Sindicato dos Metalúrgicos marca reunião com Cipa e diz que CSN é ‘bomba relógio’

by Diário do Vale
Sindicalistas distribuíram boletim na porta da Usina criticando acidentes na CSN (foto: Assessoria Sindicato dos Metalúrgicos)

Sindicalistas distribuíram boletim na porta da Usina criticando acidentes na CSN (Foto: Assessoria Sindicato dos Metalúrgicos)

Volta Redonda – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, foi para a porta da Usina Presidente Vargas, na entrada principal, na Vila Santa Cecília, para falar sobre a segurança no trabalho na CSN. O sindicalista  informou que nesta terça-feira (10) pretende fazer uma reunião com os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) para discutir os acidentes ocorridos na CSN. Além disso, o presidente do sindicato distribuiu um boletim na porta da Usina classificando a Companhia como “uma bomba relógio”.

Veja um trecho do boletim que relaciona os acidentes, que aconteceram de  março de 2015 a abril deste ano.

19/03/2015 – Paula Valéria da Silva morreu atropelada por uma empilhadeira.

31/07/2015Francisco Xavier de Castro morreu atingido por uma ponte rolante. Era funcionário de uma empresa terceirizada

13/01/2016 – Dois trabalhadores ficaram feridos num acidente na aciaria

20/01/2016 – Também empregado de uma empresa contratada, Thiago Anacleto Lobão se feriu num acidente na coqueria.

25/03/2016 – Quatro operários se feriram gravemente num incêndio no setor de zincagem. Três morreram: Wanderley dos Santos, de 38 anosRenan Martins, de 29, e Dênis da Silva, de 37 anos. Aluênio Francisco Alves, de 31 anos, segue internado

14/04/2016 – Tarcísio Pereira da Silva sofreu queimaduras num acidente na coqueira. O caso dele não foi grave.

You may also like

35 comments

CARA PINTADA 12 de maio de 2016, 07:50h - 07:50

METALURGICO MEU AMIGO. UTOPIA NÃO.
CORNO NÃO É AQUELE QUE SIMPLESMENTE RECEBE UM CHIFRE. CORNO É AQUELE QUE ACOSTUMA COM ELE.
NA ATUAL CONJUNTURA, OS SINDICATOS SÃO MEROS FANTOCHES NAS MÃOS DO CAPITAL E PIOR, COMPRADOS POR VALORES DEGRADANTES. HOJE, SE OS TRABALHADORES SE UNIREM COMO PROPÕE VOCÊ, DEVERÃO FAZÊLO ELES MESMOS EM SEUS SETORES, SEM A PRESENÇA DO SINDICATO. AÍ, TENHO CERTEZA QUE TERÃO AVANÇOS. EU NÃO FAÇO CRITICAS INFUNDADAS. SOU REALISTA.

Beco do bodao 12 de maio de 2016, 00:39h - 00:39

Ae galera esquenta nao que o maior sindicAto do brasil vai ser destituido#forafilma vi a grevede perto e o sindiladro. Vender o trabalhador.

justo 11 de maio de 2016, 16:37h - 16:37

Concordo com josé.

Povo 11 de maio de 2016, 10:19h - 10:19

O funcionário têm que ter atitude , pois não existe Sindicato!!

