Sindicato é contra teste de bafômetro na entrada da Votorantim

by Diário do Vale
Silvio diz que trabalhador tem que ser respeitado

Silvio diz que trabalhador tem que ser respeitado

Sul Fluminense – Em reunião realizada nesta terça-feira (31) o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense voltou a solicitar aos representantes da Votorantim a suspensão imediata dos testes de bafômetros na entrada das unidades de Barra Mansa e Resende.

No entanto, a empresa está irredutível e alega que os testes são para a segurança dos próprios trabalhadores. A posição do órgão sindical é contrária: para Silvio Campos, presidente do sindicato do Sul Fluminense, essa prática constranja os trabalhadores da empresa. Os exames já estão sendo realizados há quase um mês nas duas unidades.

– Quero deixar bem claro que não somos a favor do alcoolismo. É uma doença e tem que ser tratada com tal e não com a exposição dos trabalhadores. Aqueles que bebem socialmente, eles ficarão impedidos de consumir a bebida no dia de folga com o perigo de ser flagrado no teste. No mercado de trabalho, são poucas as empresas que tomam medidas arbitrárias e radicais, que venham a obrigar seus trabalhadores a adotarem condutas que lhes trazem algum tipo de mal estar – ressalta o presidente Silvio Campos. Os trabalhadores que se recusarem a realizar o exame serão impedidos de entrar na fábrica.

Sem êxito em sua tentativa junto ao grupo da Votorantim, o sindicato encaminhou à Gerência Regional do Trabalho uma solicitação de mesa redonda para tentar reverter a situação.

– Já que a empresa até o momento não atendeu ao apelo de seus funcionários e ao sindicato, vamos insistir junto ao Ministério do Trabalho pela interferência dessa decisão da empresa. O sindicato continuará atuando sempre na defesa do bem estar dos trabalhadores – disse o presidente do sindicato.

Teste é feito por sorteio

A Votorantim não irá submeter todos os seus trabalhadores, de forma simultânea, ao exame. Será por meio de sorteio. O resultado do teste será divulgado publicamente.

– A visão que o Sindicato tem é que existe um constrangimento de parar o trabalho, fazer o sorteio e submeter um operário a um exame como este, de forma pública – explicou o advogado da presidência do sindicato Maurício Nogueira Barros, que continuou: “Não é caso de demissão por justa causa e sim de afastamento para tratamento”, finaliza.

 

You may also like

36 comments

forasteiro 7 de junho de 2016, 10:22h - 10:22

Esse sindicato junto com a direção da votorantim são todos safados ,isso é porque é época de data base e já fizeram isso uma vez e virão que não deu certo pois muitos funcionários demitidos entrarão na justiça e ganharão agora voltarão com isso na época de dissidio e vão parar logo daqui alguns meses e o sindicato vai falar que foi responsável e acordo coletivo vai ser zero e a data base vai colocar a culpa na crise como sempre e vai ficar por isso mesmo tudo armado todos comprados trabalhadores que reclamam de uma certa gerencia GAC que vem humilhando e coagindo os mesmo colocando em uma sala e fazendo pressão pissicológica isso o sindicato não corre atras só vem com conversinha fiada Gac a pior gerencia e suporte desses meus 20 anos de votorantim uma vergonha.

Tolerância Zero 2 de junho de 2016, 10:29h - 10:29

Com salário dos metalúrgicos cada vez mais DEFASADOS, o cara que for pego no BAFÔMETRO tem de sair daí PRESO, pra esclarecer diante de um delegado “DE ONDE ELE ROUBOU PARA BEBER”…

Seiya Chapado! 2 de junho de 2016, 09:02h - 09:02

Teste do Bafômetro na CSN já!!! EU APOIO! Essa é uma das melhores formas de garantir a segurança de todos!!!

Que Situação.. 2 de junho de 2016, 07:45h - 07:45

Totalmente a favor, pois o critério para entrar nessa gata até hoje é desconhecido. Se for qualificado e tiver experiência não serve, agora se for conhecido de alguém principalmente do RH está dentro. Vão pegar 90% de Peão nesse teste aí quero ver….

