Maria Silvia Bastos defende privatizações e cita CSN

by Diário do Vale
Maria Silvia comandou a CSN pós-privatização

Dama de aço: Maria Silvia comandou a CSN pós-privatização

Rio – De volta ao BNDES, de onde saiu após o impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, Maria Silvia Bastos disse nesta quarta-feira que o banco teve papel central nas concessões ao setor privado nas últimas décadas.

Apesar de reconhecer problemas, como na privatização de telefonia, cujos serviços até hoje são criticados pelos clientes pelo alto custo, Maria Silvia avaliou que vendas de empresas públicas na década de 1990 ajudaram a “alavancar companhias deficitárias”.

A executiva citou a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), da qual foi presidente, e que antes de privatização, tinha uma déficit de U$ 400 milhões. Por outro lado, lembrou, o número de funcionários da companhia, uma das maiores do segmento na América Latina na época, diminuiu de 22 mil para 9 mil.

“Olhando para trás, existem críticas, as pessoas falam, sempre dá para aperfeiçoar, mas foi um trabalho muito bem-feito, que colocou o país em outro patamar”, disse a presidenta do BNDES sobre o modelo adotado por Collor, que usou as dívidas das empresas estatais “como moeda na privatização”, disse a presidente do banco.

Revisões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende rever suas premissas de financiamento, segundo a presidenta da instituição, Maria Silvia Bastos. A revisão pode acarretar redução da participação do BNDES, que chegou a até 80% em alguns negócios subsidiados pelo banco público. O BNDES é responsável por financiar setores estratégicos para economia brasileira, oferecendo melhores condições que os bancos privados.

“Rever, pode ser até ficar igual, mas vamos rever”, disse nesta quarta-feira (13) a presidenta da instituição em palestra na Fundação Getulio Vargas, no Rio. “O ambiente é extremamente propício, todo mundo quer fazer isso, provavelmente, alguma novidade deve vir”, completou Maria Silvia.

Caso haja alterações nas premissas de financiamento, um dos primeiros setores a serem impactados será o elétrico, que tem leilões para a transmissão e geração de energia marcados para setembro.
Por isso, as mudanças estão sendo discutidas com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma reunião entre os órgãos será feita nos próximos dias para “revisitar o que está indo bem e o que precisa ser revisitado”, segundo Maria Silvia. A presidenta do BNDES defende medidas que aumentem a concorrência.

Participação privada

Diante da possibilidade de reduzir o percentual de financiamento do BNDES em investimentos de infraestrutura, a executiva quer induzir também o aumento da participação do setor privado nesses negócios. Segunda Maria Silvia, “tem muito dinheiro sobrando (no mercado)”.

– Olha, o papel do BNDES também é de coordenação em relação ao mercado de capitais. Existe uma crítica muito grande, que, em alguma medida, deve ser verdadeira, que o banco, ao ser tão presente e tão forte nos financiamentos, acaba deixando o setor privado de lado – avaliou.

A presidenta do banco também comentou a possibilidade de venda de ações do BNDESpar, subsidiária responsável por gerir as participações do BNDES em empresas privadas e uma das principais fontes de recursos da instituição. Segundo ela, a proposta está sendo analisada, mas “nada será feito de qualquer maneira”.

– Estamos estudando a carteira para entender todos os ativos que temos. Se, em algum momento, entendermos que aquele investimento está na hora de ser desmobilizado, vamos fazer, até porque, o objetivo da carteira é sempre apoiar novos projetos – afirmou.

You may also like

44 comments

ricardo 15 de julho de 2016, 13:42h - 13:42

a dívida da empresa na época da privatização era de R$400,00 milhões como ela mesma diz.
Depois de mais de 20 anos nas mãos do setor privado sua dívida ultrapassa os R$ 9,00 bilhões.
OOOhh dona, nem todo mundo é idiota e imbecil tá. Em qual faculdade a sra. estudou economia ?
Onde a sra. vê vantagem na privatização ? Se tem alguém que levou vantagem na época da privataria foram a
curriola da qual a sra. faz parte.

