terça-feira, 22 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Prefeitura de Barra do Piraí convoca 150 professores concursados

Prefeitura de Barra do Piraí convoca 150 professores concursados

Matéria publicada em 23 de Janeiro de 2018, 17:46 horas

 


 Chamando: Prefeito participa do ato de convocação dos novos profissionais

Chamando: Prefeito participa do ato de convocação dos novos profissionais

Barra do Piraí – Para zerar o déficit de professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Barra do Piraí convocou, nesta semana, 150 professores de diferentes áreas, aprovados no concurso público de 2016.
Mais que ocupar a vaga nas salas de aula, o chamamento de novos docentes também irá proporcionar mais qualidade ao ensino, sobretudo porque era costumeiro que outros profissionais da área assumissem mais de uma turma, o que poderia gerar queda no seu rendimento, apesar de receberem pelo Regime Especial de Trabalho (RET). Nesta terça, 23, o prefeito Mario Esteves se reuniu com os educadores chamados, no Royal Sport Club, para dar as boas-vindas ao grupo.

De acordo com o secretário de Recursos Humanos, Alex da Silva Barbosa, o chamamento serviu para suprir toda a carência apontada pela Secretaria de Educação do município. Quando questionado a respeito de como ficaria a folha de pagamento, e se poderia comprometer os próximos meses, Alex frisou que, com a aposentadoria de alguns professores, foi possível esse ganho.

“Com a convocação, os valores gastos ficam muito próximos, tendo um ganho absurdo em qualidade de ensino. Sempre se criou o costume de pagar com o chamado RET, no qual um professor assumia duas turmas recebendo outro salário. Com esse chamamento, cada turma terá seu professor, e, com isso, qualidade dentro das salas de aula. É um ganho paras todos: professores e alunos”, disse.

No encontro com os convocados, a secretária de Educação, Glória Guimarães, a Glorinha, emocionou-se ao falar da satisfação em zerar o déficit de professores que há na rede municipal de ensino. “Faço parte desta rede, como professora concursada, há mais de 32 anos, ou seja, para mim, é duplamente uma emoção testemunhar o momento em que um governo, finalmente, assume a Educação como prioridade e toma uma atitude dessa magnitude, para que todas salas de aula, em todas as disciplinas, tenham seus professores. No ano passado, quando assumi a secretaria, encontramos uma estrutura destroçada. Hoje, vemos um grande salto, não só com a convocação de 150 educadores, mas, também, as reformas das escolas. Estamos avançando a passos largos”, comemorou a ex-diretora, com lágrimas nos olhos.

Já o chefe do Executivo destacou o esforço do governo municipal para tornar possível uma contratação com esse contingente de profissionais. “Em 2017, ao assumirmos a prefeitura, encontramos uma dívida consolidada de mais de R$ 70 milhões. Havia um verdadeiro colapso nas finanças do município, de modo que precisamos, naquele momento, aplicar o remédio amargo, mas que cura. Os resultados estão aí: fechamos o ano no azul, mesmo com a queda de quase R$ 40 milhões na arrecadação, e, agora, conseguimos avançar para a Educação, criando centenas de vagas no último concurso, para que seja possível essa grande convocação. É um momento histórico”, finalizou.

Untitled Document