Inea manda parar operações de navio para navio no Tebig

by Diário do Vale

Angra dos Reis

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) suspendeu a licença para as operações “ship to ship” (navio para navio) na Baía da Ilha Grande. A Prefeitura de Angra dos Reis sofrerá perdas de R$ 300 mil por mês e um total de R$ 3,6 milhões anualmente com a arrecadação de ISS. Os dados são da Secretaria Municipal de Fazenda.
A secretária de Fazenda, Antoniela Lopes, adianta, todavia, que não existirão perdas relativas ao ICMS ou aos royalties do petróleo. No primeiro caso, porque a operação é de exportação e só cabe tributação na origem da mercadoria, que no caso é Macaé; no segundo, porque a Agência Nacional de Petróleo (ANP) não tributa, por entender que as instalações do Terminal não são utilizadas.
Já o secretário de governo Robson Marques diz que essa é uma decisão que para Angra é muito preocupante. Segundo ele, os desdobramentos da medida do Inea vão ser acompanhados de perto.
Para o secretário, é necessário aumentar a fiscalização durante as operações “ship to ship” e aplicar multas consideráveis às empresas responsáveis por eventuais vazamentos. Mas segundo ele, é preciso que a medida seja revista, uma vez que o município não pode perder receita.
— A operação em questão é polêmica e o risco ambiental que ela gera é realmente preocupante, mas hoje existe uma crise de recursos em Angra dos Reis e abrir mão de receita é inaceitável, por isso vamos trabalhar em conjunto com autoridades do Estado para se chegar a um bom termo e o nosso município não sair perdendo — declarou o secretário.
A decisão do Inea estabelece prazo de 60 dias para que essas operações de transferência de óleo cru ou derivados de petróleo sejam interrompidas. A empresa tem 15 dias para recorrer da cassação da licença.
— A Baía de Ilha Grande é um patrimônio ambiental do Brasil, não só do Rio de Janeiro. A decisão tem o objetivo de proteger esse importante santuário da fauna marinha, que foi atingido recentemente por dois acidentes ambientais ocorridos no terminal da Transpetro —explicou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, em nota enviada pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996