Verba para concluir Arena deve chegar com Lei de Incentivo

by Diário do Vale
Equipes fazem exibição nas raias da pista de atletismo

Equipes fazem exibição nas raias da pista de atletismo

Volta Redonda – O repasse de R$ 1,2 milhão que a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) deverá fazer a prefeitura de Volta Redonda, com objetivo de concluir as obras da Arena Esportiva, seria feito através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Ontem, durante discurso das autoridades municipais por conta da abertura da instalação esportiva, foi dito que o dinheiro viria por meio de doação.

A prefeitura de Volta Redonda ganhou recentemente o Certificado de Mérito Esportivo, concedido pela Comissão de Projetos Esportivos Incentivados. Com tal documento, a prefeitura pode tentar convencer empresas a investirem na Arena Esportiva, com renúncia fiscal de ICMS. Uma das empresas procuradas foi a INB, que está analisando o pedido do governo local. Caso aceite, a empresa repassa o dinheiro à prefeitura e depois desconta do que pagaria em impostos.

A Arena Esportiva atualmente sedia equipes estrangeiras que fazem aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Estão treinando no local atletas da China e da Índia. O investimento da INB, caso seja aprovado, vai ajudar a finalizar as obras do espaço, que no futuro abrigará projetos sócio esportivos para formação de atletas de alto rendimento.

Arena aberta

A Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, “Seu Nula”, foi aberta no fim da manhã de quarta-feira, com a presença das delegações paralímpica da China e Índia, que disputarão os Jogos Rio 2016. Os atletas treinarão ainda em outras instalações espalhadas pela cidade. A China trouxe 12 atletas – homens e mulheres – da corrida em cadeira de rodas, e a Índia trouxe três atletas do salto em altura e um atleta do lançamento de dardos. Na quinta-feira (dia 25), mais quatro atletas se juntarão ao grupo da índia.

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Ásia, o atleta indiano Sharade Khumar, que pratica salto em altura, acredita que a Arena vai contribuir para o treinamento do grupo. “Estamos felizes de poder treinar aqui, a estrutura da pista está muito boa. A partir de hoje, já vamos treinar e espero conquistar uma medalha nas Paralimpíadas”, afirmou o atleta.

O técnico da equipe da Índia, Satya Naraina, disse que a escolha por Volta Redonda se deu pelo fato da cidade ter o mesmo clima da cidade sede dos jogos, o Rio de Janeiro. “Aqui tem a mesma atmosfera do Rio e isso contribui para a preparação dos atletas”, disse ele, que aproveitou para elogiar a estrutura da Arena.

“Esta estrutura será muito utilizada pelas novas gerações do Brasil e ajudará muito na formação de atletas”, disse ele.

O chefe do Comitê Paralímpico da China, Dong Xuemo, também destacou a boa estrutura da Arena. “Estamos felizes com este espaço esportivo e acredito que será importante para alcançarmos bons resultados nas Paralimpíadas”, disse Dong.

Rose Vilela abre Arena com delegação da China em Volta Redonda

Rose Vilela abre Arena com chineses em Volta Redonda

Parceria

A vinda das delegações estrangeiras é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e diversas entidades esportivas da cidade, junto ao COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), para trazer os atletas para aclimatação e treinamento nas instalações esportivas da cidade.

O Clube dos Funcionários, o Recreio do Trabalhador e o Hotel Bela Vista são outras entidades envolvidas diretamente na parceria.

A delegação paralímpica da China, composta no total por 52 pessoas, entre atletas e dirigentes, chegou a Volta Redonda na segunda-feira (dia 22), e ficará hospedada 11 dias na cidade. A delegação da Índia é composta por cerca de 20 pessoas, que chegaram à cidade na semana passada.

A Arena Esportiva de Volta Redonda está sendo erguida em um projeto do município com o governo do Estado, através do programa Somando Forças, e representa um investimento de R$ 16,4 milhões – com 60% dos recursos provenientes do Estado e 40% do município. A unidade esportiva ocupa uma área construída de 4.450 m2, conta com uma arquibancada parcialmente coberta com capacidade para 2,5 mil pessoas sentadas, feita com 340 toneladas de estrutura metálica, pista oficial de 440 metros com vistas à homologação pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Além da corrida – em diversas modalidades – outras práticas esportivas que poderão ser realizadas no espaço da Arena de Volta Redonda são salto em altura, salto triplo, arremesso de peso, salto com vara, lançamento de dardos, arremesso de disco, arremesso de martelo.

