domingo, 23 de abril de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Indústrias do Sul Fluminense registram queda da atividade produtiva

Indústrias do Sul Fluminense registram queda da atividade produtiva

Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2017, 18:32 horas

 


Sondagem Industrial mostra redução do volume de produção e nos investimentos nos próximos meses

Volta Redonda – A Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema FIRJAN na quinta-feira, dia 9, aponta que houve redução da atividade econômica no Sul Fluminense, em dezembro de 2016. O indicador de volume de produção registrou queda (36,4 pontos) e a demanda pelos produtos da indústria foi suprida através da redução do nível de estoques (39,4), refletindo na redução no número de empregados (43,3). A pesquisa varia de zero a cem pontos.

Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

No 4º trimestre de 2016, todos os indicadores da Sondagem Industrial da região Sul estão em linha com os resultados obtidos no estado do Rio. Neste período, os empresários do Sul do estado sinalizaram insatisfação com a situação financeira de suas empresas (31,5). Contribuíram para este contexto a dificuldade de acesso ao crédito (22,3) e a redução da margem de lucro (28,8).

Para o próximo semestre, os entrevistados demostram pessimismo já que a expectativa é de redução na demanda por produtos (45,0), o que impacta na compra de matéria-prima (42,3) e pode refletir na diminuição no número de empregados (40,4). Os empresários também veem com pessimismo as vendas ao mercado externo (44,2).

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 17 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/CIRJ no Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Untitled Document