segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Deley quer dar poder de voto a atletas em eleições esportivas

Deley quer dar poder de voto a atletas em eleições esportivas

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2017, 16:00 horas

 


Brasília – O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) apresentou um projeto que busca democratizar o processo eleitoral nas entidades de administração desportivas – as federações e confederações do esporte. O projeto estende o poder de voto a atletas, árbitros e treinadores.

Segundo o parlamentar, é preciso envolver todos os atores na escolha dos responsáveis pela gestão e valorização esportivas.

“São as ‘Diretas Já’ no esporte. Já passou da hora de os atletas serem os protagonistas de um segmento que só existe por causa deles. Temos que mudar esse modelo, porque já vimos que o atual não deu certo”, declara.

Fraudes

Deley argumenta que as denúncias de fraude que têm ocorrido no mundo esportivo não teriam acontecido se os atletas escolhessem seus representantes no Brasil. O deputado refere-se à prisão do então presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, no dia 5 de outubro.

As acusações são de que Nuzman intermediou compra de votos para a eleição do Rio de Janeiro como cidade-sede da Olimpíada de 2016, entre outras.

Representatividade

O projeto também iguala o peso dos votos nas organizações em que os atletas já participam do processo eleitoral, mas têm sua representatividade proporcionalmente menor.

“O projeto não inviabiliza e nem tira o nome de ninguém que já está na direção das federações e confederações. O que acontece é que eles terão que ouvir os atletas”, explica.

O deputado ressalta que os jogadores de basquete dos Estados Unidos participam ativamente das decisões desportivas, tendo o poder, inclusive, de parar o campeonato em algumas situações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document