Inverno: Vendas têm pequeno aquecimento no comércio de Volta Redonda

Por Diário do Vale

Comércio ainda não conseguiu alavancar as vendas nos meses de frio


Volta Redonda –
Diferente do mês anterior, quando comerciantes comemoram o aumento nas vendas, por conta dos Jogos da Copa do Mundo, julho tem sido um dos períodos mais fracos para o setor. A procura por calçados e roupas de inverno ainda está modesta, deixando lojistas e vendedores bastante preocupados. E não é por menos. As principais ruas da cidade estão praticamente vazias.

A gerente de uma loja de roupas no Aterrado, Daiane Leiroz, disse que o período da manhã é o mais crítico, quando os clientes sequer aparecem.
-A gente fica aqui observando as ruas, organizando a loja e buscando alternativas para atrair o consumidor, mas boa parte do tempo, o espaço fica vazio – ressaltou Daiane.

No ramo há oito anos, a gerente estima redução nas vendas em até 60%, se comparado este ano, com o mesmo período em 2017. E para agravar ainda mais a situação, a queda nas vendas tem outro reflexo, além dos prejuízos dos lojistas: a redução dos salários dos vendedores que perdem as comissões das vendas.

-Antigamente valia muito a pena trabalhar no comércio, por conta das comissões que transformavam nosso salário em valores bem acima do pago em outros setores, mas agora acabamos recebendo o valor básico estipulado para a função, que é bem inferior – ressaltou a gerente.

Daiane vai mais longe, avaliando que por conta da redução dos salários, os vendedores também perderam o poder de compra, agravando ainda mais a situação.

-O que ganho dá para pagar despesas básicas, mas não sobra, e por isso, reduzi meus gastos com roupas, sapatos, entre outros produtos – ressaltou a moça.

As vendas de roupas de cama, mesa e banho, também seguem em queda, a exemplo das demais lojas. Estimativas da gerente de um desses estabelecimentos, Isis Frontino, contabiliza pelo menos 80% na queda das vendas, em relação ao mesmo período no ano passado. A expectativa dela, no entanto, é um pouco maior do que a dos vendedores de outros produtos. Isis acredita que devido às baixas temperaturas, artigos como edrodons, mantas e cobertores, se tornam imprescindíveis levando consumidores às compras.

– Não dá para passar frio e, embora, esses artigos tenham uma durabilidade maior, as vendas de edredons sempre aumentam no inverno – avaliou a gerente da loja.

Estação

A procura por artigos de inverno de fato aquecem as vendas. Pelo menos esta é a afirmação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Adriano Santos, estimando aumento no movimento em torno de 8%”, entre junho e julho.

Outro setor que impulsiona o mercado são os bares e restaurantes. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomercio-VR), Jerônimo dos Santos, as famílias aproveitam o recesso escolar para realizar atividades com os filhos.

-Os pais saem para almoçar, jantar, ir ao cinema e fazer uma programação diferente e isso ajuda a aumentar o movimento no setor de gastronomia e lazer – avaliou.
Segundo as duas instituições, o Rua de Compras, atividades que vem sendo realizadas pela prefeitura em parceria com o Sicomércio e CDL, têm sido outra boa iniciativa para alavancar as vendas, além de divulgar as lojas. Geralmente estes eventos ofertam ainda descontos atrativos e lazer para as famílias.

-Muitas pessoas vêm de outras localidades por conta desses eventos que acabam aumentando nossas vendas – disse Jeronimo.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

CEM Reais para votar, SEM instrução depois 14 de julho de 2018, 13:37h - 13:37

Quando houver OFERTA me avisem.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996