You may also like

46 comments

Eduardo 26 de agosto de 2016, 09:41h - 09:41

Minha opinião que essas grandes obras já poderiam todas estarem prontas, mas nossos queridos vereadores não fiscalizam essas obras e o dinheiro que todos os cidadãos da cidade de Volta Redonda pagam é perdido por falta de fiscalização. Uma das funções do legislativo municipal é fiscalizar as contas do prefeito, então a culpa são de todos, votarei por uma renovação e tenha certeza que eu cobro das pessoas que eu votei e se não fizer a sua função direito nas próximas eleições mudarei meu voto.

Marcelo Chaves 26 de agosto de 2016, 07:30h - 07:30

Por favor, seria de suma importância que todo o espaço seja destinado a prática de atividades esportivas ligadas ao atletismo. Vamos parar com esta mania de querer utilizar as salas e espaços para criar consultórios e salas de atendimento médico e fisioterápicos. Que se construa um hospital ou clinica de referencia na cidade para estes espaços. Pergunto: já existem projetos para a utilização da pista? Tem os profissionais da área na cidade para tocar tais projetos? Qual a abrangência : categorias, faixas etárias, entidades, grupos, etc. já mobilizados para o desenvolvimento dos trabalhos? Enfim existem muitas outras perguntas a serem respondidas, antes que se transforme o espaço em mais uma ala hospitalar desnecessária na cidade. Que se melhore e se amplie as Upas, os pronto socorros, os hospitais e clinicas na cidade. Acho que todos os profissionais de educação física deveriam se mobilizar para impedir mais esta confusa iniciativa do poder público na mistura de objetivos. Quer levar publico e movimento para o local, que se desenvolvam projetos interessantes e de envolvimento das escolas, associações de moradores , clubes esportivos e demais entidades da cidade.

Sérgio Moro está de olho 25 de agosto de 2016, 17:23h - 17:23

A INB é empresa de capital misto cuja verba vem do Governo Federal. Ela declara que não tem lucros. Então pergunto: De onde veio esse dinheiro?

José 27 de agosto de 2016, 11:09h - 11:09

Boa pergunta amigo, também gostaria muito de saber de onde vem esse dinheiro?! E mais: e os impostos que essa empresa deixará de pagar, quem sairá prejudicado com isso?

Leonardo 25 de agosto de 2016, 15:17h - 15:17

Que seja bem aproveitada pelo governo e para a população.

Nuclear 24 de agosto de 2016, 23:53h - 23:53

O estranho é a INB investir 1,2 milhão em uma obra que não tem nada a ver com os seus objetivos. E os Diretores Marcelo e Giovani reclamarem que nao tem dinheiro para dar aumento aos funcionarios. Acorda Sindicato Quimsulf. Lamentavel!

leonardo 25 de agosto de 2016, 11:20h - 11:20

Nuclear
e futebol tem a ver CEF ou Petrobras?
INVESTIR em esporte não precisa ser da área. É assim que funciona.

Osmar Madeira 24 de agosto de 2016, 22:25h - 22:25

Foi o que deu para arranjar. É a arte do possível. E lamba os beiços. Mas pobre reclama de tudo…

Barão 24 de agosto de 2016, 20:57h - 20:57

Grande porcaria, povo sem saúde, educação, sem emprego

Efraim 24 de agosto de 2016, 23:23h - 23:23

Vc é a prova viva da falta de educação do brasileiro.

morador vr 24 de agosto de 2016, 18:31h - 18:31

Enquanto isto….HOSPITAL REGIONAL NADA…….RODOVIA DO CONTORNO IXI VIROU PIADA….AEROPORTO REGIONAL NEM SE FALA MAIS…..E E E GOVERNO VR ESTAMOS DE OLHO HEMMM

Admirador de esportes 24 de agosto de 2016, 18:29h - 18:29

Tem que existir um projeto para crianças e adolescentes praticar o atletismo. Trazer técnicos especializados de modalidades. Com isso virando um grande e real projeto social no esporte.
E para os alunos FOA, UBM, UGB, será uma ótima oportunidade de fazer estágio auxiliando os técnicos, assim aprendendo realmente o que formandos anteriores nao aprenderam. No futuro teremos não só atletas, mas também técnicos formados.
O político que fizer um bom trabalho, aparecerá para o Brasil e o mundo.