José 11 de maio de 2016, 09:46h - 09:46

Trabalhei por um período de Três anos na CSN. É uma grande empresa, aprendi muito. Tudo que eu já vi de errado, procedeu da decisão de pessoas. Pessoas tomam decisões, pessoas executam decisões, pessoas são a bomba relógio.
Gerentes, Coordenadores, Supervisores, Técnicos, Líderes de Turno, Execução dos trabalhos. Tudo é uma decisão tomada por pessoas.
Existe uma forte burocracia em termos de documentação e que tem a finalidade a proteção das pessoas, mas essas por vezes acreditam que burlando a burocracia pra fazer rapidinho, vai dar certo, vai ganhar estrela com o superior, etc. Existem “chefes” que coagem, sim ainda existem, e muito, mas a decisão das pessoas no final é o que conta. As pessoas tomam decisões. Obviamente que existem diversos fatores psicologicos e sociais por detrás de todos esses acidentes, e não tenho como avaliar porque não tenho acesso a essa informação, mas agrupar todos os acidentes como “bomba relógio” é sacanagem. Cada caso existe uma particularidade única. Sindicato, quem formulou essa manchete o fez talvez sem conhecimento de causa ou com muita maldade, porque em termos de burocracia de documentação de segurança, a CSN tem muita bagagem, e infelizmente a decisão das pessoas somadas com todos os fatores que apontei anteriormente causou o fato.
Como disseram a cima, precisamos de ação, sim. Sermos mais humanos, olhar não só a produtividade, mas o ser humano por detrás do produto, a treinar melhor as pessoas, capacita-las nisso, e colocar melhores gestores nessas posições, pois muitos não sabem o valor de um “capital humano”.
Talvez trabalhando mais fortemente na gerencia, coordenação e supervisão das pessoas, esses caras são o fundamento que repercutirá em todo o resto da estrutura.
Como profissional que trabalhei na operação CSN e hoje em outra empresa trabalho na área da Segurança, trabalhei muito perto da área de pessoas que infelizmente a cima citadas, perderam sua vida, sei que existe todo um processo, e infelizmente o descumprimento desse processo, não sei por qual motivo, culminou nas fatalidades, que foram a perda dessas preciosas vidas.
E a “bomba relógio” é a falta de comprometimento daqueles que deveriam proteger os trabalhadores na sua acessoria, Liderança e sindicato, que ao invés de auxiliar, pressionam de tal maneira que as pessoas por medo fazem, e depois o resultado é a noticia a cima.
Boa reflexão, não sou dono da verdade, mas conheço alguma coisa da supra citada.

Atenciosamente

metalurgico 11 de maio de 2016, 13:21h - 13:21

Jose e Cara pintada, e outros que só sabem criticar o sindicato, os trabalhadores tem que ter a coragem tambem de ir a luta. ficar procurando o culpado ou simplesmente ficar criticando náo vai revolver os nossos problemas.portanto vamos tentar fazer diferente. vamos nos unir e sem medo partir pra cima de quem nos está prejudicando, e isto todo os metalurgico sabem.que é o benjamim, criticar faz parte.mais ter coragem faz a grande diferença,

CARA PINTADA 11 de maio de 2016, 13:28h - 13:28

MEUS PARABENS, CONCORDO CONTIGO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU E TORNO MINHAS SUAS SÁBIAS PALAVRAS.

CARA PINTADA 11 de maio de 2016, 07:27h - 07:27

SERÁ QUE ESTE SINDICATO TEM CONHECIMENTO, DE QUE O TRABALHADOR NA CONDIÇÃO DE APOSENTADO POR INVALIDEZ EOU AFASTADO POR AUXILIO ACIDENTE/DOENÇA , NÁO PERDE O VÍNCULO COM A EMPRESA (NÃO É DADO BAIXA EM SUA CTPS) E QUE ELE A QUALQUER MOMENTO PODE RETORNAR À EMPRESA? SE NÃO SABE FIQUE SABENDO. SE SABE, PORUE TEM CENTENAS DE TRABALHADORES DA CSN NESTAS CONDIÇÕES, QUE NÃO USURFLUEM DO DIREITO QUE TÊM NO HOSPITAL VITA? SERÁ QUE O SINDICATO TEM CONHECIMENTO QUE NA EMPRESA, TEM UMA CAIXA LOTADA DE CARTEIRINHA DESSES SEGURADOS, QUE INFELIZMENTE DESCONHECEM ESSE DIREITO? E A EMPRESA NÃO TEM A MÍNIMA INTENÇÃO DE CHAMÁ-LOS? SINDICATO TIRE A BUNDA DA CADEIRA E COMECE A TRABALHAR. RESOLVA ISSO DEPOIS EU ENSINO MAIS!

sindicalista de oposição 11 de maio de 2016, 06:34h - 06:34

SINDICATO GOSTA DE EMPRESAS QUE PAGAM COMO É O CASO DAS MONTADORAS,AGORA A CSN QUE NÃO PAGA NEM REFEIÇÃO PROS EMPREGADOS ELES QUEREM MAIS É QUE ISSO AQUI SE DANE.NEM BOLETIM SAI MAIS,POIS NÃO TEM NADA PRA OFERECER(EXCETO BINGO) OU SE TRABALHA DE GRAÇA OU PARTE PRA OUTRA.

