Favoritismo e desconfiança na estreia do Brasileirão

by Diário do Vale

Rio – Está aberta a temporada de caça do Campeonato Brasileiro. Neste final de semana, os principais times do futebol nacional entram em campo para a primeira rodada da competição. Entre candidatos ao título e times que brigam contra o rebaixamento, o torneio exige o melhor de cada equipe e todo ponto é precioso.

Campeão em 2016, o Palmeiras vai em busca do bicampeonato. A última vez que esta situação aconteceu foi em 2013/2014, com o Cruzeiro. O Verdão conta com a volta do técnico Cuca e espera melhorar seu rendimento. Em pouco mais de cinco meses, o Palmeiras lidera o Grupo 5 da Libertadores, mas foi eliminado pela Ponte Preta no Paulistão. Cuca terá à disposição um dos elencos mais qualificados do futebol nacional.

Concorrentes do Palmeiras em 2016, Atlético Mineiro e Flamengo voltam a figurar como nomes fortes para o título de 2017. O Mengão conquistou o Campeonato Carioca ao vencer o Fluminense e vem embalado para o Brasileirão, esperando contar com as estrelas Paolo Guerrero e o Diego – o meia deve retornar de lesão ainda no primeiro turno. Já o Galo levou a taça do Mineiro e conta com um elenco experiente, capitaneado por Fred, Elias e Robinho.

Contestado no início do ano, o Corinthians deixou para trás os rivais e conquistou seu 28º título do Campeonato Paulista. Com uma defesa sólida e um meio-campo que vem rendendo bons frutos, com Jadson e Rodriguinho como principais nomes, o Timão pode correr por fora e fazer frente aos times que estão na Libertadores. Neste ano, o torneio internacional terá suas finais coincidindo com o a reta final do Brasileirão, o que pode ajudar o Corinthians. Outro clube que surge com potencial é o Grêmio.

Sonho de todo time brasileiro, a Copa Libertadores é o objetivo de grandes do futebol nacional. No último ano, Botafogo e Atlético-PR superaram os concorrentes e garantiram vaga no G6 do Brasileirão, e esperam realizar a mesma façanha em 2017. Já o Santos, vice-campeão no último ano, apresentou altos e baixos nesta temporada, mas provou que tem elenco para chegar forte e embalar durante a competição. Enquanto isso, o Cruzeiro, do técnico Mano Menezes, começa a ser questionado após perder a final do Mineiro e ser eliminado ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana, mas, com apenas três derrotas no ano, mostrou ter qualidade.

A Copa Sul-Americana vem sendo cobiçada cada vez mais pelos brasileiros. Único clube da Série A a já ter conquistado o torneio, o São Paulo tropeçou nas primeiras competições do ano. O técnico Rogério Ceni teve problemas para montar o Tricolor, mas espera encaixar sua tática no Brasileirão e brigar pelas competições internacionais. Os cariocas Fluminense e Vasco, que também tiveram problemas com o elenco, encaram o Brasileirão como uma chance de voltar à Sul-Americana em 2018.

Chapecoense, Sport, Ponte Preta e Coritiba esperam ficar bem longe da zona de rebaixamento e com liberdade para beliscar uma vaga no torneio sul-americano. Enquanto isso, alguns times já ligaram o sinal de alerta e entram brigando com unhas e dentes para a manutenção na Série A. Com elencos mais modestos e campanhas inconstantes nos últimos anos, Atlético-GO, Avaí, Bahia e Vitória não devem ter vida fácil em 2017.
Confira os favoritos e os time que devem brigar para se manter:

PALMEIRAS – Campeão do Brasileirão em 2016, o Palmeiras defende o título nesta temporada. Os paulistas contam com a volta do técnico Cuca, que foi um dos principais responsáveis por tirar o Verdão da fila de 22 anos sem levantar o caneco do maior título nacional.

FLAMENGO – Rival direto do Palmeiras pelo título do ano passado, o Flamengo acabou ficando pelo caminho, mas aposta suas fichas na conquista desta temporada. Sob o comando do artilheiro peruano Paolo Guerrero, o clube ainda conta com estrelas como o experiente meia Diego.

ATLÉTICO-MG – O Atlético Mineiro vêm marcando presença entre os primeiros colocados do Brasileirão nos últimos anos, mas acabou batendo na trave na hora de conquistar o título. Embalados pela conquista do Mineiro, em cima do Cruzeiro, o Galo vem forte para este campeonato nacional.

