Volta Redonda se prepara para aderir Agenda 2030 das Nações Unidas

by Diário do Vale

Volta Redonda– Com o objetivo de cuidar do meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico sustentável, o município vai aderir à Agenda 2030, criada pelos países membros das Nações Unidas durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável.

A agenda consiste em 17 objetivos a serem cumpridos visando a sustentabilidade. Por meio do decreto 14.500, o prefeito Samuca Silva, criou um Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Municipal de Sustentabilidade e Desenvolvimento, visando a viabilidade do município em aderir a Agenda da ONU e ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

Samuca destacou que, em seu Plano de Governo, há compromissos firmados com o meio ambiente.

– Principalmente no campo da sustentabilidade, posicionando Volta Redonda como referência em desenvolvimento sustentável com a preservação de seu patrimônio ambiental – destacou o prefeito, reforçando: “Há a necessidade de inserir Volta Redonda no contexto dos grandes debates e ações sobre o desenvolvimento urbano, sustentável e ambiental, bem como gerar políticas públicas sobre o tema”, completou o chefe do Executivo.

O Grupo de Trabalho será coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), em parceria com as secretariais municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão; o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU); e o Gabinete de Estratégia Governamental.

Segundo o gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Silvio Gomide, os objetivos e metas da Agenda 2030 vão estimular ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial.

– Essas ações abrangem o acesso à Educação, aos serviços básicos de Saúde, empregos, sustentabilidade energética e ambiental através da adoção de energias limpas, conservação e gestão dos ecossistemas terrestres e marinhos, e o combate à desigualdade em todos os níveis – destacou Silvio.

Silvio ainda sublinhou que a Agenda 2030 foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

– A Agenda consiste em uma declaração, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e suas 169 metas, bem como uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um roteiro para acompanhamento e revisão – explicou o diretor do EGP.

You may also like

1 comment

VAI VENDO 12 de agosto de 2017, 09:43h - 09:43

Excelente a iniciativa, e só!

O Samuca só esqueceu do quanto estamos atrasados em educação de qualidade e esqueceu que em VR temos uma das maiores indústrias poluidoras do planeta, fora a cultura, plantada nos últimos 20 anos de se mover somente dentro de um carro com gasolina altamente poluidora do meio ambiente que os riquinhos adoram e não se importam em pagar o preço que estiver.

Antes de adotar essa agenda é preciso mudar a cultura. E cultura não se muda com decretos e muito menos com grupo de trabalho. O prefeito acha mesmo que em 3 anos vai conseguir isso?

Pare de brincar e comece a trabalhar em outras áreas, prefeito!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996