não vi.
    Alguém viu?

    • UÉ!!! VAI TER AR CONDICIONADO… “WIFE” (QUERIA SABER: DE QUEM?) QUEM VAI DEIXAR A MULHER DELE FICAR NO BUSÃO O TEMPO TODO? KKKKKK

  2. NESSA DOS ÔNIBUS COM ‘TARIFA COMERCIAL ZERO’? APENAS TRÊS PARADAS DO ATERRADO À VILA/GUSTAVO LIRA? E O BAIRRO RETIRO, NÃO TEM COMÉRCIO E NEM VEZ? QUASE A METADE DA POPULAÇÃO DE VOLTA REDONDA MORA DO OUTRO LADO DO RIO PARAÍBA. É, AINDA CONTINUA FALTANDO ENGENHARIA DE TRÂNSITO E MOBILIDADE. MAS, PELA INTENÇÃO, JÁ É UM BOM COMEÇO. É AGUARDARMOS PRA VER.

  3. Alguém poderia informar quais foram as melhorias apresentadas nos veículos coletivos? Aguardo….

  4. To aguardando ate agora a frota de onibus nova.

  5. Estão esquecendo de fiscalizar as câmeras de monitoramento, acho que as câmeras não enxergam os ônibus parando no meio da rua e não nos pontos, é só ficar num ponto de ônibus aqui no Retiro e irão ver ônibus parando fora do ponto.

  6. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Até agora, À única ação negativa do prefeito Samuca, Foi ter concordado com esse aumento abusivo da passagem de ônibus. Gente à capital à passagem de ônibus o valor = 3,60 . Já aqui em VOLTA REDONDA = 3,80 , IstoÉ um absurdo ! Samuca corrigi o seu erro. Em Volta Redonda o preço da passagem de ônibus , sempre foi menor do que às demais cidades.

Untitled Document