segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Prefeitura quer incentivar o turismo de lazer em Volta Redonda

Prefeitura quer incentivar o turismo de lazer em Volta Redonda

Matéria publicada em 23 de novembro de 2017, 19:34 horas

 


Volta Redonda – Um plano estratégico para o fomento do turismo de lazer em Volta Redonda foi discutido numa reunião com os hoteleiros da cidade na noite desta quarta-feira, dia 22, no auditório da prefeitura. Com a presença do prefeito Samuca Silva, os empresários e a equipe técnica da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo elencaram pontos necessários para o crescimento do setor.

Atualmente, a maior taxa de ocupação dos hotéis no município acontece nos dias úteis, enquanto nos finais de semanas cai o número de hóspedes.

“Isso é reflexo, obviamente, do turismo de negócios que é bem característico do município. Sempre acreditei que Volta Redonda é o centro da região, com a melhor estrutura para receber os visitantes. Queremos, agora, investir no turismo de lazer. Isso é possível pela posição geográfica de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva, citando a parceria da CVC, maior operadora de turismo do país, com o município.

A partir de dezembro, oficialmente, a agência venderá pacotes partindo de Volta Redonda (hub turismo) para dois destinos: as fazendas do Vale do Café e um parque aquático de Barra do Piraí. Os visitantes passam o dia nas cidades vizinhas e retornam à Volta Redonda para dormirem, conforme propôs os representantes da agência de turismo, utilizando a rede hoteleira da cidade. Hoje, segundo levantamento da secretaria municipal, Volta Redonda possui 1,5 mil leitos em 13 redes de hotéis.

“Estamos próximos à região das Agulhas Negras, com Parque Nacional de Itatiaia e Penedo; do interior de Minas Gerais com Santa Rita de Jacutinga, Passa Vinte e Rio Preto; do litoral com Angra dos Reis e Paraty, além do Vale do Café nas cidades Valença (Conservatória), Vassouras”, listou Gil Cunha, assessor de Turismo de Volta Redonda.

Estratégias

Na reunião, foi decidido que será realizado um inventário turístico para formatar produtos para serem oferecidos aos visitantes da cidade. Foram citados o Parque Municipal Fazenda do Ingá, que possui 211 hectares de Mata Atlântica, e o Zoológico Municipal, além de um roteiro gastronômico e da vida noturna.
“Há uma tendência mundial do crescimento de turismo ecológico e de esporte radicais. Volta Redonda tem duas áreas que podem entrar nesse circuito, Zôo e a Fazenda do Ingá. Mas, para isso, não vejo o fomento do turismo sem a participação ativa da iniciativa privada”, observou o prefeito Samuca Silva.
Além disso, foram propostas a criação do Contur (Conselho Municipal de Turismo), com representantes empresariais e governamentais; o FunTur (Fundo Municipal de Turismo); o Calendário Anual de Eventos e Plano Municipal de Turismo, além de um portal na internet e o mapa da cidade com as opções de lazer.

20 comentários

  1. Que tristeza que um prefeito com uma imagem ainda longe de ser firmar entre nessas ilusões de “chanceler” do Qatar e, agora, “turismo” em Volta Redonda. Só gol contra…

  2. Temos a CSN, temos a Rodovia do Contorno, Aeroporto, Arena Olímpica, Parque Aquático na ilha, temos a Cicuta, fazenda Sta. Cecília, Zoológico, parque natural do Ingá e outros lugares para serem visitados. É só marcar com 10 anos de antecedência.

  3. Agora com o turno de 8h na CSN VR realmente será a cidade do lazer…pars homens de outras cidades paparem as esposas da boiada! Hahahaha

  4. Turismo em volta redonda só pode estar de brincadeira, é a cidade mais feia do Estado do Rio de janeiro, e a mais poluída. Não tem nada de bom lá, até os minhocas da terra no fim de semana fogem de lá.

  5. Se o Samuca for homem corajoso suficiente para implantar o parque no Aero a cidade entra para o circuito turístico.
    A área comporta um enorme bosque, complexo esportivo, gastronômico, lagos, pista de caminhada, escola de equitação, esculturas, teatro ao ar livre, centro de convenção tudo com um conceito de preservar o meio ambiente, criar uma área central verde que atenuará a bolha de calor urbana dessa cidade cinza e imunda ao invés dos projetos canibais de shopping ou de edificações que irão impermeabilizar o solo causando inundações em dezenas de bairros.
    Basta o Samuca virar a cadeira e coçar a barba enquanto olha aquela enorme foto da curva do rio que tem no gabinete dele.

  6. Gente não quero cortar o barato de ninguém,mas Volta Redonda é um tédio no final de semana.
    Quem pode se manda…

  7. pode ser um turismo ecológico…dentro da mata da cicuta…meus irmãos curtiram muito a cicuta a uns 50 anos atrás… fazer um parque…tirolesa…mirantes… ver UANÁ ETE Vassouras RJ

    • A cicuta não comporta mais isso. O impacto ambiental é muito grande. Já foi a época pra isso.Cicuta e uma Área de Relevante Interesse Ecológico pra ser preservada e não um parque nesses moldes.

  8. Romero "Grande acordo nacional" Jucá

    Turismo em VR. Mais uma na conta do anedotário da política regional…

  9. Poderiam promover sorteios, tendo como prêmios pacotes turísticos em VR.

    1o Prêmio: 3 dias, com tudo grátis em VR.
    2o Prêmio: UMA SEMANA, com tudo grátis em VR.

  10. Só pode ser piada: Quem vai se hospedar em V.Redonda para ir na praia em Angra e Parati? Visitar o Parque de Itatiaia? Visitar cidades do Vale do Café? Político parece que vive em outro planeta, não sabe conviver com a realidade. Volta Redonda praticamente não tem atrativos turísticos e ninguém mentalmente saudável vai enfrentar dezenas de quilômetros de ruas esburacadas só pra dormir em seus hotéis.

  11. Vai cuidar da cidade !

  12. Igual a rua do lazer , fica vazia o tempo todo e causa um transtorno para quem usa a perimetral . Vai pra ilha são João.

  13. Turismo?! Visitar a praça Brasil, shopping e o zoológico? Eu hein……

  14. Sonhar não custa nada, seu GESTOR.

  15. E so fazer um turismo para ver as crateras de buracos feita pelo SAAE na cidade toda Mai’s os buracos tapados com aquela usina de asfalto de Volta Redonda que foi uma furada asfalto ruim chove sai tudo.

  16. Antes de fazer turismo no zôo tem que cuidar dos animais que estão todos muito mal cuidados sem condições de espor estes coitadinhos tidos magros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document