Sebrae oferece curso de capacitação para arquitetos

by Diário do Vale

Volta Redonda – Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo a regra é capacitação. Pelo menos este é um dos objetivos do Programa Arquiteto Empreendedor, destinado a profissionais desse setor, além de designer. O curso abordará técnicas em gestão, marketing e estratégias empresariais e, segundo organizadores, foi desenvolvido sob medida para os arquitetos enfrentarem uma concorrência cada vez maior.

A iniciativa partiu do Sebrae-RJ em parceria com a Associação dos Engenheiros de Volta Redonda (AEVR). As inscrições já estão abertas e as aulas começam no próximo dia 28. Dividido em cinco módulos, o curso abordará temas: legalização e tributação do negócio, gestão financeira, estratégias empresariais, marketing e vendas e eficiência energética, totalizando 52h de oficinas e mais dez horas de consultoria individual

A arquiteta Laura Jane Lopes, que atua no mercado há 26 anos, disse que a especialização neste setor é fundamental. Ela explicou que uma das maiores dificuldades para os profissionais desta área é conseguir gerir o próprio negócio. A situação fica ainda mais grave, pelo fato de a maioria dos arquitetos trabalharem por conta própria.

“Percebemos que muitos ganham dinheiro, realizam um ótimo trabalho, mas tem dificuldades em empregar os lucros em novos investimentos”, ressaltou a arquiteta.

O aperfeiçoamento vem, de acordo com a arquiteta, em boa hora, pelo fato do setor ter apresentado queda de produção de 40% no volume de novos negócios. Isto aconteceu, na avaliação da profissional, devido a redução de serviços na construção civil em função da crise econômica que afetou o país. Esta realidade, no entanto, vem mudando, segundo a arquiteta. A construção civil há alguns meses apresenta aumento no volume de serviços, ainda que bem modesto, estimado em torno de 20%, refletindo diretamente na contratação de arquitetos.

– O momento é ideal para capacitação e orientações de como estes profissionais vão investir e gerenciar seu próprio negócio a partir dos ganhos assinalados pelo setor da construção civil – comentou Laura Jane.

A analista do Sebrae em Volta Redonda, Júlia Almeida, explicou que a capacitação será dividida em cinco módulos, abordando os temas: legalização e tributação do negócio, gestão financeira, estratégias empresariais, marketing e vendas e eficiência energética, totalizando 52h de oficinas e mais dez horas de consultoria individual. As atividades serão desenvolvidas em agosto, setembro e outubro, quando será encerrado.

– O objetivo é preparar arquitetos e designers para uma gestão empresarial mais eficiente por meio de capacitações e consultorias, promovendo assim, o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade das empresas no estado do Rio de Janeiro – explicou a analista do Sebrae/RJ, lembrando que serão 25 vagas.

Em Volta Redonda, o cadastro profissional, revela o registro de 490 arquitetos e urbanistas. Sendo que pelo menos 30% deles estão classificados como autônomos. A maioria, segundo Laura Jane, permanece a maior parte do tempo em obras e, por isso, prefere trabalhar em casa. “Nosso trabalho exige que a gente vá até o cliente e, por isso, muitos arquitetos preferem se manter em home office”, concluiu a arquiteta.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996