Festividades de fim de ano movimentam a economia fluminense

by Diário do Vale

Rio  – As festividades de fim de ano já estão movimentando a economia fluminense. É nesta época que as empresas começam a se mobilizar para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços. Pesquisa divulgada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) revela que cerca de 10 mil vagas temporárias devem ser abertas no período, somente por este segmento. Segundo levantamento da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, em 2016, este movimento foi responsável por um aumento de 14% na arrecadação de ICMS no mês de dezembro, em comparação ao mês anterior.

As vagas temporárias de fim de ano têm um ciclo padrão. Uma primeira onda é criada pela indústria, a segunda pelo comércio e serviços, e a terceira pelo turismo, com oportunidades em hotéis, restaurantes, casas de show, entre outros. A maior parte dos trabalhadores temporários costuma ser efetivada após o período.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alberto Mofati, os festejos de fim de ano são uma oportunidade de fortalecimento da economia.

– A expectativa de aumento nas vendas se reflete na produção industrial e no comércio. É uma oportunidade de empreendimento que resulta na geração de emprego e renda em todo o estado – disse Mofati.

venda comercio rio - final de ano

Estudo

A pesquisa divulgada em agosto pelo Centro de Estudos do CDL-Rio aponta que dos 500 empresários entrevistados, 19% têm a intenção de efetivar os empregados temporários após o período de festas, contra 38% que não revelam essa intenção. Para os outros 43%, a efetivação depende das vendas e da recuperação da economia.

A pesquisa mostrou ainda que, das empresas entrevistadas, 36% pretendem contratar temporários para o fim de ano e o verão; 50% estão indecisos; 10% não contratarão e 4% pensam em pagar horas extras aos empregados efetivos, caso seja necessário.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996