Rogério 15 de julho de 2016, 10:17h - 10:17

Quem quiser saber quem sai beneficiado com a privatização de estatais é só dar uma olhada na matéria de hoje deste jornal sobre a proposta do acordo coletivo oferecida pela CSN aos trabalhadores. A CSN não se importa em mostrar na imprensa o desvalor que dá a seus funcionários e à população de Volta Redonda. Dona de quase todas as terras da cidade adquiridas por meio de um processo de privatização suspeito impede que cresçamos pela implantação de novas empresas. Se a CSN fosse em Resende, Volta Redonda hoje seria o polo industrial da Região.

Aranha 15 de julho de 2016, 11:52h - 11:52

Vote Não, faça greve, lute por seus direitos.

Ficar em casa esperando que os outros façam por você não adianta.

O governo é apenas um reflexo da sociedade.

roberto s de oliveira 15 de julho de 2016, 08:42h - 08:42

BNDES? Maria Silva só está lá para encobrir os prejuízos causados pelas privatizações antigas. Onde o presidente deu dinheiro para comprarem o país. Agora quer acabar de f… tudo. Pré-sal gera royalties, financiaria educação… e hj que já não o temos? Petrobras patrocina tudo hj em dia, empresa privada não investe no país. Acordem

Fonseca 15 de julho de 2016, 08:36h - 08:36

Nas principais economias do mundo, onde a população tem um padrão adequado e perspectivas, as estatais somente tratam do que é publico – Saude, Educação, etc….vide GB, USA, Alemanha, França, Japão e outro…………Em paises que estão indo morro abaixo, que a qualidade de vida cai e o basico não é atendido, existem várias empresas, entre elas siderurgicas e petroleiras que estão na mão do estado e seus políticos competentes…vide Argentina, Equador, Bolivia, Venezuela e outros….e tem doido que defende isso

Marcelo Bretas 15 de julho de 2016, 10:54h - 10:54

Vá estudar, meu camarada. Nesses países que citou em nenhum momento abriram mão de suas riquezas para o controle externo. Quer privatizar , que o faça em setores que não sejam estratégicos para o crescimento, visando redução de tarifas, melhoria da qualidade e principalmente sem dinheiro público. O que foi feito aqui se resume numa privataria. Só como exemplo na crise de 2008 no USA que é a referência para aqueles que possuem o complexo de vira latas latente, não pensaram duas vezes em utilizar dinheiro público para cobrir o rompo privado. O resto é conversa fiada. Não existe país nenhum no mundo que não cresceu ou cresce sem ajuda do estado. Novamente, vá estudar!!

vovõ garoto 15 de julho de 2016, 12:40h - 12:40

BRETAS: É Q ÊLE SÓ DEVE LER A “VEJA” E ASSISTIR O JN.

Skywalker 15 de julho de 2016, 08:06h - 08:06

O povo conseguiu o que queria. A Petrobras vai baixar a produção. E se privatizar aos poucos.
Investidores estrangeiros “super bonzinhos”, vão comprar o pré sal, que é inviável e só traz prejuízo. Vão investir apenas para ajudar nossa economia. Não vão sugar as riquezas do pais.
Difícil viver em meio a marionetes e depois aguentar as consequências.

santos 14 de julho de 2016, 20:28h - 20:28

tem que investigar ela por esta neste jogo sujo privatista ela sempre esta numa boa não foi a toa que foi chamada para a csn ajudou em sua privatização pelo preço quenem compra um vagão

Thiago 14 de julho de 2016, 12:29h - 12:29

Tem é que privatizar tudo q liga a governo q dai vai t dono pq tudo q tem político envolvido vaibt roubo…..e da nisso aí q tá acontecendo agora crise…país de corruptos e de ladrões fik difícil d se endireitar.

