domingo, 18 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Shopping Park Sul ampliará predomínio do comércio de Volta Redonda na região

Shopping Park Sul ampliará predomínio do comércio de Volta Redonda na região

Matéria publicada em 12 de junho de 2018, 20:51 horas

 


Cidade já conta com quase 47% dos empregos e mais de 40% dos estabelecimentos comerciais do Médio Paraíba

Forte: Comércio de Volta Redonda ampliará presença regional com novo shopping
(Foto: Paulo Dimas)

 

Volta Redonda – Os cerca de três mil novos empregos e 150 novos estabelecimentos comerciais que serão criados em Volta Redonda com a abertura do Shopping Park Sul, prevista para outubro, vão ampliar ainda mais a hegemonia do comércio de Volta Redonda na região. A cidade já conta com 3.585 dos 8.810 estabelecimentos comerciais existentes na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense, que inclui, ainda, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Rio Claro.
Quando se trata da quantidade de empregos, ficam em Volta Redonda 15.619 dos 33.315 postos de trabalho que o comércio gera na região. O dado evidencia ainda a importância que o Park Sul terá em relação ao mercado de trabalho: as vagas formais que serão criadas a partir de outubro correspondem a aproximadamente 20% do que existe atualmente em Volta Redonda.
E mais: a não ser que as demais cidades do Vale do Paraíba Fluminense gerem uma quantidade significativa de postos de trabalho no comércio nos próximos meses, Volta Redonda poderá começar 2019 com metade de todos os empregos no comércio da microrregião.
O porte do empreendimento levou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), a destacar seu significado como um marco da retomada do crescimento econômico na cidade e na região, no dia 7 de junho, durante a cerimônia de entrega das chaves das lojas aos comerciantes.
— A prefeitura é coadjuvante no empreendimento. O investimento como esse mostra que Volta Redonda está voltando a ser grande, uma referência em todo o estado do Rio de Janeiro. A cidade hoje brilha, tem claridade, otimismo e muita disposição desse governo para trabalhar. Contem comigo, contem com o esse governo. A porta do meu gabinete está aberta para vocês — discursou o prefeito Samuca Silva, que continuou: “É muito difícil ser um gestor público no momento atual do Brasil. Porém, eu acredito no país, no estado e em minha cidade, como uma líder, nesta região, que é a esperança de um estado do Rio melhor. Agradeço aos empreendedores por acreditarem em nossa cidade. Muito obrigado”, disse.

Contratações

O peso da instalação da shopping fez com que a prefeitura voltasse suas atenções para o processo seletivo dos empregados. A contratação será feita diretamente por cada loja do shopping. Porém, a prefeitura disponibilizou um e-mail para receber os currículos: empregos@voltaredonda.rj.gov.br. Os currículos serão encaminhados para a administração do empreendimento.
Quem estiver interessado em trabalhar no próprio shopping, em vez de nas lojas, deve se cadastrar no site da Shopinvest, na área “Trabalhe Conosco”.
O vereador Rodrigo Furtado (PTC), autor da lei que determina que 70% dos postos de trabalho gerados em empresas instaladas em Volta Redonda devem ser reservados a moradores locais, participou da cerimônia de entrega das chaves e aproveitou para relembrar aos empreendedores sobre a legislação:
— É maravilhoso ver a cidade prestes a receber um presente como esse shopping, e será mais maravilhoso ainda ver que voltarredondenses se beneficiarão dos empregos que ele vai gerar — disse.

A conexão entre indústria e comércio no mercado de trabalho

A tradição industrial de Volta Redonda ajuda a atrair empresas de outros setores. É que são os empregados do setor industrial que geram a demanda por serviços e mercadorias que faz com que setores como o comércio e os serviços (aí incluídos bancos, estabelecimentos de ensino, empresas de telecomunicações e uma enorme variedade de outras) se estabeleçam e gerem empregos em Volta Redonda.
Em alguns casos, como o dos shoppings (o Sider, já existente, e o Park Sul, em fase final de instalação) , isso gera um efeito interessante. Eles se estabelecem em Vota Redonda porque o maior mercado consumidor está na cidade, e acabam atraindo pessoas de outros municípios, o que amplia a demanda local.
Fenômeno similar ocorre com as “Ruas de Compras” promovidas pela prefeitura em parceria com os comerciantes e entidades empresariais: além de atraírem consumidores da cidade, trazem clientes de municípios próximos, o que amplia o mercado consumidor local.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

14 comentários

  1. Obrigado prefeito Neto, governador Cabral e presidenta Dilma por mais essa obra que agora termina em Volta Redonda.
    Somando forças!

  2. Precisamos aeroporto urgência, rodoviária nova próximo Dutra criando novas linhas interestadual até mesmo intermunicipal hoje queremos ir região dos Lagos temos ir Resende anda para trás ou ir para Rio fazendo baldeação isso ruim bagagem nossa cidade porte de hoje merece ser mais instruturada…

  3. Mais um lugar para o Pião encher o bucho no fim de semana, vai ter uma concentração enorme de pobre mal educado nesse local.