Valmir Apolinário Murta 11 de maio de 2016, 00:55h - 00:55

Esse pessoal tem que deixar de criticar o sindicato se unir pra correr atrás de seus interesses, o trabalhador da CSN é acomodado, QQ decisão que o sindicato tome vão criticar, pois são um bando de medrosos e se escondem atrás do mesmo, trabalhei 27 anos na CSN e vi isso de perto, votam por greve e depois atravessam o Paraíba a nado pra furar o movimento, vamos acordar pessoal e assumir à responsabilidade, senão a coisa não muda e disso aí pra pior!

CARA PINTADA 10 de maio de 2016, 17:17h - 17:17

TUDO BEM QUE ACONTEÇA TAL REUNIÃO. E DAÍ? BLÁ BLÁ BLÁ E NADA!
SINDICATO, PARTA PARA OUTRA, ESTA ESTRATÉGIA NÃO COLA MAIS!
DEMAIS ISSO, NÃO SE PREOCUPEM NÃO, OS TRABALHADORES JÁ NÃO LEVAM VOCES EM CONSIDERAÇÃO. VOCES JÁ NÃO FAZEM DIFERENÇA À MUITO TEMPO.

Indignado 10 de maio de 2016, 12:56h - 12:56

Não é só a csn a Votorantim está jogada também com Esses pessoal do sindicato frouxo q e a favor da empresa estamos a um ano sem aumrnto esse ano devrmos ficar de novo sem aumento pq não temos um sindicato q briga pela nossa classe trabalhadora e o coração da usina abre o olho sindicato

Trabalhador 10 de maio de 2016, 09:25h - 09:25

Não se preucupa não galera o sindicato vai fazer uma festa para o trabalhador !!!! Bando de FDP esse sindicato respeita nem a classe que defende

Metalúrgico CSN 10 de maio de 2016, 09:15h - 09:15

Mensagem para os que dizem que a CSN vai fechar:
Se a CSN/ UPV fechar acabam todos os negócios do Grupo CSN (Metalurgia), pois o aço bruto é produzido em VR, a UPV é a galinha dos ovos de ouro do Benjamin, a estratégia da empresa é aproveitar a “falsa crise” e demitir os mais antigos e contratar novos com salário baixo pois assim qualquer dinheiro que oferecerem em acordos vão aceitar, pois a maioria são novatos e não conhecem a história e os benefícios que foram tirados ao longo do tempo. Agora essa PPR 0,87% estão brincando com a paciência do trabalhador, se a empresa teve lucro líquido de mais de 1,5 bilhões como pode afirmar que não atingiu o gatilho para pagamento da PPR?
Estamos trabalhando muitas vezes por 3 ou 5 pessoas, cansados e muitas vezes na correria para bater metas, mais de 2000 demissões nesse ano, o sindicato sabe disso, mais preferiram divulgar que foram 900.
Cadê o sindicato? Todos comprados, tudo teatro, o acordo desse ano vocês já sabem neh? Muda Brasil, classe unida jamais será vencida.
#ForaDilma #ForaTemer #foraRenan #ForaAécio #ForaCollor #ForaMarina, Novas eleições Já

Acorda pessoal 9 de maio de 2016, 21:42h - 21:42

O mercado vai melhorar…e aí, corre atrás e sai para uma oportunidade melhor.
A CSN já deu o que tinha que dar.
A culpa não é do BS, são dos prefeitos da região que não geram empregos bons, tem que tirar a dependência da CSN e fazer com que ela seja uma empresa como outra qualquer, e não “a empresa”.

Sundicalizado 9 de maio de 2016, 19:17h - 19:17

Para qualquer juiz, estes fatos caracterizariam o ambiente dentro da usina de alta periculosidade
Cadê o sindicato que deixou acabar com a insalubridade, periculosidade para todos.