Liberdade e justiça 15 de julho de 2016, 08:46h - 08:46

Sr. Thiago, antes do sr. escrever essa barbaridade, deveria raciocinar mais sobre o assunto, privatizando as estatais os novos donos não vai querer saber de mais nada a não ser ganhar dinheiro e ter lucro e mais lucro a todo custo isso significa que os trabalhadores vão se transformar em escravos. Portanto, ao invez de fazer o que sugere porque não pensar em manter as estatais e criar leis para punir os corruptos, cobrar mais severamente dos responsáveis pelo gerenciamento das estatais ? não acha que o país ganharia muito mais?

Rafa 14 de julho de 2016, 10:57h - 10:57

Legal baixaram de 22 mil para 9 mil com o salário pela metade…. ÓOOOOO e tem babaca que diz que tem que privatizar… e que a CSN vai muito bem…???????? é exemplo!!!!!…. vai ter gente batendo panela porque não tem arroz, pois feijão já esta difícil. Eu queria comer coxinha na panela vazia…

luiz 14 de julho de 2016, 11:57h - 11:57

quem ganha com privatização não é funcionário, é o consumidor, que é quem sempre devia ser a prioridade, o problema é que o interesse concentrado de 10, 15 mil se sobrepoem ao de 200 milhôes

Aranha 14 de julho de 2016, 16:55h - 16:55

Abrir ponto de manhã, ficar andando pela vila, ir em casa e voltar para fechar o ponto.

O povo só tem o que merece!

ricardo 14 de julho de 2016, 10:52h - 10:52

Maria Silvia no BNDES, agora o Steibruch vai quitar toda dívida dele.

ricardo 14 de julho de 2016, 10:36h - 10:36

kkkkkk….a nova presidente do BNDES gosta de citar a CSN como exemplo de privatização. Ela se aproveita da falta de informação dos brasileiros e se novas privatizações forem feitas seguindo este modelo nós estamos é ferrado.
A privatização da CSN foi o que mais de ruim acorreu pra região sul fluminense.

Antonio 14 de julho de 2016, 09:59h - 09:59

Tem que privatizar e tudo, as empresas estatais só serve para enriquecer poucos e os trabalhadores só fica com o resto, veja a petrobras quantos que enriqueceram….

vovõ garoto 14 de julho de 2016, 12:42h - 12:42

Vai lá patinho da FIESP. vai trabalhar 80 hs semanais. Está defendendo.kkkkkkkkkkkkkkkk

Mandela 14 de julho de 2016, 23:43h - 23:43

Vovô. pare de ficar vendo noticia de facebook e acreditando em tudo que é dito em página de face. Se realmente és avô, já deveria ter idade para deixar de ser usado como idiota útil ( foi o Lularápio quem definiu assim quem o apoia e a presidente guerrilheira) e isso não esta em notinha de face, esta gravado em vídeo, é só perder um pouquinho de seu precioso tempo, e procurar no youtube.

vovõ garoto 15 de julho de 2016, 12:51h - 12:51

MANDELA: A SUA FALTA DE CULTURA É ATROZ. TÍPICO PAPAGAIO: “foi o Lularápio quem definiu assim quem o apoia e a presidente guerrilheira”, REPETITIVO, VOLTA P SUA SALINHA P ASSISTIR JN, FAUSTÃO KKKKKKKKKKKK

André Luis 14 de julho de 2016, 09:56h - 09:56

O Estado não precisa ser dono de fábrica , como a CSN, onde era uma empresa deficitária, tinha que estar fazendo manobras para cobrir os rombos, hoje o Estado arrecada imposto, acho que toda empresa que não seja essencial para o Pais, deveria ser privatizada. “Imagine Lula indicando o Presidente da CSN, qual seria o tamanho do rombo.”

Do Contra 14 de julho de 2016, 09:44h - 09:44

Oooooo DV, Presidenta é coisa de PeTralha, afundaram o pais com essa politica de manutenção do estado em empresas que deveriam estar no mercado, alias, privatizaram a Petrobras…..entre eles….
DV…… Presidente.

