Palestra Business Model Canvas é chance para quem quer inovar

by Diário do Vale

Volta Redonda – O número de adesões e o preço da taxa de inscrição para a palestra Business Model Canvas, vem aumentando com a chegada do evento. Pelo menos 30 pessoas já se inscreveram para participar desta oficina, que acontece dia 16, no Sebrae,  Aterrado.

O evento, com inscrições iniciais a R$ 80,00, passando para R$ 120,00, tem o objetivo difundir o modelo de startups dentro da inovação Canvas, que utiliza uma ferramenta de planejamento estratégico, permitindo desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Este programa, desenvolvido pelo Sebrae,  garante ao empreendedor desenvolver suas ideias de negócio ou até mesmo repensar um modelo de negócio  existente no mercado. Tudo pode ser feito em algumas horas, ao contrário do que ocorre com as metodologias praticadas pelo mercado, prevendo a elaboração estratégica de startups em até dois meses após pesquisas.

– As startups são modelo novos, arriscados, que ninguém testou e, por isso, demandam tempo para avaliação – ressaltou a analista do Sebrae/VR, Helana Daer, lembrando que dentro da metodologia Canvas, se torna possível, no entanto, avaliar e responder os principais questionamentos, imprescindíveis, para a abertura de uma startup.

Perguntas como o que vender, para quem e como vender, são tarefas iniciais a serem respondidas por quem se interessa em abrir uma startup. O modelo de negócio deve  ainda ter respostas para questionamentos como: qual é a fonte de renda e como fazer a entrega. O Canvas é apresentado em nove blocos, que formam o conceito do negócio, ou seja, a forma como o empreendedor irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

As perguntas iniciais para aberturas de startups estarão desmembradas em novos blocos previstos pelo modelo Canvas: Proposta de valor; quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa; como o cliente compra e recebe seu produto e serviço; como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente; quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;  quais os recursos necessários para realizar as atividades-chave; quais são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa; e por fim, quais as fontes de receita e Estrutura de custos.

Fase de preparação

Quem passar pela o oficina Canvas não estará pronto para definir seu modelo de startup. Esta etapa é apenas um aquecimento para o “Startup Weekend”, a ser realizado durante o final de semana, após a oficina. O primeiro Startup Weekend foi realizado em Boulder, no Estado americano do Colorado, e reuniu 70 empreendedores para tentar criar uma startup em 54 horas.

Desde então, já foram realizados mais de 1,5 mil eventos em 726 cidades do mundo com a participação de mais de 123 mil empreendedores e em que foram criadas mais de 13 mil novas empresas. Em Volta Redonda não será diferente. Durante o evento, os participantes apresentarão suas ideias de negócios, com objetivo de atrair outras pessoas para suas equipes. Ao final, as equipes apresentarão seus protótipos e receberão uma avaliação de mentores e especialistas em inovação e tecnologia. A equipe que apresentar o melhor desempenho será premiada.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996