Programa de concessões do governo prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões

by Diário do Vale
Foco: Ferrovias terão prioridade no novo plano anunciado pelo governo (Foto:Divulgação)

Foco: Ferrovias terão prioridade no novo plano anunciado pelo governo (Foto:Divulgação)


Brasília –
A nova etapa do Programa de Investimento em Logística que está sendo anunciado neste momento pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, prevê a aplicação de um total de R$ 198,4 bilhões, com o objetivo de destravar a economia nos próximos anos. Os recursos serão usados em projetos de infraestrutura, pela iniciativa privada, como rodovias, ferrovias, aeroportos e portos.

O ministro ressaltou que a proposta é viabilizar as concessões ainda no mandato da presidente Dilma Rousseff e acrescentou que o governo tem conversado com governadores para discutir os investimentos regionais. Para as rodovias, serão destinados R$ 66,1 bilhões. As ferrovias receberão R$ 86,4 bilhões. Já os investimentos nos portos somam R$ 37,4 bilhões e aos aeroportos serão destinados R$ 8,5 bilhões. Do total de recursos previstos, R$ 69,2 bilhões serão investidos entre 2015 e 2018. A partir de 2019, o programa prevê investimentos de R$ 129,2 bilhões.

Dessa forma, o governo quer estimular o uso de instrumentos financeiros para canalizar recursos privados para projetos no médio e longo prazos.

O anúncio está sendo feito no Palácio do Planalto com a presença de empresários, especialistas e autoridades do setor. Ele prevê a concessão de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as empresas vencedoras de alguns leilões.

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2 comments

Renan Spolon 10 de junho de 2015, 14:34h - 14:34

Só esqueceram de falar a palavrinha mágica. Privatizações.

Al Fatah 10 de junho de 2015, 07:28h - 07:28

É uma boa medida. Todas as grandes economias do mundo saíram das crises investindo em obras, principalmente as de infraestrutura, que eliminam gargalos encarecedores de custos… As ferrovias, aliás, deveriam ser mais utilizadas no transporte de produtos acabados, em vez de só carregar commodities para exportação (minério, aço, grãos). O transporte ferroviário é muito mais barato que o rodoviário, o que influenciaria no valor final do produto…

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