Juarez 14 de julho de 2016, 09:04h - 09:04

Privatizar patrimônio público significa enfraquecer o estado em prol de grandes grupos privados. Estes, com grande poder de capital interferem nos poderes constituídos protegendo seus interesses e massacrando a massa de trabalhadores.
Sabemos que o setor privado tem compromisso com lucro. E o estado tem compromisso com quem?

Leitor 14 de julho de 2016, 10:04h - 10:04

O estado tem compromisso com o lucro dos grandes grupos privados.

jjricardo 14 de julho de 2016, 08:51h - 08:51

Essa é tão competente que só trabalha em empregos públicos indicada por algum politico se fosse tão boa como diz estaria em um grande grupo financeiro. Vai procurar um tanque de roupa suja sua muquirana.

ricardo 14 de julho de 2016, 10:49h - 10:49

kra….tu disse a mais pura verdade ……kkkkk, como ela tem facilidade de arrumar emprego pq é chegada da curriola não se preocupa com emprego dos restante, os outros que se dane.

Carlos Magno de Oliveira 14 de julho de 2016, 08:48h - 08:48

Esta Senhora faz parte dos entreguistas da soberania brasileira, mais uma raposa a tomar conta do galinheiro. Pobre país!!!!

Romildo-Tricolor 14 de julho de 2016, 08:39h - 08:39

kkk que piada essa mulher …….Privatização é bom pra encher os bolsos dos empresarios , enquanto os trabalhadores ……. engraçado que ela fala com orgulho que a CSN baixou o numero de funcionarios de 22 mil para 9 mil só rindo mesmo ………… por isso que esse País ta uma M…..

luiz 14 de julho de 2016, 11:53h - 11:53

se a empresa continua produzindo normalmente com 9 o que produzia com 22 é por que havia 13 mil encostados fazendo p* nenhuma

Coxinha de cidade-operária 14 de julho de 2016, 08:27h - 08:27

Agora é só aprovar as 80 horas semanais e a aposentadoria aos 75 anos e tudo ficará ainda melhor. Parabéns, paneleiros.

José Silva 14 de julho de 2016, 08:04h - 08:04

É isso aí, privativa, demite milhares, contrata com salários miseráveis, com trabalhadores vivendo uma semi escravidão e ainda sobra uma grana por fora para um monte de políticos que participaram da falcatrua das privatizações… Essa mulher é uma retardada…

Observador da treta 14 de julho de 2016, 07:34h - 07:34

Meu amigo. PRESIDENTE DO BNDES e não PRESIDENTA

Observador de ferro 14 de julho de 2016, 22:54h - 22:54

Voce detesta coisas que soam no feminino. Eu sei
de que voce gosta

frente a frente consigo mesma... 14 de julho de 2016, 04:23h - 04:23

Será como reagem essas pessoas diante de si mesmas?
Se convenceram dessas farsas?
Aqui em Volta Redonda a privatização foi boa para o gringo que comprou…
Quanta família chora pelo desemprego e perda de seus entes queridos.
Me desculpe Maria Silva mas na sua posição acho que não sabe nem mesmo quanto custa um kilo de feijão, sabe bem o que esbarra nos interesses dos que governam por isso esta ai… boa sorte e feliz encontro consigo mesma… e, não minta para si mesma porque por mais que a jaqueta de porcelana clareie a dentição o sorriso fica sem alma…

