Cruzeiro e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Por Diário do Vale
Meta: Título garante classificação para fase de grupos da próxima Copa Libertadores

Meta: Título garante classificação para fase de grupos da próxima Copa Libertadores

Belo Horizonte – Cruzeiro e Flamengo fazem a grande decisão da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Na partida de ida, empate por 1 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e quem ganhar dessa vez vai erguer a taça, sendo que qualquer empate levará a definição para os pênaltis, pois no caso da final não é levado em consideração os gols anotados como visitante.
Além de erguer um dos troféus mais importantes do país, o campeão estará classificado para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Os dois treinadores entendem que a final desta quarta-feira não tem favoritos.

– Vamos procurar tirar proveito do fator campo, mas não considero o Cruzeiro o grande favorito, pois são dois grandes times. Espero um duelo muito equilibrado – disse Mano Menezes, comandante do Cruzeiro.
A opinião é semelhante à do colega flamenguista. O equilíbrio entre os times realmente é grande. Antes da primeira partida da final eles já tinham duelado no Mineirão pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro e o placar também ficou no 1 a 1.

– Vejo que a decisão está em aberto e que qualquer coisa pode acontecer. São dois grandes clubes, que se prepararam muito para este momento e que sabem o que representa este título – disse Reinaldo Rueda, comandante do Flamengo.

Se preparar para um duelo desses, na visão do goleiro cruzeiro Fábio, é estar pronto para não vacilar. Ele já viveu traumas em momentos decisivos por conta de falta de atenção, como em 2009, quando a Raposa perdeu por 2 a 1 para o Estudiantes, da Argentina, no Mineirão, e viu o rival erguer a Copa Libertadores.

– Na carreira quando você passa por muitas situações precisa tirar proveito das experiências, mesmo as ruins. Em uma derrota como aquela as lições é o que se aproveita e dali aprendi que não se pode vacilar em uma única jogada em um único segundo. Portanto, precisamos estar atentos porque o Flamengo vai aproveitar se errarmos. Cabe a nós tirar proveito de algum descuido rival – disse o goleiro.

Manter a concentração ao longo dos noventa minutos, porém, também é uma estratégia flamenguista.

– A temporada já mostrou que os descuidos são fatais. Que um erro simples pode custar o trabalho de um ano todo. Estamos respirando essa decisão contra o Cruzeiro desde que a vaga foi conquistada para a final e por isso mesmo não podemos ter vacilos em campo nesta quarta-feira. Vai ser complicado, fora de casa, o adversário vai pressionar, vai tentar encontrar espaços, e não podemos permitir. O Flamengo precisa jogar como quem sabe que a decisão se ganha em cada dividida, em cada bola recuperada, em cada espaço que fechamos em nosso setor defensivo. Estamos preparados para fazermos aquilo que o torcedor espera de nós para que a gente possa conquistar esse título, que seria importante para a carreira de todos os profissionais do Flamengo – analisou o zagueiro Réver.

Em termos de escalação o Cruzeiro tem duas indefinições. Alisson teve uma entorse com lesão grau um no ligamento colateral medial do joelho direito, mas se recuperou a tempo e pode até começar jogando, na vaga de Rafinha. A outra dúvida está no ataque, onde o uruguaio De Arrascaeta disputa posição com Raniel pela vaga deixada por Rafael Sóbis, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

O zagueiro Léo, entretanto, acabou com o mistério e entregou o serviço para a imprensa, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira. Ele confirmou que o jovem Raniel ganhou a vaga.

– Sobis é um bom jogador, que é experiente e decisivo, mas não vai estar. Vai estar o Raniel, que vem pegando confiança, evoluindo dentro do clube, esperamos que ele tenha confiança -, destacou o camisa 3.
Mano Menezes pensava em uma formação com um time com homem de referência ou uma frente mais móvel. A opção coloca o jovem jogador para disputar uma final. Segundo Léo, o garoto está animado.

– A gente vem conversando, trocando ideias. Já teve esse gostinho no primeiro jogo. Ele é muito vivido, tem um a história (de vida) impactante. É vivido dentro de campo também. Essa questão toda é importante pra ele. Tão novo já conseguir jogar uma final. Que ele possa fazer um bom jogo, fazer uma grande final, para que a gente possa sair com o nosso objetivo -, completou Léo.

Pelo lado do Flamengo, a lesão na panturrilha direita do meia Everton é mesmo o único problema. O jogador treinou normalmente nesta terça-feira, e depende de como reagirá à atividade. Ele vai fazer um teste de vestiário antes da partida.

– Everton trabalhou normal, com bola no campo, sem problema. Vamos esperar como assimila na parte principal do treino. Amanhã tomaremos a decisão se pode iniciar ou se será alternativa. Depende de como se sentirá -, disse Reinaldo Rueda após o treino na manhã desta terça-feira.

Caso Everton fique como opção no banco de reservas, Lucas Paquetá aparece como seu provável substituto. Vinícius Junior e Gabriel também são citados por Rueda e correm por fora.

– Foi muito feliz para todos o comportamento de Lucas. Por seu caráter, maneira de jogar e qualidade técnica. É uma alternativa, já que Lucas pode jogar de meia e centroavante. Se adapta muito bem -, disse Rueda ao elogiar o jovem jogador que foi titular na primeira partida da final atuando na vaga do suspenso Paolo Guerrero.

Com fratura no punho esquerdo, o goleiro Thiago cede a vaga ao questionado Alex Muralha. Isso porque Diego Alves não foi inscrito na Copa do Brasil, assim como o zagueiro Rhodolfo, o meia Everton Ribeiro e o atacante Geuvânio. Pelo mesmo motivo o Cruzeiro, por exemplo, não conta com os atacantes Rafael Marques e Sassá.

CRUZEIRO-MG X FLAMENGO-RJ

Local: Mineirão
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
CRUZEIRO: Fábio, Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho, Thiago Neves e Alisson (Rafinha); Raniel
Técnico: Mano Menezes
FLAMENGO: Alex Muralha, Rodinei, Réver, Juan e Pará; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton (Lucas Paquetá); Orlando Berrío e Paolo Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Rurales 27 de setembro de 2017, 01:04h - 01:04

fra vai levar uma sapatada

regis 27 de setembro de 2017, 18:12h - 18:12

seu burro e fla

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996