Deley quer dar poder de voto a atletas em eleições esportivas

by Diário do Vale

Brasília – O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) apresentou um projeto que busca democratizar o processo eleitoral nas entidades de administração desportivas – as federações e confederações do esporte. O projeto estende o poder de voto a atletas, árbitros e treinadores.

Segundo o parlamentar, é preciso envolver todos os atores na escolha dos responsáveis pela gestão e valorização esportivas.

“São as ‘Diretas Já’ no esporte. Já passou da hora de os atletas serem os protagonistas de um segmento que só existe por causa deles. Temos que mudar esse modelo, porque já vimos que o atual não deu certo”, declara.

Fraudes

Deley argumenta que as denúncias de fraude que têm ocorrido no mundo esportivo não teriam acontecido se os atletas escolhessem seus representantes no Brasil. O deputado refere-se à prisão do então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, no dia 5 de outubro.

As acusações são de que Nuzman intermediou compra de votos para a eleição do Rio de Janeiro como cidade-sede da Olimpíada de 2016, entre outras.

Representatividade

O projeto também iguala o peso dos votos nas organizações em que os atletas já participam do processo eleitoral, mas têm sua representatividade proporcionalmente menor.

“O projeto não inviabiliza e nem tira o nome de ninguém que já está na direção das federações e confederações. O que acontece é que eles terão que ouvir os atletas”, explica.

O deputado ressalta que os jogadores de basquete dos Estados Unidos participam ativamente das decisões desportivas, tendo o poder, inclusive, de parar o campeonato em algumas situações.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996