Operador 9 de maio de 2016, 17:47h - 17:47

ACORDA PEÃO VC ACHA QUE O BENJAMIN FECHA A CSN. PAGANDO UMA PLR DE 0.87% QUE ELE ECONOMIZA E COMPETÊNCIAS OUTRAS EMPRESAS. PORQUE AQUI EM VR NÃO TEM OUTRAS EMPRESAS PQ AS TERRAS SÃO TODAS DA CSN ISSO É UM ABSURDO. TEMOS OS MELHORES PROFISSIONAIS DO MERCADO, FAZEMOS AÇO COMO NINGUÉM FAZ.
MINHA MAIOR DECEPÇÃO É TER UM SINDICATO SAFADO DESSE PIOR ELES FIZERAM COM O AÇO LONGO VENDERAM O TURNO POR R$ 850.00 3 ANOS DE OPERACAO E NADA DE INSALUBRIDADE. GALERA QUEM AINDA FOR SINDICALIZADO SAIAM PQ BINGO TEM TODOS OS DOMINGOS.
UM ABRAÇO AOS COMPANHEIROS

ricardo 9 de maio de 2016, 16:38h - 16:38

E se a FIESP vir a ser presidente do Brasil, o trabalhador vai operar o equipamento com uma mão e comer com a outra …..eeehhhh

CARA PINTADA 10 de maio de 2016, 07:22h - 07:22

Voce só pode ser um vermelho frustado. Nada ficará pior do que nas mãos do PT. sÃO TÃO COMPETENTES QUE USARAM UM PARTEIRO DE VACA PARA DAR UM GOLPE, NUMA QUESTÃO DE CUNHO JURÍDICO.

mandela 9 de maio de 2016, 16:31h - 16:31

Tem que ser muito ingênuo para acreditar em sindicato. Alguém viu algum sindicato fazendo manifestação pelo desemprego? são todos corruptos. Esses livrinhos que soltam na portaria só é possível com a autorização da CSN. S~so todos comprados. Peão é o bicho mais fácil de manipular.

Assim não dá 9 de maio de 2016, 15:57h - 15:57

Pagar indenização é mais barato que fazer manutenção. Essa é a conta que a CSN faz…

CARA PINTADA 9 de maio de 2016, 15:03h - 15:03

É IPRESSIONANTE COMO AS COISAS ACONTECEM.
DIANTE DOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS, O SINDICATO TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE.
UMA ATITUDE QUE DESDE 1994 CAIU NO ESQUECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO SINDICAL:
“O ZELO COM A INTEGRIDADE FISICA E A SAÚDE DO TRABALHADOR”
TEM MESMO QUE TOMAR UMA ATITUDE, AFINAL, VEM ELEIÇÕES POR AÍ!
SERÁ QUE CDONSEGUIRÃO MAIS UMA VEZ, ENGANAREM OS BOCA ABERTAS DA CSN ?
ACODEM PEÃOZADA. PELO AMOR DE DEUS LARGUEM DE SEREM IDIOTAS.

‘O ZE

Aposentado 9 de maio de 2016, 14:40h - 14:40

Protestar sim, fazer manifestações idem, cobrar melhores condições de trabalho, melhorias nos equipamentos, etc, mas muito cuidado. Vejam o que a Usiminas fez com a Cosipa: simplesmente fechou e dezenas de trabalhadores ficaram sem emprego (num país já em situação crítica por empregos) e milhares de familiares dependentes .

CARA PINTADA 9 de maio de 2016, 16:00h - 16:00

CARA MAIS DA METADE DOS ASSOCIADOS DO PLNO DE SAÚDE CONMEDH, RECLAMAVAM DELA. a CONMEDH FALIU E AQUELA METADE QUE RECLAMVA E OS QUE NÃO RECLAMAVAM, SE ACOVELAM NOS POSTOSW DO SUS, IMPLORANDO POR MUITO MENOS QUE A CONMEDH OFERECIA.
O SINDICATO NÃO TEM QUE PROTESTAR NADA, TEM É QUE FORMAR UMA POLÍTCA PARCEIRA COM A CSN, E CRIAREM PROJETOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
É O SINDICATO TIRAR A BUNDA DA CADEIRA E TRABALHAR!

