Dunga divulga lista para Copa América

by Diário do Vale

Rio  –

A convocação da Seleção Brasileira para a Copa América, que será disputada no Chile a partir de 11 de junho, apresentou, ao menos, três surpresas em relação às últimas listas. Titular em todos os amistosos nesta segunda passagem de Dunga, o meia Oscar foi cortado por conta de um problema físico e deve ser poupado para disputar as Eliminatórias. Já Casemiro vem se destacando no Porto-POR e foi chamado para a vaga de Souza no meio-campo. Outra novidade foi a volta de Everton Ribeiro, que está no futebol dos Emirados Árabes.

Do meio-campo para trás, a lista convocatória não teve surpresas. No gol, Jefferson segue como primeira opção, seguido por Marcelo Grohe e Diego Alves, que também foram convocados para os últimos amistosos, contra França e Chile, em março. Nas laterais, as opções seguem as mesmas, assim como na zaga, que tem domínio amplo do Paris Saint-Germain, com David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos.

Além de Casemiro como surpresa no meio-campo, ocupando a vaga de Souza, do São Paulo, o setor de armação da Seleção também terá novas peças. Convocado nos primeiros amistosos, ainda em 2014, Everton Ribeiro voltou a ser chamado pela primeira vez após sua transferência aos Emirados Árabes. Bicampeão com o Cruzeiro, o meia entra na vaga de Oscar, que se lesionou em treinamento do Chelsea e será poupado.

Diego Tardelli, que ficou fora dos últimos amistosos em março por conta de lesão, e foi substituído por Luiz Adriano, volta à lista convocatória ao lado de Roberto Firmino, Neymar e Robinho. O último, inclusive, chegou a figurar em alguns amistosos nesta segunda passagem de Dunga, e esteve presente na Copa América de 2007, conquistada sob seu comando.

Além da lista de atletas, a comissão técnica brasileira anunciou os auxiliares pontuais da vez. Para os amistosos preparatórios, Clodoaldo, tricampeão com a amarelinha no México, em 1970, acompanhará a delegação. Já na Copa América, o responsável por auxiliar a comissão será Mauro Silva, que jogou ao lado de Dunga em 1994 e foi o primeiro auxiliar, nomeado ainda em julho de 2014, para acompanhar os primeiros amistosos da nova Era Dunga.

A esses 23 nomes, ainda se somarão outros sete, que assim como na Copa do Mundo, servirão como suplentes à lista principal. A convocação é válida também para os dois amistosos que antecederão à viagem ao Chile. Dia 7 de junho, a Seleção Brasileira encara o México em jogo no Allianz Parque, e dois dias depois, vai a Porto Alegre para enfrentar Honduras. A estreia na Copa América está marcada para dia 14 de junho, diante do Peru.

A aposta na Seleção Brasileira é que oito vitórias seguidas em amistosos pelo mundo apagaram a vexatória campanha na Copa do Mundo de 2014. Após onze meses de afastamento, a pentacampeã volta a jogar ‘em casa’ na preparação para a Copa América. O técnico Dunga espera que as torcidas paulista e gaúcha esqueçam o choque do ano passado para abraçar a Seleção.

– A expectativa é a melhor possível depois da Copa do Mundo. Temos essa ideia de que a Seleção precisa jogar mais no Brasil, e vamos aproveitar essa oportunidade para jogar esses dois amistosos -, discursa Dunga, que exerceu cargo de treinador em solo brasileiro pela última vez em outubro de 2013, ainda no comando do Internacional.

O técnico reencontra o Beira-Rio em amistoso contra Honduras, no teste final marcado para o dia 9 de junho. Três dias antes, porém, encara a exigente torcida paulista ao enfrentar o México no Palestra Itália.

– Vamos ficar perto do torcedor brasileiro. Aproveitar a energia do nosso torcedor, pedir para que façam os jogadores se sentirem abraçados, como em toda vez que o Brasil jogou em casa -, projeta Dunga.

A Seleção saiu vaiada da última vez que pisou em um gramado brasileiro. No estádio Mané Garrincha, em Brasília, o time canarinho levou 3 a 0 da Holanda e amargou o quarto lugar da Copa do Mundo que era para ser sua. Desde então somou vitórias sobre seleções de níveis médio e alto em turnê mundial que bateu ponto nos Estados Unidos, China, Cingapura, Turquia, Áustria, França e Inglaterra.

Para chegar à Copa América apoiada e não criticada, a Seleção Brasileira se apresenta no dia 1º de junho para período de treinos. Depois encara os amistosos precisando convencer a torcida, tentando apaziguar os ânimos antes de viajar ao Chile.

– Temos que fazer a nossa parte, vencer para que o torcedor fique ao nosso lado -, reconhece Dunga.

Próximo Jogo

Dunga está ciente das dificuldades que enfrentará na Copa América, primeira competição oficial após o Mundial. Cauteloso nas declarações, o comandante da Seleção está convencido que o time ainda não está no nível ideal, mas prefere pensar um jogo de cada vez para resgatar a confiança.

A competição com sede no Chile, que começará em 11 de junho, reunirá seleções que estão em franca ascensão, como casos da Colômbia e da Argentina, vice-campeã mundial no Brasil. Campeão da competição em 2007, Dunga sabe da motivação dos rivais e da responsabilidade em buscar o título.

– Todos os adversários são difíceis e quando jogam contra o Brasil tem uma motivação a mais. Sabemos da responsabilidade, cada jogo será uma decisão. Se comenta muito no resgate, lógico, a gente quer ganhar -, admite ao fazer referência à derrota vexatória na Copa.

Insistindo que a Seleção continua a ser respeitada apesar do 7 a 1 sofrido para os alemães em junho passado, Dunga projeta o próximo jogo como o mais importante para recuperar a confiança.

– O próximo jogo que a gente tem é sempre o mais importante. A Seleção tem que ter a mentalidade de ser muito competitiva e vencedora. Nem sempre vamos conseguir vencer, mas temos que estar perto da vitória. Temos que saber que a cobrança é grande. Quando se ganha, faz parte do passado. Por isso temos que pensar sempre na frente -, considera.

Mesmo desfrutando de uma sequência de oito vitórias desde que assumiu o cargo no segundo semestre de 2014, estando a três triunfos de igualar a série invicta de João Saldanha, técnico que comandou a Seleção entre 1966 e 1969, Dunga não se dá por satisfeito com o rendimento do time.

– Não estamos como gostaríamos, somos muito exigentes e perfeccionistas. Não nos contentamos com o que conseguimos até o momento, mas vamos buscar incessantemente aquilo que nós queremos -, garante.

Confira a lista dos 23
nomes anunciados hoje

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valência-ESP)
Laterais: Fabinho (Mônaco-FRA), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Chelsea-ING) e Danilo (Porto-POR)
Zagueiros: David Luiz (PSG-FRA), Thiago Silva (PSG-FRA), Marquinhos (PSG-FRA), Miranda (Atlético de Madri-ESP)
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Elias (Corinthians), Casemiro (Porto-POR)
Meio-campistas: Everton Ribeiro (Al-Ahly), William (Chelsea-ING), Philippe Coutinho (Liverpool-ING) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR)
Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE), Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHI), Robinho (Santos)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996