Trabalhador 1 de junho de 2016, 23:36h - 23:36

O trabalhador que achar que é humilhação soprar um bafômetro em nome da segurança que peça demissão. Certamente sobre a mesa do chefe há uma pilha de currículos de candidatos que não consomem bebida alcólica ou de outros que devido a crise econômica aceitariam ficar em abstinência alcólica em troca de um emprego.

PAULO ROBERTO OLIVEIRA ROSA 1 de junho de 2016, 18:55h - 18:55

Srs. Metalurgicos,

Se forem demitidos, procurem o sindicato e verá que eles não faram nada por voçês e sua família.

Obrigado.

antonio 1 de junho de 2016, 14:19h - 14:19

Eu trabalho aqui e sou totalmente a favor, pois a minha segurança deve estar sempre em primeiro lugar…se um operador de ponte entra e me acidenta o sindicato irá se responsabilizar???
Se um motorista não pode dirigir com uma dose de cerveja, por que os metalúrgico poderá trabalhar embriagado?
a minha pergunta a você sindicalista é vocês irão assumir o risco???

TRABALHADOR 1 de junho de 2016, 14:13h - 14:13

Todos falam aqui, sobre o sindicato de aceitar ou não abono, aceitar cartão alimentação. Mas quem faz a votação são os funcionários, quem vota sim ou não são os funcionários. É a empresa oferecer um abono que todos aceitam e depois reclamaram até a próxima data base e vem a empresa e oferece novamente um abono e todos aceitam e vai sendo assim todos os anos. Sem falar que se o não ganhar e o sindicato falar em GREVE todos correm de medo nenhum aparece para apoiar e entram pela grade, pelo esgoto, onde tiver uma brecha a peãozada entra. Temos de começar pela gente.

MANJA ROLA 1 de junho de 2016, 13:36h - 13:36

Esse sindicato trocou o aumento de salário por recarga no cartão alimentação,igualzinho como o PERRUT fazia com os abonos é por isso que o salário hoje é uma esmola.SINDICATO FRAQUÍSSIMO NÃO TEM CORAGEM DE POR NA JUSTIÇA E EXIGIR PELO MENOS O INPC INTEGRAL.

Recado 1 de junho de 2016, 12:29h - 12:29

Este sindicato não tem força nem quer resolver as questões trabalhistas .Está comprado. Exemplo, Não consegue negociar acordos coletivos dentro da data base, Porque ? Diz que não vai ter enrolação ? Já está tendo!!! Este ano pelo 2° ano consecutivo a data base de acordos não é respeitada. Não representa os trabalhadores, só interesses próprios. É um blá blá blá atrás do outro. Não temos diploma de ignorantes.

Anonimo 1 de junho de 2016, 11:17h - 11:17

Esse sindicato não presta pra nada msm,até pro bem estar de todos eles reclamam, não sabem como funciona e fica questionando, o sorteio e feito pelo sistema aleatoriamente onde qualquer um pode ser sorteado, e ao final do expediente quando o trabalhador vai bater o ponto que ele é encaminhado para fazer o teste, acho mto válido até pq no fds onde quase não tem chefe o povo aproveita e mta gente chega embriagado sim pra trab colocando a vida de pessoas em risco.

perito 1 de junho de 2016, 09:14h - 09:14

A população exige medidas para que não ocorram acidentes,nas ruas e estradas, MAS não querem fazer vistoria e retirar de circulação os carros que não tem condições de rodagem. Exigem mais segurança, MAS quando são parados pela policia ou GM reclamam. Exigem leis mais severas para casos de estupro, MAS quando o Bolsonaro apresentou a lei de castração química ou pena de morte, o chamaram de torturador. Exigem a prevenção de acidentes dentro da empresa, MAS quando exigem bafômetro para assegurar tal exigência, reclamam também. rsrsrsrs. Vai entender o brasileiro!!!!!!!

