Resende aposta na diversificação da produção rural em distritos

by Diário do Vale

Resende – A diversificação da produção rural, com investimentos em novas culturas, é a aposta da Prefeitura de Resende para o setor da agricultura nos próximos anos. Para isso, a Secretaria Municipal de Agricultura está acompanhando de perto a plantação de hortaliças e de cogumelos do tipo Champion, localizadas nos distritos de Engenheiro Passos e Visconde de Mauá, além do cultivo de oliveiras e da produção de laticínios que já ocorrem na fazenda Copaíba, também localizada em Mauá.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alberto Figueiredo, além da Copaíba, o cultivo de oliveiras também está presente em pelo menos três fazendas da região. O fruto da planta – a azeitona – será utilizado na produção de azeite orgânico, mas as árvores necessitam de pelo menos cinco anos para produzir. Em Mauá, o plantio mais antigo foi feito há três anos.

E visando incentivar os produtores rurais do município a investirem em novas culturas, a Secretaria de Agricultura está concluindo os termos de um convênio que será assinado entre a Prefeitura de Resende e o Banco do Brasil, para ampliação das linhas de créditos voltadas para os agricultores que estão dispostos a diversificar sua produção. Um dos projetos a serem viabilizados através do convênio é a instalação de uma granja de ovos caipira na zona rural do município.

O secretário ressalta que, além da diversificação das atividades rurais, que amplia o número de itens produzidos e consequentemente a renda dos produtores, o meio ambiente também sai ganhando com esta nova estratégia, já que os produtores adotam ações de responsabilidade social e ambiental, como o tratamento das nascentes e o equilíbrio relacionado à qualidade do ar e do solo.

– Quando viemos para cá, realizamos um grande investimento para preservação das nascentes e reconstrução da mata ciliar. Nossa preocupação é conciliar a produção rural com a conservação ambiental – explicou Vaine Menegheti, proprietário da fazenda Copaíba.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996