CORINTHIANS – Contestado no início da temporada, o Corinthians mostrou enorme crescimento, conquistou o Paulistão, e pode correr por fora na briga pelo seu sétimo título do Campeonato Brasileiro. Com uma defesa sólida, o Timão pode se tornar uma dor de cabeça para os rivais.

GRÊMIO – Outro grande concorrente é o Grêmio. O Imortal, com Renato Gaúcho no banco e Lucas Barrios vivendo fase de artilheiro no ataque, também corre por fora e pode surpreender ao final da temporada.

BOTAFOGO – Bem na Copa Libertadores, o Botafogo inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro e aparece como um dos principais nomes para figurar o G6, como no último ano.

CRUZEIRO – Com apenas três derrotas na temporada, o Cruzeiro começou muito bem o ano de 2017, mas acabou precocemente eliminado da Copa Sul-Americana e perdendo o título do Mineiro para o arquirrival Atlético. Sob o comando de Mano Menezes, a Raposa deve iniciar o Brasileirão de olho em uma vaga para a Libertadores de 2018.

SANTOS – O Santos mostrou altos e baixo neste início de temporada. Líder de seu grupo na Libertadores, o Peixe acabou caindo no Paulistão. No entanto, a equipe do litoral paulista pode voltar a surpreender e terminar a competição com uma vaga garantida à próxima Libertadores e até brigar pelo título.

ATLÉTICO-PR – Após surpreender no último Brasileirão, o Atlético-PR retorna para a competição esperando manter o mesmo nível apresentado anteriormente, e continuar brigando com a elite do futebol nacional.

SÃO PAULO – O São Paulo não apresentou um bom futebol neste início de temporada. Eliminado precocemente da Copa do Brasil e do Paulistão, o time ainda não se encontrou em campo. Com pouco mais de 14 dias para se preparar para o Brasileirão, os comandados do técnico Rogério Ceni têm trabalho duro pela frente se quiserem brigar por uma vaga no G6.

CHAPECOENSE – A Chapecoense passou por uma grande reformulação após o acidente aéreo de novembro de 2016 que vitimou grande parte do elenco e da comissão técnica do clube. Mesmo com o título do Campeonato Catarinense, a equipe pode apresentar dificuldades no Brasileirão. Por conta do momento vivido pela equipe, uma vaga para a Sul-Americana pode ser o objetivo a ser traçado.

SPORT – Comandado pelo meia Diego Souza, o Sport vem beliscando vagas na Sul-Americana nos últimos anos e pode voltar a brigar mais acima da tabela neste Brasileirão.

FLUMINENSE – Mesmo finalista do Campeonato Carioca, o Fluminense apresentou um time muito instável, que pode encontrar problemas contra adversários melhores preparados para a competição.

PONTE PRETA – Vice-campeã paulista, a Ponte Preta não contará com o artilheiro e craque do Estadual William Pottker. Para suprir a perda, a diretoria trouxe Emerson Sheik, e a equipe deve brigar por uma vaga à Sul-Americana.

CORITIBA – Campeão paranaense, o Coritiba espera ter tranquilidade neste Brasileirão e ficar bem longe da zona de rebaixamento. Os curitibanos contam com atletas experientes como Kléber, Juan e o recém-contratado Alecsandro.

VASCO – Com fracas campanhas nos últimos anos, o futuro do Vasco no Brasileirão é uma grande dúvida. Nenê e Luis Fabiano têm a missão de garantir tranquilidade para o Vasco contra o rebaixamento à Série B e uma possível classificação para a Sul-Americana, que seria um grande feito.

AVAÍ – O Avaí retorna ao Campeonato Brasileiro da Série A mas irá precisar jogar muita bola para se manter na elite do futebol nacional.

VITÓRIA – Mesmo com o título do Campeonato Baiano, o Vitória não deve ter grandes ambições na Série A. Após demitir o técnico Argel Fucks, o Leão ainda não conta com um comandante fixo para o cargo, o que pode atrapalhar a equipe.

ATLÉTICO-GO – Campeão da Série B em 2016, o Atlético-GO perdeu algumas peças do elenco e não fez um bom Estadual, acendendo o alerta vermelho no clube para não voltar à Segundona B em 2018.

BAHIA – Vice-campeão do Estadual, o Bahia não deve ter vida fácil em 2017, e o técnico Guto Ferreira precisará de muito trabalho para manter o time na Série A.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996