E O HOSPITAL REGIONAL??? RODOVIA DO TRANSTORNO??? 24 de agosto de 2016, 18:05h - 18:05

Quando será que abrirão (inaugurarão) o HOSPITAL REGIONAL e a RODOVIA DO CONTORNO…… São Bem mais importantes que essa Arena esportiva….

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 16:46h - 16:46

Mandem o prefeito Neto cobrar o retorno de Volta Redonda no projeto de Aviação Regional para o Temer, afinal este esteve aqui pedindo votos para o prefeito. Então. Tudo em casa.

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 16:28h - 16:28

Da´tempo de mudar o nome para Libiano Abbiati. Completamente pertinente ao ESPORTE. Seu Nula poderia ser homenageado com uma escola, biblioteca. Mais pertinente ao CONHECIMENTO que era a área comercial dele.

Torcedor 24 de agosto de 2016, 17:46h - 17:46

Concordo plenamente !

Efraim 24 de agosto de 2016, 23:27h - 23:27

Como vc não manda nada, não passa de um falastrão de internet, o nome vai continuar do jeito que está.

claudio abbiati 24 de agosto de 2016, 15:39h - 15:39

A melhor das Homenagens, a lembrança do Nome do Libiano Abbiati pelo Povo.
Obrigado.

Menê 24 de agosto de 2016, 21:58h - 21:58

Também acho que o Libiano seria muito mais apropriado.

Corredor 24 de agosto de 2016, 15:32h - 15:32

Só acho que o nome deveria ser Ryan Lochte já que essa arena foi uma mentira prometida para antes dos jogos olímpicos e somente foi aberta agora inacabada. Espero que a largada ou a chegada da Corrida da Paz seja nesse local. Corrida essa que mereceria ser batizada de corrida maluca pois é bizonho o amadorismo dos organizadores.

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 16:32h - 16:32

kkkkkkkkkkkkkk boa !

PEC 300 24 de agosto de 2016, 15:18h - 15:18

Diario da Vale , aprende a dá noticias completas por favor meus amigos.

Que horas será esse treinamento aberto?
Tem que da noticia completa , pois nao adianta nada falar que vai ter e nao passar o horario.
isso é algo interessante e tem pessoas assim como que si enteressou pelo informado.

ME AJUDA AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Costa 27 de agosto de 2016, 08:03h - 08:03

Pra que passar horário?Vc vai treinar? Acho que não leu a matéria direito, o que foi aberto é a pista, as arquibancadas ainda não ficaram prontas e nem tem prazo, pois como consta na matéria faltam recursos. Ou seja o público não vai ter acesso tão cedo.

Cansada de reclamoes 24 de agosto de 2016, 14:58h - 14:58

Caramba!!!Nada para vcs está bom !SI fazem tem criticas e assim por diante.
Vamos agradecer e ainda antecipando o que vai ser e como será…Todos MÃE DINÁ!
Porque não pegam um vôo e partem para onde for melhor?

Roberto 24 de agosto de 2016, 14:32h - 14:32

Negócio da China! Mas pra quem? Falta saber se crianças e adolescentes vão ter aulas de atletismo nesse local. Uma camiseta, um short, um par de meias e um tênis, são os itens necessários, além do professor de educação física. Bem mais barato que kart e hipismo. Além de tirar um grande número de jovens das ruas e praças, onde ficam se coçando a mercê de adultos mal intencionados.

Ricardo Gomes 24 de agosto de 2016, 13:37h - 13:37

Libiano seria um bom nome. Outro nome que poderia ser dado ao espaço esportivo seria do TARZAN. antigo colaborador da ETPC que organizava tudo de esporte (principalmente futebol) naquela época. Não sei o nome dele….. Alguém poderia lembrar???

