Governo estadual lança estudo sobre produção de energia

by Paulo Moreira

Importante: Estado do Rio produz mais de um terço da energia produzida no Brasil

Rio – A Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico lançou nesta quarta (16), no auditório do Palácio Guanabara, o Balanço Energético do Estado do Rio de Janeiro (2015 e 2016) e a Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro (2017 a 2031).
O estudo aponta que o Rio de Janeiro manteve sua importância como produtor de petróleo e gás natural. Comparado com 2014, a produção de energia primária apresentou crescimento de 14,4% em 2016, correspondendo a mais de 1/3 de toda a energia consumida no Brasil.
Setores como indústria e transportes, que são diretamente dependentes da atividade econômica, tiveram seus consumos totais de energia reduzidos em 8,5 e 12,3% em relação a 2014, respectivamente.
– A missão desse documento é fundamental para oferecer subsídios e fomentar investimentos na área de energia. É imprescindível tornar transparente o perfil energético fluminense, com suas demandas e potencialidades – explicou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques.

Panorama da oferta e demanda

A Matriz Energética do Rio de Janeiro traz um panorama das condições de oferta e demanda de energia para os próximos quinze anos (2017-2031). O objetivo é fornecer elementos para garantir o suprimento de energia à população e aos meios de produção, com qualidade e menor custo, tendo em vista o desenvolvimento do estado e o bem-estar da sociedade.
O estudo tem fundamental importância para gerar orientações de ações na área energética ao analisar os aspectos tecnológicos, econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, de recursos humanos e a interligação entre eles.
O cruzamento de informações usa como base a estrutura final da energia e as potencialidades energéticas. Também são consideradas as condições socioambientais, assim como as políticas energéticas estaduais e setoriais, além das novas tendências tecnológicas.

Os estudos

Os estudos são resultado do esforço conjunto do Governo do Estado, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e da Petrobras.
A pesquisa, com foco no Rio de Janeiro, reúne informações que possibilitam remodelar a base de dados energética do estado, auxiliando políticas públicas que reforçam a segurança necessária para o suprimento de energia. Um dos objetivos é estimular o interesse de potenciais investidores.
Além de ser um importante banco de dados sobre energia no Rio de Janeiro, o Balanço Energético é uma ferramenta de planejamento do Governo do Estado para a promoção da segurança energética fluminense nos próximos anos. Os dados apresentados apontam uma redução na demanda por energia, como reflexo da recessão econômica vivida pelo país.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996