Alex 1 de junho de 2016, 10:49h - 10:49

Temos estatísticas de quantos acidentes do trabalho foram em relação ao uso do álcool ?
Na verdade as Empresas tem que melhorar sua politica de segurança treinar mais capacitar melhor não essa sucatas de equipamentos que se ver na e empresas falta de manutenção pra reduzir custos. temos que ter funcionário bem remunerado e capacitado. A consciência de sua segurança vem naturalmente por conta de ser bem remunerado e capacitado.

perito 1 de junho de 2016, 11:22h - 11:22

Aaaaa entendi. Então o cidadão só tem consciência de sua própria segurança e a do seu companheiro de trabalho se for bem remunerado??? Bafômetro não é política de segurança?????? Se o sujeito for treinado e capacitado, ele pode entrar bêbado que não corre o risco de se acidentar e causar acidentes? Pelo amor de DEUS, é cada um que aparece para defender o indefensável. PQP.

Al Fatah 2 de junho de 2016, 07:29h - 07:29

Esse Alex é um brincalhão. É piada, só pode… Deve ser um desses milhões de cidadãos que andam errado mas querem cobrar lisura das autoridades…

TalaGod 1 de junho de 2016, 08:57h - 08:57

Deve-se fixar um limite, apenas isso. Até onde é seguro.
Não incentivando o consumo, mas não sendo hipócrita.
Todos tem o direito de talagar no seu momento de lazer.

Mandela 1 de junho de 2016, 11:33h - 11:33

E alguém esta dizendo que não pode beber no seu horário de lazer, de folga? ninguém da empresa vai andar na rua com bafômetro não kkkkkkk é só para entrar para trabalhar kkkkkkk.

SENSATO 1 de junho de 2016, 08:38h - 08:38

A grande pauta a ser discutida nesse momento é a negociação para data base , talvez o Sindicato queira criar argumentos em relação ao bafômetro , mas deve se dedicar em negociar um bom aumento , porque do jeito que as coisas estão indo nem pra cervejinha social na folga o dinheiro não vai dar mais , aí não vai fazer nem diferença mais o bafômetro !

CSN 1 de junho de 2016, 09:37h - 09:37

CERVEJINHA!COM ESSA ESMOLA DE SALÁRIO QUE ESTÃO PAGANDO NÃO DÁ NEM PRA TOMAR PINGA,ENTÃO BAFÔMETRO PRA QUÊ?

Antonio Carlos Peludo 1 de junho de 2016, 08:22h - 08:22

Gente quem não deve não teme ,se é para segurança de todos e norma da empresa eu apoio , e não me sentiria vilipendiado . Quem é contra deve ter seus motivos . O constrangimento é revistar na saída como se fossemos larápios ai sou contra ; que haja detectores de metal, agora abrir bolsa e revistar carros como na CSN sindicato nenhum grita . Sub Censura

TRABALHADOR 1 de junho de 2016, 10:54h - 10:54

Como disse o Antonio Carlos, quem não deve não teme. O sindicato tinha de estar se preocupando com outras questões nesse momento e não com algo que venha favorecer a classe. Todos sabem que não devemos beber ou consumir algo ilícito quando formos dirigir ou efetuar alguma atividade que venha por risco sua própria vida e de pessoas que estão em sua volta.

STJ 1 de junho de 2016, 07:54h - 07:54

Aí depois o cara se queima………cai da ponte………..e morre!!!
Aí vem o sindicato pedindo mais medidas de segurança por parte das empresas….

Esse sindicato é uma VERGONHA!!!

CARA PINTADA 1 de junho de 2016, 07:36h - 07:36

Aposto que a empresa descobriu que a maioria de seus funcionários, são manguaceiros.
Está chegando o acordo coletivo e o sindicato sabiamente, convencerá os trabalhadores a trocarem o aumento, pelo direito de entrarem bebuns na empresa.
Essa briga não é de graça.

Julio 1 de junho de 2016, 07:26h - 07:26

Não vejo nada demais, segundo informações entre 8 e 10 horas após o consumo o alcool não é mais detectado pelo bafômetro, ou seja: Se o cara esta de folga hj e vai pegar amanha as 7horas pode sim consumir sua birita sem problemas até lá pelas as 20 horas que no outro dia estará limpinho pois já terão se passado 11 horas. Problema é que tem muito CAMINHONEIRO que gosta de tomar aquela pinguinha com torresmo no buteco ao lada das empresas e dps pegar o caminhão e sair fazendo besteira pelas rodovias.

