domingo, 24 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Maratona hacker acontece no fim de semana no Sul Fluminense

Maratona hacker acontece no fim de semana no Sul Fluminense

Matéria publicada em 9 de março de 2018, 14:12 horas

 


Volta Redonda – Neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de março, acontece o Hackathon 2018, maior competição tecnológica do Sul Fluminense. O evento, com duração de 28h, vai desafiar 60 competidores a desenvolver uma plataforma virtual que vai reunir informações quanto as demandas por produtos das indústrias e competências técnicas disponíveis na região para o desenvolvimento de inovação. A entrada é aberta ao público, que poderá assistir ao torneio e participar de palestras voltadas para o assunto.

“A proposta do evento é a criação de uma plataforma que possibilite a integração, a troca de conhecimentos, de informações, que servirá como interface entre o setor produtivo, as instituições de ensino e os órgãos públicos. Queremos conectar empresas e instituições de ensino superior e técnico que se complementam nas suas necessidades e especialidades”, esclareceu o professor Efraim Medeiros, um dos organizadores do evento.

Ao todo, 20 grupos, com quatro participantes cada, foram inscritos na competição. Os estudantes e profissionais selecionados vão pernoitar no Sesi Barra Mansa em busca do desafio de desenvolver a base de gerenciamento do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, servindo como um banco de dados que irá conectar as ofertas de maquinário ocioso disponíveis nas empresas, bem como de profissionais qualificados no Sul Fluminense, e as demandas por inovação em produtos do setor produtivo da região. Haverá prêmios em dinheiro para os três melhores projetos.

A abertura oficial do evento começa às 9h de sábado (10). Ainda no sábado, às 14h, a utilização da geo-localização para o desenvolvimento regional será tema de discussão. Logo em seguida, às 15h, os visitantes poderão aprender sobre a importância de uma logística inovadora para o desenvolvimento regional. Já às 16h, o tema será a importância do networking na construção de um ecossistema favorável ao desenvolvimento. Todas as palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na hora do evento.

Os projetos serão apresentados no domingo, dia 11, às 14h. E, às 16h, será realizada a premiação dos vencedores. O Hackathon 2018 é uma realização do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense – formado pela Firjan, Metalsul, Sebrae/RJ e Governo do Estado – e das seguintes entidades educacionais: Senai, UniFOA, UBM, IFRJ, AEDB, UGB e UFF, além do Exército Brasileiro, representado pela Aman.

Sobre o Centro Tecnológico do Sul Fluminense

O Centro Tecnológico do Sul Fluminense visa proporcionar para a região um ambiente com estruturas físicas necessárias para a integração entre micro, pequenas, médias e grandes indústrias, instituições de ensino e demais sistemas de incentivo.

A iniciativa pioneira é um dos principais pleitos dos empresários da FIRJAN na Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento (2016-2025) e tem ganhado cada vez mais corpo. Empresas de todos os portes poderão inovar e desenvolver novas tecnologias sem sair da região, tornando-as ainda mais competitivas.

O centro físico será implantado em um terreno de 200 mil m², à beira da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), sentido Rio de Janeiro, na altura do Km 261, em Barra Mansa.

 

Confira a programação completa:

 

10/03 (sábado)

08h | Credenciamento

09h | Abertura do Evento

10h | Lançamento do Espaço Hackathon e início oficial das atividades

14h | Palestra: A utilização da Geo-localização para o desenvolvimento regional

15h | Palestra: A inovação como prática decisiva na competição global

16h | Palestra: A importância do network na construção de um ecossistema favorável ao desenvolvimento

 

11/03 (domingo)

14h | Apresentação dos projetos

16h | Premiação do Hackathon

 

Untitled Document