  4. Rodrigo Rezende Pizzolante

    Volta Redonda precisava ter um aeroporto, sede da mais importante siderúrgica da América Latina, e a capital da macro-região Sul Fluminense com 1.200.000 habitantes e que poderia desafogar e servir de apoio aos aeroportos do Grande Rio que atende mais de 10.000.000 de pessoas.
    Chaga a ser ridículo essa carência, veja quantas pessoas da região vão ao Rio e São Paulo todos os dias!
    A administração municipal, Estado, governo Federal, empresas aéreas, Empresas, comerciantes e até mesmo outras cidades, poderiam se unir para viabilizar esse projeto.

    • Resende já têm aeroporto e quando funcionava voos frequentes poucos utilizavam e a rota deixou de existir, muitos preferem ir de carro ou ônibus resolver seus assuntos, agora só pq têm a CSN não significa que aí teria que ter um aeroporto, outras cidades possuem multinacionais muito maiores que a CSN na região e ainda pra piorar a situação, Volta Redonda não têm capacidade geográfica para ter um aeroporto, pois onde não há casas é muito montanhosa e é justamente esse o motivo de não terem instalado um aeroporto aí, principalmente naquela região do roma III.

    • Não é que prefere ir de carro ou ônibus, é mais barato, sem contar que várias empresas custeiam.
      Já aviso é caroooo.

    • FranciscoJFLacerda

      Verdade, seu nome é mentira, VR possui sim capacidade de ter um aeroporto regional, uma área mais central pegando uma parte de Piraí pois a pista teria acho que 2.500 metros em uma posição estratégica e de apoio à capital, aliás voltar a ter aeroporto pois aqui já possuiu uma no bairro do Aeroclube com uma pista de 1200 metros de extensão e existia desde a fundação da CSN, ou seja na década de 40.

      Foi um aeródromo importante e bem utilizado havia um considerável movimento utilizado por empresários, diretores da empresa dona do terreno, escola de pilotagem das mais premiadas do Brasil onde se formou grandes pilotos, fretamentos e visitas até para pousos de emergência.

      Me recordo ainda criança uma vez do pouso de um Boeing DC9 ! Saiba que Resende era ainda de verdade Rocende no canto oeste do médio vale do paraíba!

    • VR precisa urgentemente de um aeroporto regional, a demanda e a localizaçao de VR é favoravel. Chega a ser ridiculo msm, espero que o Samuca comece a olhar isso.
      Ao Verdade: Quanto ao extinto aero de resende, como vc msm disse: “funcionava” nao funciona mais. Sem demanda, mal localizado, sem potencial… resultado: fechado. Quanto ao seu “só pq tem a CSN”: coloque uma coisa na cabeça SOMENTE a CSN tem MAIS funcionarios que TODAS as montadoras da regiao JUNTAS. Entendeu ????

  5. Arena Park shopping e a VILA DOS IDOSOS nem se fala quando será que vai aparecer mais um político de fora para começar a OBRAS dos IDOSOS no bairro BELMONTE .

  6. Enquanto isso em Barra mansa….O trem tá parado.

  7. Tomara que o cinema, seja melhor que o do Sider Shopping, pois fui assistir a um filme e saí de la com dores no pescoço…
    A primeira fileira fica a dois passos da tela..

    HORRÍVEL

    Em Barra Mansa, a sla é melhor e mais BARATO…

    • O cinema do Pátio mix de Resende é ótimo…
      Sou de Volta Redonda, mas vou lá…
      É metade do preço daqui.
      Para uma família de 4 pessoas faz uma diferença…
      Sem falar nas salas muito mais confortáveis …
      A rede de cinema do novo shopping é mais barata que do sider.
      Vi na internet.

  8. FranciscoJFLacerda

    Quem vai contestar estes dados? Pessoas informadas com discernimento que estudam e pesquisam bastante sabem que Volta Redonda , deixa aos poucos de carregar a marca exclusiva “cidade do aço” porque a logística dentro da região, este município, um dos menores do estado como Niterói e São Gonçalo mas com grande área urbana e povoada com a sua posição estratégica privilegiada para o comércio, serviços e geograficamente central em um raio de 50 a 70 km da divisa com o estado de SP, municípios já no estado de Minas Gerais e cidades limítrofes com a região serrana do RJ e por isto mesmo, aos poucos passa a se diversificar economicamente e se destacar como cidade polo e ser mais respeitada por isto.

    Lembrando que este avanço acaba beneficiando a toda uma micro região e mais amplamente produz ganhos também para vários outros municípios pois são coletados dados para outros futuros investimentos regional baseado inclusive na renda per capita, nível educacional, infraestrutura, eficiência nos serviços públicos e acesso em cada localidade

Untitled Document