Roberto Mendezi 13 de julho de 2016, 19:53h - 19:53

Além do péssimo e caro serviço prestado pelas empresas de telecomunicações que foram privatizados, ela esqueceu de mensionar o caríssimo valor das concessões de estradas como a via Dutra e via Lagos. O fim do transporte ferroviário de massa após a privatização da malha ferroviária ex. fim da linha de passageiros que ligava B. Mansa ao Sul de Minas. Salário de fome, total desvalorização dos funcionários e sucateamento da CSN após sua privatização. Vide os muitos acidentes, inclusive fatais nos últimos meses. Não cumpre os acordos assinados por ela para sanar os danos ambientais que causa diariamente ao rio Paraíba ao ar e ao solo (ex V. Grande 4.) Priva a população de frequentar a Cicuta pois a herdou de graça e o povão não é bem vindo… O setor elétrico, após as privatizações, nos presenteou com uma das mais altas tarifas de energia do mundo. A Vale após privatizada arrasou uma cidade inteira e matou o Rio Doce e se esquiva de arcar com os danos e mortes que ela provocou. As Barcas S.A. e trens da Supervia que também foram privatizados estão sucateados, os passageiros viajam em péssimas condições e é comum assistirmos o noticiário mostrando passageiros andando nos trilhos pois as composições enguiçaram durante a viajem. Essas empresas privatizadas não têm nenhum compromisso com o social só desejam o lucro ao custo de salários arrochados, extinção de milhares de postos de trabalho e política de investimento mínimo em segurança e manutenção de suas instalações. E tem muito midiota que apóia as privatizações…..

Ferreira 14 de julho de 2016, 06:42h - 06:42

Antes das privatizações ninguém tinha telefone , era declarado em imposto de renda
Luz acabava todos os dias, as estradas esburacadas e perigosas, a cidade de volta redonda largada, e ainda tem gente que defende esse modelo,,,,,a última lição vinda da Petrobras não serviu para nada????!!

liberdade e propriedade 14 de julho de 2016, 07:15h - 07:15

A única coisa que concordo em privatizar são rodovias, mas no modelo das últimas concessões, como é o caso da Fernão Dias, BR-040 e várias outras atuais. Privatizar companhias em empresas nem pensar.

Constatação 14 de julho de 2016, 07:31h - 07:31

Eles voltaram… O povo está feliz, a bater as panelas (vazias)!

luiz 14 de julho de 2016, 07:58h - 07:58

Falou alguém que deve ou devia mamar numa teta bem gorda.

TO DE OLHO 14 de julho de 2016, 08:24h - 08:24

brincadeira hem , pelo jeito vc nunca trabalhou na CSN, a peaozada abria ponto e ia pra vila , shopping ,ia ate pra angra , e escalava outras pessoas para fechar o ponto, e com a privatização isso acabou sim , a rspeito da casa da volta grande a CSN nao tem culpa , quem tem culpa é a caixa economica e o sindicato , pois a CSN deu o terreno para o sindicato e ele com a caixa contruiram as casas para ganhar dinheiro.
fui numa reunião , a respeido disso e os passa fome da volta grande não querem resolver situação , os que eles perguntam é o seguinte : quanto vamos ganhar na justiça,o povosó pensa em ganhar, e ferrar os outros , enquanto o povo pensar dsta forma vao ter a cabeça igual a sua meu amigo.
Quer ganhar bem , subir cargo , pega um caderno e vai estudar , fazer curso .

Romildo-Tricolor 14 de julho de 2016, 08:36h - 08:36

Falou tudo ….

Pro to de olho. 14 de julho de 2016, 23:10h - 23:10

ANTES OS PEÕES PASSEAVAM PELA PRAÇA BRASIL. Hoje poucos que fazem parte da cúpula, do comando fazem turismo internacional gastando bem mais do que era dividido entre os funcionários. E pior sem fazerem p nenhuma.Pobre povo escravo que gostam de torturar os seus semelhantes .

VAI VENDO 13 de julho de 2016, 19:38h - 19:38

Privatizações só dá mais prejuízos para nós.

As empresas são vendidas para os compradores que pegam dinheiro no BNDS para quitar (mas não quitam) e depois ainda pegam mais empréstimos para investimento.

A solução é limitar as empresas estatais com leis cercando a corrupção e a administração pessoal, ou seja, fazer a empresa estatal ser mais eficiente.

Liberdade e justiça 14 de julho de 2016, 07:59h - 07:59

Concordo plenamente com você…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996