Manoel, o pintor. 25 de agosto de 2016, 13:48h - 13:48

Lorde Greystoke

Manoel, o pintor. 25 de agosto de 2016, 13:49h - 13:49

John Clayton III, Lorde Greystoke

Zé das Coves 24 de agosto de 2016, 13:20h - 13:20

Meu Deus ! Tiveram coragem de abrir as instalações daquele mausoléu da Voldac com as obras paralisadas a não sei quantos anos… A cara de pau é grande ! Volta Redonda e suas obras inacabadas … Hospital Regional, Rodoviária do Roma, Rodovia do Contorno, Aeroporto Regional … até a praça da Escola Técnica . Precisamos é de menos política e mais trabalho… trabalho sério.

Skywalker 24 de agosto de 2016, 15:16h - 15:16

Uma delegação paraolímpica iria treinar em algo que não atende os padrões do COI?
Se estão lá é porque atende as exigências.

Só reclamar, as vezes não ajuda muito não.

Joaquim 24 de agosto de 2016, 13:20h - 13:20

Tem motel ali perto?

Paulo 24 de agosto de 2016, 13:07h - 13:07

Só falta o areporto regional de volta redonda para aproximar mais atletas profissionais para grande competições e grandes eventos na nossa cidade.

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 16:17h - 16:17

Já babou. O governo federal em exercício fez um enxugamento no projeto original reduzindo de 800 para 153. Volta Redonda ficou de fora infelizmente.

Sul Flu 24 de agosto de 2016, 12:39h - 12:39

Que maneiro ! Parabéns VR !

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 12:28h - 12:28

Inauguraram algo que não está pronto. Assim é muito fácil. Quero ver concluir a obra.

Julio 24 de agosto de 2016, 12:15h - 12:15

Sou de Resende e gostaria de conhecer; fica em que bairro fica ?

Skywalker 24 de agosto de 2016, 13:05h - 13:05

Do lado do batalhão da PM. Entre os bairros Niterói e Voldac.

Carlos tocafita 24 de agosto de 2016, 13:05h - 13:05

Fica no bairro Voldac, próximo ao Batalhão da Policia Militatar.

Edna 24 de agosto de 2016, 13:33h - 13:33

Na Voldac, ao lado do batalhão da PM, indo pra Ilha São João!

Bob 24 de agosto de 2016, 13:48h - 13:48

Reportagem completinha né

Intrigado 23 de agosto de 2016, 22:28h - 22:28

E os atletas amadores da regiao, vao poder utilizar a pista? Ou vai ser so mais uma obra pra gringo ver….

EL CID 23 de agosto de 2016, 21:24h - 21:24

Belo projeto e será muito útil, para o povão. Só não entendi o nome dado ” Seu NULA ” o antigo dono da casa Nula. Desconheço o que ele fez pelo esporte na cidade. Tivemos grandes nomes no esporte na nossa cidade, já falecidos, que mereciam essa honraria.

Voltaredondense 24 de agosto de 2016, 08:46h - 08:46

O Libiano Abbiati, por exemplo. O dr. Guanair também. E tem outros merecedores.

Injustiça sr prefeito 24 de agosto de 2016, 12:10h - 12:10

Sr Nula conhecido comerciante da cidade poderia ser nome de alguma rua mas dar nome a um ginásio esportivo é demais, como foi citado em um outro comentário Libiano Abiatti seria o nome ideal

Cantinflas 24 de agosto de 2016, 12:35h - 12:35

Verdade ! Não teve influência relevante no esporte sendo que Volta Redonda possui vários outros nomes muito ligados ao ESPORTE !!!!

Juca 24 de agosto de 2016, 13:46h - 13:46

VergonhosA homenagem Temos diversos atletas mereciam Sr Líbano e um foi excelente professor de esportes .Fora tantos desvios de verbas que ocorreu nesta obra já está a muito tempo em andamento .Passa lá não tem mais de 8 funcionários uma lentidão absurda essa obra .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996