André 1 de junho de 2016, 03:39h - 03:39

Não deveria nem ser aleatório, tem que ser geral. Do peão ao gerente. E sem desculpa que bebeu no dia anterior… Encheu a cara pq ? Sabendo que iria trabalhar no dia seguinte… Os cachaceiros estão bolados!!! Turma de pé inchado!!!

Revoltado 1 de junho de 2016, 01:10h - 01:10

Votorantim JÁ foi uma empresa que respeita seus trabalhadores, agora com essa GG é só chicote e constrangimento com os operários, e de. novo estão querendo dar 0% de aumento

Marcela 1 de junho de 2016, 08:33h - 08:33

Gostaria de parabenizar o gestor da empresa que teve essa excelente ideia relacionada ao bem estar do trabalhador. Opiniões contrárias sempre irá existir, mais privar uma vida de um possível acidente é de grande valia. Só quem já passou por uma perda sabe que a prevenção é a melhor opção. E quem não deve não teme. Sindicato deveria se preocupar em garantir melhores benefícios para os trabalhares e não se manifestar diante de bem estar coletivo. Essa é minha opinião. Cada um tem a sua.

Fred 31 de maio de 2016, 23:48h - 23:48

Não vejo motivos para o sindicato se opor a tal medida, tendo em vista que a mesma é para preservar a integridade física de todos funcionários. Alcoolismo é sim uma doença, e como se apresenta, deve ser tratada.
Um operador em situações normais, já está sob risco, e em condições alcoólicas mais ainda.
O sindicato deve sim lutar pela classe, mas ao meu entendimento, está fechando os olhos para o perigo existente.
Segurança em primeiro lugar!!!

cerveja 1 de junho de 2016, 01:23h - 01:23

vc esta confundindo trabalhador que levanta as 5:30 para ir trabalhar com suas atitudes, não nos meça pela sua regua.

André 1 de junho de 2016, 09:01h - 09:01

Não vi no comentário onde possa existir confusão sobre a medida tomada e a hora que o trabalhador acorda…

magoo3050 31 de maio de 2016, 22:08h - 22:08

A chefia dirige caminhão carregado de material pelas estradas? por que voces são contra o teste? Quando um desgraçado caminhoneiro atropela um carro, por que o motorista dormiu, estava bebado ou drogado, fica por isso mesmo. Azar do carro menor que sofreu o acidente, e teve os ocupantes mortos ou mutilados.
Agora a empresa age de forma correta e responsável, vem um presidente (com p minusculo) e com essa cara, dizer que os motoristas estão sendo “constrangidos” !!! Que nao poderão beber “socialmente” nas folgas e outras lenga-lenga. E quando morrem em acidentes, ele vai lá “confortar” os familiares… Idiotas ! O presidente e o Curioso!

cerveja 1 de junho de 2016, 01:28h - 01:28

1 a chefia se desloca de carro pelo interior da unidade.
2 a chefia tambem se desloca a pe dentro da unidade fabril (dentro dos galpões).
3 a chefia toma decisões que podem expor toda a área a que ele lidera.

agora expondo esses 3 itens vc conseguiu entender?

STJ 1 de junho de 2016, 08:03h - 08:03

Concordo com você MAGOO3050, o único papel deste sindicato e presidente, é ir contra as empresas,
mesmo quando elas adotam medidas de preservação da vida do trabalhador!!

Acredito que falta um pouco mais de capacidade e intelecto por parte dos dirigentes do sindicato,pois fazer oposição a medidas positivas é mais que BURRICE.

Bodeye 31 de maio de 2016, 20:08h - 20:08

Por que repetem essa mesma foto em todas as matérias do sindicato? É por falta de fotógrafo?…

CARA PINTADA 1 de junho de 2016, 07:41h - 07:41

Falta fotógrafo, médicos da Saúde Ocupacional, especialista em Previdência Social, especialista em CIPA.
Enfim, falta tudo que um sindicato de verdade tem que ter.

Curioso 31 de maio de 2016, 17:28h - 17:28

Queria saber se a chefia também sopra o bafômetro antes de entrar na empresa???

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996