quinta-feira, 23 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Trem-bala só seria viável hoje por meio de concessão, diz presidente da EPL

Trem-bala só seria viável hoje por meio de concessão, diz presidente da EPL

Matéria publicada em 20 de abril de 2017, 10:37 horas

 


Brasília – A construção do Trem de Alta Velocidade, conhecido como trem-bala, que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, não está entre as prioridades do governo neste momento. Segundo o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho, da forma como o projeto foi concebido, com altos investimentos públicos, o projeto não é viável atualmente.

“A situação do país não é a mesma, o apetite para investimentos nesse volume não é o mesmo e a possibilidade daquele modelo que foi preconizado lá atrás, que era de termos um investimentos muito grande com recurso público, hoje não está mais no nosso horizonte”, disse Medaglia à Agência Brasil.

Os estudos de construção de um trem-bala para ligar as duas capitais começaram em 2005, e o governo adiou a licitação do projeto diversas vezes. Em 2011, o trem chegou a ir a leilão, mas não houve interessados em investir na construção do transporte.

Segundo Medaglia, a única forma de trazer de volta a ideia da construção do trem-bala seria por meio de uma concessão à iniciativa privada. “Reestudando trechos, prazos de implantação, buscando uma equação financeira que não conte exclusivamente com recursos públicos e, provavelmente, mobilizando outros meios para dar atratividade, como desenvolvimento imobiliário ao longo do trecho, que são coisas mais modernas, utilizadas em outros países”, explica.

Mesmo assim, o diretor-presidente afirma que o governo não abandonou a ideia de ter um trem de alta velocidade ligando São Paulo e o Rio de Janeiro. “Não quer dizer que a gente não possa, a qualquer momento, trazer de novo para o topo dos nossos estudos. Nós, absolutamente, não abandonamos esse plano, mas dentro daquele critério de maturidade ele hoje não tem uma equação viável”, diz Medaglia.

A EPL foi criada em 2012, originalmente com a finalidade de cuidar da implantação do trem-bala no Brasil. Com o adiamento do projeto, a empresa está agora vinculada ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e cuida dos estudos para embasar as decisões do governo sobre as concessões no setor de logística.

14 comentários

  1. Se esse projeto tivesse sido aprovado o Sérgio Cabral estaria bilhionário!!!

  2. Qualquer trem estava bom, não precisa ser trem bala que é caríssimo.
    Falando nisso saudades dos trens de Juiz de fora-Rio, Barra Mansa- Andrelândia…
    Amo trem…
    Desativaram os trens , enquanto no resto do mundo, os trens continuam à “todo vapor”…

  3. Manda o Zé Bairro fazer a apuração dos fatos, Trem bala??? Nem as obras olímpicas ficaram prontas, levanta o dedo quem acreditou na estorinha do Trem Bala? Enquanto isso em Brasília…tramita o projeto contra Abuso de Autoridade do Ministério Público, Juízes e PF, esse vai na velocidade do Trem Bala!

  4. Trem Bala kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pqp é fd kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. O dia em que este TAL DE TREM BALA,sair do papel,os carros ja teram comecado a voar,isso se a corrupcao do projeto deixar,o que vai de RATOS se matando pra tocar isso,se um dia,esse PAIS COMECAR A SER SERIO,POIS DO JEITO ESTA E IMPOSSIVEL ACREDITAR,E MAIS VC VER O PAPAL VOANDO,QUE TAL DE TREM BALA VIRAM REALIDADE.

  6. Em Barra Mansa , na época de eleição vi muitos otários com propaganda dos PICCIANIS nos carros….
    Das duas uma :Também tava mamando ou é Babaca mesmo.

  7. eu comentário está aguardando moderação.
    O Brasil só terá Trem-Bala quando acabar essa maldita e extorsiva corrupção; ou seja nunca.

  8. E aqui os POLÍTICOS enganavam o povo com trem bala………..
    Cadê a estação em frente ao Habib`s e o hotel Ibis ?
    Mas também tem gente que gosta de ser enganado…..
    Isso minha gente, continue votando na cachorrada………

  9. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Governo corrupto e anti democrático. Na Venezuela o governo eleito está no poder e no Brasil o governo eleito não está no poder.No Brasil o candidato dá oposição está na frente nas pesquisas e estão tentando desqualificar o candidato . Agora eu pergunto aonde há democracia, no Brasil ou na Venezuela ? Esse governo está preocupado com os pedágios e não com à população . Canalha, canalha….

    • acorda imbecil alienado! você não se informa? em que mundo você vive?

    • Saulo da Prefeitura

      Tenho uma sugestão para você: QUE TAL SE MUDAR PARA A DEMOCRÁTICA VENEZUELA, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR ALGUMAS MUDAS DE MILHO. VOCÊ VAI PRECISAR DELAS QUANDO FALTAR ITEM BÁSICO DE HIGIENE.

      Você néscio mesmo ou só quando o Sol brilha?

  10. Mas só falta o trem, por que bala tem à vontade

  11. É um bando de gente que não se respeita mesmo. Aqui só se prioriza a “bala” porque o trem que é bom mesmo neca de pitibiriba!!!

Untitled Document