Governo não inclui Eletronuclear na privatização da Eletrobras

by Diário do Vale
Usinas da Eletronuclear não devem entrar no programa anunciado na segunda-feira

Usinas da Eletronuclear não devem entrar no programa anunciado na segunda-feira

Brasília – O governo descarta incluir a Eletronuclear e a Usina Hidrelétrica de Itaipu no processo de desestatização da Eletrobras. No caso da empresa responsável pelas usinas nucleares brasileiras, o motivo é uma questão constitucional e, no caso de Itaipu, por se tratar de usina binacional dependendo de acertos com o Paraguai.

A informação é do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, em entrevista coletiva nesta terça-feira (22), no Ministério de Minas e Energia.

“Está escrito na Constituição que quem tem de ser o controlador [das usinas nucleares] é a União. A ideia não é ferir a Constituição. Já Itaipu será analisada em função dos acordos bilaterais com o Paraguai”, explicou o ministro.

Tarifa de energia mais barata

A expectativa é de que, controlada pela iniciativa privada, a Eletrobras favoreça, a médio prazo, uma tarifa de energia mais barata. “Com a eficiência e redução do custo, nossa estimativa é de que no médio prazo tenhamos uma conta de energia mais barata”, afirmou.

A decisão de desestatizar a empresa será submetida amanhã (23) ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A União tem 51% das ações ordinárias, que são aquelas com direito a voto.

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, disse que ainda não foi definido o percentual de ações que será repassado à iniciativa privada.

“Isso não será definido, por enquanto, porque temos de seguir os ritos de desestatização previsto na lei”, disse Guardia. “E não há previsão de valores, porque a modelagem desse processo ainda não foi definida. Isso será feito posteriormente”, acrescentou, ao enfatizar que o impacto dessa desestatização não gerará receita primária, não tendo portanto relação com a questão do cumprimento da meta fiscal.

Segundo o secretário, há duas possibilidades em estudo. “A desestatização pode ser feita a partir da venda do controle ou por meio do aporte de capital acompanhado de diluição.” Caso seja adotada a segunda alternativa, o processo seria feito a partir da emissão de novas ações no mercado.

You may also like

3 comments

Skywalker 23 de agosto de 2017, 07:43h - 07:43

Hahaha.
Tarifa diminuir? Igual foi o combustível?
Abaixa o preço para apaziguar os ânimos, um tempo depois aumenta.
Se um empresário tem o monopólio de algo, a tendência é o preço ser elevado. Porque se você não comprar dele, vai comprar de quem?
As panelas se calaram enquanto o pais é depenado.

VOTONULO 23 de agosto de 2017, 06:50h - 06:50

OBA!!!!! AGORA SIM!!!! TEREMOS SERVIÇOS DE ENERGIA ELÉTRICA TÃO BONS QUANTO OS SERVIÇOS TELEFÔNICOS DA VIVO!!!! ENFIM O POGRÉSSIO CHEGOU!!!!! UM VIVA PARA OS COXINHAS!!!!! HAHAHHAHHAHA!!!!!!!!!

guto 23 de agosto de 2017, 08:48h - 08:48

UM VIVA PARA O COXINHAS!!! Há vinte anos atrás só rico tinha telefone fixo e hoje qualquer empregada doméstica tem seu celular… E pensar que o PT e as esquerdas foram contra a privatização da telefonia pública!!!
Os esquerdinhas da zonal sul do Rio só queriam os telefones para eles pedirem drogas para os chefões dos morros!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996