Realidade 9 de maio de 2016, 13:20h - 13:20

Concordo que o sindicato deve agir. Mas torçam para que a CSN não resolva ir embora de Volta Redonda, porque se ela for, vai todo mundo chorar pelos empregos perdidos. Vamos ter cautela para fazer ataques. Reivindicar é bom, mas sem desprezar a companhia que os mantêm assalariados.

magoo3050 9 de maio de 2016, 14:43h - 14:43

Sim !!!! Que importa 03 mortos ?? o importante é ter o emprego, né? Sem segurança, trabalhando feito escravo, ganhando aumento no cartão alimentação (como no pós-escravatura).
Se morrer alguém, quem se importa !!! Tem mais empregados.

Sua REALIDADE Besta!!!

Metalúrgico CSN 10 de maio de 2016, 09:01h - 09:01

Meu caro não me leve a mal, se a CSN/ UPV fechar acabam todos os negocios do Grupo CSN, a UPV é a galinha dos ovos de ouro do Benjamin, a estratégia da empresa é aproveitar a “falsa crise” e demitir os mais antigos e contratar novos com salário baixo pois assim qualquer dinheiro que oferecerem em acordos vão aceitar, pois a maioria são novatos e não conhecem a história e os benefícios que foram tirados ao longo do tempo. Agora essa PPR 0,87% estão brincando com a paciência do trabalhador, se a empresa teve lucro líquido de mais de 1,5 bilhões como pode afirmar que não atingiu o gatilho para pagamento da PPR?
Cadê o sindicato? Todos comprados, tudo teatro, o acordo desse ano vocês já sabem neh? Muda Brasil, classe unida jamais será vencida.
#ForaDilma #ForaTemer #foraRenan #ForaAécio #ForaCollor #ForaMarina, Novas eleições Já

Revoltado 9 de maio de 2016, 13:20h - 13:20

Pior salário da região e alem disso não sabemos se voltamos para nossa casa

A Verdade 11 de maio de 2016, 07:38h - 07:38

Tem certeza que você conhece a região? Salário de comércio é bem mais baixo que o inicial da CSN, que está em 1.200,00 fora os benefícios, você realmente não tem noção do que está descrevendo nestas linhas….

Leitor 9 de maio de 2016, 13:11h - 13:11

“Morreu atingido por uma ponte rolante” ???????????????? Prezado DV, em que mundo você vive? Impossivel alguém morrer atingido por uma ponte rolante.

Renato Quebra Coco 9 de maio de 2016, 14:02h - 14:02

Leitor seu retardado, em que mundo você vive? Num é impossível não, a tenaz da PR caiu e atingiu o colaborador, vindo a óbito o mesmo. O que o jornal DV descreveu, foi uma forma sucinta de falar sobre o acidente ocorrido e, com certeza vc não leu a matéria. Pesquise na Internet sobre acidentes fatais de trabalhadores envolvendo PR.

CARA PINTADA 9 de maio de 2016, 16:05h - 16:05

SE A PONTE CAIR LÁ DE CIMA SOBRE ALGUML, COM CERTEZA ESTE ALGUEM TERIA MORRIDO POR SER ATINGIDO POR UMA PONTE ROLANTE.
UTOPIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Patricia 9 de maio de 2016, 12:44h - 12:44

Vamos agir sindicato!!!!!!!!! Vocês têm que ficar do lado dos funcionários e não das Empresas (“só pra lembrar…”).

Paulo Cesar 9 de maio de 2016, 12:35h - 12:35

CSN: máquina de amputar e matar pessoas para bater recordes de produção e lucro, explorando seus funcionários ao máximo, pagando uma miséria de salário, dando uma alimentação péssima utilizando suas máquinas e equipamentos além do que foram projetados para atuar, com o único intuito de bater metas e enriquecer uma minoria que é o empresário e seus acionistas. O QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O MINISTÉRIO DO TRABALHO AINDA ESTÃO ESPERANDO PARA PARALISAR AS ATIVIDADES DESSA EMPRESA?

REALIDADE 9 de maio de 2016, 11:34h - 11:34

Faço minha as palavras desse boletim.

ACORDA SINDICATO…..

Precisamos de ação, palavras não resolvem nada..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996